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Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicação de razões e proporções e de equações.
Considere que, para construir um reservatório, 30 homens trabalharam durante 18 dias e, em seguida, 36 homens trabalharam durante 12 dias. Considerando ainda que os homens produzam a mesma quantidade de serviço por dia de trabalho, se 36 homens tivessem trabalhado ininterruptamente, é correto afirmar que a obra teria ficado pronta em menos de 25 dias.
Um problema clássico consiste em calcular valores de x de modo que 10x tenha resultados iguais a 1, 2, 3, 4, 5, 6, etc, com boa aproximação.
O valor de x em 10x=1 é x= 0, pois 100 = 1
Para calcular o valor de x em 10x = 2, adotaremos a seguinte estratégia: vamos escrever potências de 10 e potências de 2 e procurar, dentre elas, os valores mais próximos.
Aproximando 1000 para 1024, teremos:
Extraíndo a raiz décima de ambos os membros, ficaremos com o seguinte:
Com base nesse procedimento e considerando a aproximação entre 2 x 104 = 20 000 e 39 = 19 683, o valor de x para 10x = 3 é
0,330
0,410
0,478
0,555
0,984
Simplificando a fração , na qual x ≠ 1 e x ≠ −2 obtém-se
x - 1
x + 2
Um juiz deve julgar 52 processos, que estão separados, por assunto, em 3 grupos. Sabe-se que o máximo divisor comum (MDC) e o mínimo múltiplo comum (MMC) entre os números de processos em cada um dos grupos são 4 e 48, respectivamente. Acerca desses grupos de processos, julgue os itens seguintes.
Um dos grupos contém 8 processos.
Analisando a grande diversidade de respostas que diferentes crianças podem produzir frente ao mesmo problema, Delia Lerner Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, coloca a questão: Como fazer para que a diversidade constitua-se em um fator positivo para o aprendizado?
Segundo a autora, os três elementos da resposta geral a essa pergunta são:
cooperação entre as crianças, confrontação das diversas estratégias, validação das estratégias adotadas.
repetição de processos detectados como corretos, análise de expectativas futuras, contextualização.
verificação da resposta, confrontação de métodos utilizados, escolha do método considerado mais eficiente.
estipulação de tempo dedicado à resolução, eleição do processo que tenha demandado tempo mais curto, aceitação da estratégia eleita como mais eficiente.
listagem dos métodos de resolução disponíveis, análise dos métodos realmente utilizados, valorização dos métodos que permitiram acertos.
No conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ≥ − + tem por conjunto-solução { x∈ R / − 3 ≤ x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente,
− 3 e − 4
− 3 e 4
3 e 4
3 e − 4
3 e − 3
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Um certo helicóptero pode percorrer 150 km em 0,5 horas. Mantendo esta velocidade quantos quilômetros percorrerá em 2 horas?
450 km.
600 km.
900 km.
300 km.
Dois bairros de uma cidade são ligados por uma estrada reta medindo D km. Um motorista saiu de um desses bairros por essa estrada, percorreu x km até um posto de abastecimento localizado em um ponto intermediário entre os bairros e depois completou o percurso dirigindo por mais y km até o outro bairro. Julgue os itens seguintes, acerca desse percurso.
Se o posto de abastecimento divide a distância entre os dois bairros na proporção de 1 para 3 e xy = 75, então D é inferior a 25.
Vamos definir problemas de pesquisa aberta como sendo aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia implícita para resolvê-los, nem operações imediatas. Demonstrações de teoremas enquadram-se nessa categoria, assim como questões do tipo "encontre todos...". Leia os problemas:
I. Quais são os números naturais que têm um número ímpar de fatores?
II. Quantos triângulos diferentes, de lados de medidas inteiras, podem ser construídos de modo que o lado maior tenha 5 cm de comprimento? 6 cm? n centímetros?
III. Uma bolsa com moedas de 5, 10 e 25 centavos contém 435 moedas no valor de R$ 43,45 . Há três vezes mais moedas de 10 do que de 25. Quantas moedas de cada tipo estão na bolsa?
IV. Imagine n armários, todos fechados, e n pessoas. Suponha que a primeira pessoa passe e abra todos os armários. Depois, passe uma segunda pessoa e feche um armário sim e o outro não, começando pelo número 2. A terceira pessoa, então, passa e altera o estados das portas dos armários, de três em três, começando pelo número 3 (isto é, se este está aberto, ela o fecha, e vice-versa). Se esse procedimento continuar até que todas as n pessoas passem, quais dentre as portas ficarão abertas?
Com respeito a esses problemas, é INCORRETO afirmar que
o problema IV apresenta uma forma instigante de apresentar a mesma situação que aparece no problema I.
o problema II é de pesquisa aberta porque propicia ao aluno a experiência de buscar e encontrar um padrão geométrico.
o problema III já traz uma estratégia de resolução no enunciado. O obstáculo a vencer é apenas o de traduzir a palavra escrita pela forma matemática apropriada, de maneira a usar as equações adequadas.
se reconhece o problema I como de pesquisa aberta pelo tipo de pergunta que faz.
apenas o problema IV é de pesquisa aberta.
O gráfico da figura mostra as coordenadas do ponto máximo de uma função de segundo grau do tipo f(x) = ax2 + bx + c
Sabendo-se que |a|= 2, os valores reais de x tais que f(x) >0 são4 < x < 6
4 < x < 8
6 − 2 < x < 6 + 2
x < 4 ou x > 8
x < 6 − 2 ou x > 6 + 2
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