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Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
4.
4.
10.
15.
16.
A "formiguinha maluca", depois de "atacar" um pote de açúcar, bate em retirada andando apenas em linha reta, mas a cada vez que caminha 3cm se afastando do pote, volta 1cm: 3cm para lá, 1cm para cá, outros 3cm para lá, mais 1cm para cá. Nesse caso, depois de percorrer 85cm, ela estará à seguinte distância, em centímetros, do pote de açúcar:
40;
42;
43;
45;
48.
Uma tecelagem produz 240m de fazenda, com 0,82m de largura, utilizando 48kg de fio. Com base nessa informação, pode-se afirmar que o número de metros de fazenda, com 1,23m de largura, a serem tecidos com 60kg do mesmo fio, é igual a
Na álgebra elementar, aprende-se a expressar, em forma simbólica, idéias que certamente ficam extensas se expressas em linguagem natural. Por exemplo, o enunciado a média aritmética de x, y e z pode ser escrito simplesmente , que pode ser considerada uma forma de código. Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.
O enunciado A metade de um número diminuído de um é maior, em duas unidades, do que um quinto desse número pode ser corretamente considerado uma interpretação para a equação
Matemática - Políedros - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O recipiente, na forma de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões internas mostradas na figura, contém 900 mL de água, sendo que o nível da água nele contida atinge 1/5 da sua altura total.
2,25 litros.
2,00 litros.
1,35 litro.
1,30 litro.
1,25 litro.
Considere que um problema de otimização tenha como objetivo maximizar a função Z sujeita às restrições a seguir.
I Z - 20X - 30Y = 0
II 3X + 2Y - W = 200
III X + 2Y - V = 100
IV X, Y, W, V ≥ 0.
Nessa situação, o valor ótimo de Z e a quantidade ótima de X são, respectivamente, iguais a
A medida do comprimento de um retângulo é o dobro da medida da largura. Aumentando 5 m tanto na largura como no comprimento, a sua área fica 145 m² maior. Então o comprimento desse retângulo mede:
20 m.
15 m.
16 m.
24 m.
12 m.
Matemática - Progressões/Sequências - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observe a seqüência de figuras planas abaixo, formada por palitos de fósforo.
59.
60
65.
66.
67
Pedro guarda moedas de R$ 1,00, R$ 0,50 e R$ 0,25 no seu cofre. Um dia precisando de dinheiro para comprar um tênis, abriu o cofre e verificou que havia juntado 90 moedas que totalizavam R$ 57,50. Ele observou que o número de moedas de R$ 1,00 era o dobro do número de moedas de R$ 0,50. Então, o número de moedas de R$ 0,25 que havia no cofre era:
40
30
20
25
48
Na fórmula F = x³ –2x² + 5x + 2, se x = –1/2, então o valor de F – 1, é
–1 1/8.
–2 1/8.
–3 1/8.
1/8.
2 1/8.
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