Questões de Línguas Outras da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Línguas Outras da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em contraposição as identidades Surdas, temos a crença ouvinte de que ser ouvinte “é melhor”, pois na ótica ouvinte, ser surdo é resultado da perda de uma habilidade fato pelo qual o ouvinte se sente privilegiado. A este movimento, dá-se o nome de

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Identidade surda.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Ouvintismo.

Dentro da cultura Surda se desenvolvem as identidades a partir da experiência pela qual o surdo passou. Alguns deles ensurdeceram por motivos diversos e têm presente em sua vida as duas línguas: uma na dependência dos sinais e a outra do pensamento na língua oral. Este tipo de Identidade Surda é denominada

  • A.

    identidade flutuante.

  • B.

    identidade inconformada.

  • C.

    identidade de transição.

  • D.

    identidade híbrida.

As culturas compartilham valores, crenças e, acima de tudo, uma mesma língua. Assinale a alternativa que apresenta valores característicos da cultura.

  • A.

    Compartilhar o máximo de informações possíveis.

  • B.

    Preferência por jogos individuais.

  • C.

    Festas silenciosas e reservadas.

  • D.

    Exclusão de relações com ouvintes.

A corrente educacional que privilegia a Língua de sinais na comunicação, dando mais ênfase ao visual do que ao auditivo é o(a)

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Normatização.

O ponto positivo da Comunicação Total está no fato de

  • A.

    atender às necessidades de surdos e ouvintes pois utiliza as duas línguas a de sinais e a oral ao mesmo tempo facilitando a comunicação.

  • B.

    facilitar a oralização porque permite que os surdos aprendam melhor a leitura labial.

  • C.

    ampliar a visão de surdo e surdez, pois a comunicação passa a ser mais importante que a oralização.

  • D.

    ajudar na alfabetização devido ao conceito de bimodalismo.

Após o Congresso de Milão, em 1880, a filosofia definida para ser usada na educação dos surdos foi o(a)

  • A.

    Bilinguismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Bimodalismo.

Sabe-se que na antiguidade, as crianças que nasciam com alguma deficiência eram eliminadas, sendo jogadas em esgotos por exemplo, e não tinham condição de participar da sociedade. Com o surgimento do cristianismo esta situação começou a mudar, e alguns deficientes começaram a ser reconhecidos e alfabetizados. No caso dos surdos, no inicio do século XVI o pioneirismo na educação de surdos deve-se a

  • A.

    Pedro Ponce de Léon, monge beneditino que ensinou quatro filhos de nobres desenvolvendo uma metodologia que incluía datilologia, escrita e oralização.

  • B.

    Charles L´Épée que criou na França sinais metódicos para ensinar os surdos da periferia.

  • C.

    Heinick que fundou a primeira escola baseada no método oral.

  • D.

    Gallaudet que fundou a primeira escola permanente para surdos usando o Francês sinalizado.

De acordo com o texto, analise o trecho: “(...) uma recomendação feita por Mohammed, no quarto verso do quarto sura, encorajando que se alimente e se abrigue ‘aqueles desprovidos da razão’. Assinale a alternativa correta em relação à tradução/interpretação do trecho, em Libras

  • A.

    Mohammed, encorajar que se alimente e se abrigue aqueles mental ruim.

  • B.

    Homem nome mohammed conselho alimentar cuidar pessoas mental abaixo .

  • C.

    Homem nome mohammed livro parte 4 conselho dar alimentar cuidar pessoas mental confuso.

  • D.

    Homem nome mohammed livro parte 4 conselho dar alimentar cuidar pessoas mental confuso ajudar precisar.

Analise o trecho: “Ao se buscar dados sobre o tipo de tratamento dado às pessoas com deficiência na Idade Antiga e na Idade Média, descobre-se que muito pouco se sabe, na verdade.” Assinale a alternativa correta que representa a tradução/ interpretação mais adequada para este trecho em Libras.

  • A.

    História/passado idade antiga como pessoas deficientes cuidadas não saber.

  • B.

    Pessoas deficientes como cuidadas história /passado não saber.

  • C.

    Pessoas deficientes como cuidadas não saber história /passado.

  • D.

    Pessoas deficientes história/passado idade antiga como cuidadas não saber.

São sinais que apresentam a mesma configuração de mãos, mas pontos de articulação e movimentos diferentes:

  • A.

    desculpe e vaca.

  • B.

    família e faca.

  • C.

    carro e taxi.

  • D.

    irmã e prima.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...