Questões de Matemática

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Qual das medidas a seguir é equivalente a 1 mililitro?

  • A. 1mm3
  • B. 1cm3
  • C. 1dm3
  • D. 1m3
  • E. 1dam3

Fernando foi ao Banco pagar uma multa de R$53,20. Se ele pagou com uma nota de 100 reais, o troco que Fernando recebeu, em reais, foi:

  • A. 57,80
  • B. 57,20
  • C. 56,80
  • D. 47,20
  • E. 46,80

Uma linha de metrô tem freqüência de partidas sucessivas de um trem a cada 2 minutos na hora de pico. Em cada composição há 6 carros e o percurso de ida e volta leva 1,5 hora. A quantidade mínima de carros para cumprir essa programação é de:

  • A. 12 carros;
  • B. 18 carros;
  • C. 180 carros;
  • D. 270 carros;
  • E. 540 carros.

Se a + b = 1 e a2 + b2 = 2, quanto vale a3 + b3 ?

  • A. 9
  • B. 5
  • C.
  • D. 3
  • E.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, um motorista que tiver 20 ou mais pontos negativos em sua carteira nacional de habilitação perde o direito de dirigir por um período. A tabela abaixo apresenta os pontos perdidos quando um motorista comete uma infração, de acordo com sua gravidade.

Perderá temporariamente o direito de dirigir um motorista que cometer:

  • A. duas infrações médias e duas graves.
  • B. três infrações leves e uma gravíssima.
  • C. quatro infrações médias e uma grave.
  • D. cinco infrações leves e uma média.
  • E. seis infrações leves.

- Em concessões de infra-estruturas de transporte em esquemas BOT (build-operate-transfer), contratos com prazo variável têm sido defendidos como uma opção para reduzir o impacto dos riscos de demanda. Uma forma possível para uma delegação desse tipo é realizar a licitação por menor Valor Presente das Receitas (VPR), fixada uma tarifa de pedágio máxima t*. Se a demanda é inelástica à tarifa na vizinhança relevante de t*, os licitantes são maximizadores de receita e i, a taxa anual de desconto para o cálculo do VPR, já vem definida no Edital, então a parcela de VPR correspondente a um veículo-equivalente pedagiado no ano r = 1, 2, ..., n é:

  • A. impossível de calcular, pois a tarifa efetiva não está contratualmente definida;
  • B. t* (1 – ir)
  • C. t* / (1 + i) r
  • D. irt*
  • E. t* / (1 – ir)

Considere o sistema abaixo

 O valor de x + y é igual a:

  • A.

    -2

  • B.

    -1

  • C.

    0

  • D.

    1

  • E.

    2

  • A. 7
  • B. 24
  • C. 47
  • D. 72
  • E. 81

O sinal de trânsito de certa rua permanece aberto para pedestres por 30 segundos. Uma pessoa partiu de uma das calçadas 5 segundos após a abertura do sinal e levou 16 segundos atravessando a rua. Quando ela terminou a travessia, quantos segundos faltavam para que o sinal fechasse para os pedestres?

  • A. 9
  • B. 11
  • C. 14
  • D. 19
  • E. 21

- Em processos de avaliação de desempenho em transportes, é usual utilizar-se uma função D(X) = ∑i pi xi, onde xi e pi (i = 1, 2, ..., n) são, respectivamente, os valores dos indicadores parciais de desempenho e os pesos relativos desses indicadores parciais no desempenho global. Essas funções têm sido criticadas por sua natureza compensatória, no sentido de que:

  • A. a inexistência de termos cruzados na formulação da função omite inter-relacionamentos e interdependências existentes entre os indicadores parciais;
  • B. dão possibilidade de os avaliados compensarem maus desempenhos em um período com desempenhos melhores em outros;
  • C. desempenhos parciais elevados em alguns indicadores parciais podem mascarar, na avaliação global, desempenhos bem abaixo do admissível em outros;
  • D. exigem que todos os indicadores sejam, independentemente da natureza distinta das variáveis a eles associada, quantificados em uma mesma escala;
  • E. deixam em aberto a possibilidade de que as variáveis incluídas no modelo de avaliação sejam privilegiadas na estratégia do agente avaliado.
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