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Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Maria deu a Clara o mesmo que Clara possuía mais 3 (três) reais. Aí cada uma das duas ficou com 371 (trezentos e setenta e um) reais. No começo, quanto tinha Clara?
234 reais.
226 reais.
184 reais.
187 reais.
Dois bairros de uma cidade são ligados por uma estrada reta medindo D km. Um motorista saiu de um desses bairros por essa estrada, percorreu x km até um posto de abastecimento localizado em um ponto intermediário entre os bairros e depois completou o percurso dirigindo por mais y km até o outro bairro. Julgue os itens seguintes, acerca desse percurso.
Se D = 34, xy = 64 e x > y, então x é inferior a 15y.
A seguinte descrição foi feita por pessoas que cavam poços, explicando como calculam a quantidade de terra a ser extraída na tarefa:
Tomando como base o reconhecimento das relações intraculturais, proposta no livro de Ubiratan D'Ambrosio, Educação Matemática: da teoria à prática, NÃO podemos dizer que a descrição dada
pode ser utilizada com os alunos porque mostra que, a partir de soluções para problemas reais, é possível criar novas interpretações e utilizações dessa realidade.
é inadequada para ser utilizada com alunos porque mostra uma matemática inexata, embora voltada para problemas reais.
é um bom exemplo da ação do homem em direção à sobrevivência, ao saber fazendo e fazer sabendo.
mostra que a ação gera o conhecimento, gera a capacidade de explicar, de lidar, de manejar, de entender a realidade.
é um procedimento que foi gerado pela necessidade de uma resposta a situações e está sujeito ao um contexto natural, social e cultural.
Dizem os matemáticos que Carl Friedrich Gauss, ainda criança, foi desafiado a calcular a soma dos números inteiros de 1 a 100 e, para resolver a tarefa, utilizou o seguinte raciocínio:
I. Escreveu a soma a ser calculada: 1 + 2 + 3 + 4 + ........ + 97 + 98 + 99 + 100
II. Somou o primeiro com o último termo 1 + 100 = 101
III. Percebeu que a soma de termos eqüidistantes dos extremos era sempre igual à soma do primeiro com o último termo 1 + 100 = 2 + 99 = 3 + 98 = 4 + 97 = ..... = 101
IV. Dividiu o número de termos, 100, por 2 e multiplicou o resultado pela soma do primeiro com o último termo. 100 ÷ 2 = 50 50 x (1 + 100) = 50 x 101 = 5050
Podemos utilizar este raciocínio na determinação de uma fórmula para o cálculo da soma dos números inteiros de 1 a n. Qual é essa fórmula?
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Quantos gramas há em 3 (três) toneladas?
300.000 gramas.
3.000.000 gramas.
30.000 gramas.
3.000 gramas.
Julgue os itens que se seguem.
Considere que um hotel precisa acomodar seus hóspedes em quartos duplos e triplos de modo que a quantidade de quartos duplos seja de no mínimo 5 e que todos os quartos fiquem com a sua lotação completa. Nessa situação, o número máximo de quartos triplos que o hotel pode utilizar para hospedar um grupo de 53 pessoas é igual a 14.
Na venda de 100x unidades de um produto, uma empresa lucra, em reais, L(x) = -x² + 14x - 40. Para os valores de x tais que L(x) < 0, a empresa teve prejuízo. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
O lucro da empresa será máximo para algum valor de x maior que 6.
A autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora?
Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente.
Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes.
As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social.
Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada.
Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola.
Ao devolver a prova corrigida para a classe, o professor comentou:
− Pessoal, nessa prova, que valia de 0 a 10, as meninas foram melhor que os meninos, pois a nota média das meninas foi igual a 6,2 enquanto a nota média dos meninos foi igual a 5,9.
A partir da fala do professor, pode-se afirmar que
a maioria das meninas tirou nota acima de 6,0.
há mais meninas que meninos nessa classe.
que todas as meninas podem ter tirado nota igual a 6,2.
dentre as meninas a nota mais freqüente foi 6,2.
a soma das notas de todos os meninos é menor que a soma das notas de todas as meninas.
Julgue os itens que se seguem.
Considere que uma empresa empacotou 84 livros e 24 revistas de modo que tanto a quantidade de livros quanto a quantidade de revistas são as mesmas em todos os pacotes. Nessa situação, é correto concluir que essa empresa fez, no mímino, 12 pacotes.
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