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Na venda de 100x unidades de um produto, uma empresa lucra, em reais, L(x) = -x² + 14x - 40. Para os valores de x tais que L(x) < 0, a empresa teve prejuízo. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Se a empresa vender menos que 300 unidades desse produto, ela terá prejuízo.
Em seu livro Matemática e língua materna, o autor Nilson José Machado, expõe, já na introdução, uma das linhas de raciocínio de abordagem de seu texto, quando escreve:
Um dos objetivos do autor, nesta obra, é mostrar que:
entre a Matemática e a Língua Materna existe, ou deveria existir, uma complementaridade nas metas que perseguem, um paralelismo nas funções que desempenham nos currículos.
a capacidade para a Matemática é inata enquanto a capacidade para a leitura e escrita pode ser desenvolvida igualmente em todos os indivíduos.
a matemática, ensinada apenas como uma linguagem, aproxima-se da língua portuguesa, na qual as regras gramaticais ocupam o centro das atenções.
a Matemática, diferentemente da Língua Materna, o Português, é exata, abstrata e desenvolve o raciocínio.
a matemática justifica-se pelas aplicações práticas, contrariamente à Língua Materna, como é possível perceber da citação de Lobachvsky: Não há ramo da Matemática, por abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real.
Julgue os itens que se seguem.
Considere que o fogão da casa de Joana consuma dois botijões de gás de cozinha de 13 kg a cada 3 meses, que um botijão de gás de 13 kg custa R$ 22,50 e que o salário mensal de Joana é de R$ 240,00. Nessas condições, é correto concluir que Joana gasta menos de 6/100 do seu salário na compra de gás de cozinha.
Os índios Baniwa fazem parte do complexo cultural de 22 povos indígenas da Amazônia brasileira. Somam cerca de 12 mil pessoas, das quais 4 mil vivem no Brasil e o restante, na Colômbia e na Venezuela. A razão entre o número de índios Baniwa que vivem no Brasil e que vivem no exterior é:
O triângulo seguinte aparece num livro chinês chamado O precioso Espelho dos Quatro Elementos, escrito por Chu Shih Chieh em 1303. Cada símbolo diferente corresponde a um número do nosso sistema de numeração. Obser-vando as linhas do triângulo é possível descobrir uma forma matemática de obtenção dos números de uma linha a partir dos números da linha anterior. Desse modo, é possível construir tantas linhas quantas se quiser no triângulo.
Considerando a seqüência mostrada nas linhas do triângulo, os números do sistema decimal de numeração que corresponderiam, respectivamente, aos símbolos da oitava linha são
1, 6, 15, 20, 15, 6, 1
1, 7, 21, 35, 35, 21, 7, 1
1, 7, 14, 28, 28, 14, 7, 1
1, 8, 24, 40, 56, 40, 24, 8, 1
1, 8, 29, 56, 70, 56, 29, 8, 1
Julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
O prédio da prefeitura de uma cidade possui 12 salas do tipo I, 15 salas do tipo II e 20 salas do tipo III. O prefeito da cidade decidiu instalar lâmpadas em todas as salas de modo que apenas salas de um mesmo tipo tenham o mesmo número de lâmpadas.
Nessa situação, serão necessárias mais de 80 lâmpadas para o prefeito realizar o seu projeto.
Conhecimentos prévios são todos aqueles comportamentos (corretos ou incorretos) que cada sujeito possui e que adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola. (POZO Juan Ignacio, em A solução de problemas)
Nas afirmações seguintes são apresentadas características, algumas corretas outras incorretas, dos chamados conhecimentos prévios.
I. São construções pessoais dos alunos.
II. São cientificamente coerentes.
III. Procuram mais a utilidade do que a verdade.
IV. São facilmente verbalizados por todos os alunos.
V. São, geralmente, estáveis e resistentes à mudança.
As características corretas são APENAS aquelas identificadas com as afirmações
I, III e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
I, II e IV.
Uma empresa possui um coral, um grupo de dança e uma orquestra, formados por seus funcionários. Sabendo que todos os funcionários participam de pelo menos uma dessas atividades, julgue os itens a seguir.
Dois descontos comerciais sucessivos de 10% e 20% equivalem a um desconto de
21%
22%
25%
28%
30%
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