Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente a seguinte situação-problema:
A última pesquisa de intenção de voto, realiza com 2 600 eleitores de todo o país, apontou os seguintes percentuais:
Candidato 1 - 37,5%
Candidato 2 - 28,9%
Candidato 3 - 26,7%
Apesar dos resultados mostrarem a vitória do candidato 1, não há ainda certeza de que isso vá ocorrer, devido a uma série de fatores. Liste e justifique esses fatores que podem influir na alteração dos índices mostrados na pesquisa.
Analise as seguintes competências e habilidades:
I. Representação e comunicação: Interpretar e produzir textos nas diversas linguagens e formas.
II. Investigação e compreensão: Selecionar estratégias de resolução de problemas.
III. Contextualização sócio-cultural: Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
Na resolução eficiente da situação-problema apresentada, um aluno necessariamente mobilizará as competências e habilidades mencionadas em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
O maior valor de m para que as raízes da função y = x2 - mx + 9 sejam reais e iguais é:
- 3;
0;
2;
6;
10.
A resolução de problemas é peça central para o ensino de Matemática, pois o pensar e o fazer se mobilizam e se desenvolvem quando o indivíduo está engajado ativamente no enfrentamento de desafios. Essa competência não se desenvolve quando propomos apenas exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas matemáticas, pois, neste caso, o que está em ação é uma simples transposição analógica: o aluno busca na memória um exercício semelhante e desenvolve passos análogos aos daquela situação, o que não garante que seja capaz de utilizar seus conhecimentos em situações diferentes ou mais complexas.
(MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, p.112)
Com base no texto, analise as afirmações abaixo.
I. Na resolução de problemas, o tratamento de situações complexas e diversificadas oferece ao aluno a oportunidade de construir estratégias de resolução e argumentações.
II. O aluno busca na memória passos análogos aos de situações vividas anteriormente, e a aplicação ordenada desses passos garante, com certeza, o sucesso no enfrentamento de situações diferentes ou mais complexas.
III. Resolver um problema exige do aluno, unicamente, leitura cuidadosa e reflexiva.
Dessas afirmações, é correto o que se afirma APENAS em
I
I e II
I e III
II e III
II
Uma das raízes da equação x4 − 4x3 + 6x2 − 4x = 0 é (1+bi), onde i é a unidade imaginária e b é um número real. As raízes dessa equação são:
1 + 2i, 1 − 2i, 1, 0
1 + i, 1 − i, −2, 0
1 + i, 1 − i, 2, 0
1 + 2i, 1 − 2i, 2, 0
1 + i, 1 − i, 1, −1
Quando nasceu seu filho, Armando abriu uma poupança e depositou R$ 20,00. Armando fez novos depósitos a cada aniversário do filho, aumentando sempre o valor em R$ 5,00, de um depósito para o outro. Após o depósito referente ao 25o aniversário de seu filho, quanto Armando terá depositado desde o nascimento de seu filho?
R$ 2 000,00
R$ 2 040,00
R$ 2 105,00
R$ 2 120,00
R$ 2 145,00
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com base nas informações do texto I e representando por y = f (x) o valor, em reais, do desconto do salário dos empregados correspondente à contribuição previdenciária, em função do salário-de-contribuição x, também em reais, julgue os itens de 33 a 36.
No plano de coordenadas cartesianas xOy, o gráfico da função f, para x pertencente ao intervalo [0, 1.500], é um segmento de reta.
Na Matemática, o conceito de função é freqüentemente utilizado para a modelagem de situações-problema reais. Com respeito a funções tradicionais e bem conhecidas, julgue os itens subseqüentes.
Se a dívida de uma empresa é expressa pela função D(t) = 0,1 × (2,10)t, em que t é o número de anos dessa dívida, que começou em 2000, então, considerando-se log10 2,10 = 0,32, o valor da dívida será igual a R$ 100.000,00 em menos de 15 anos.
Matemática - Trinômio do 2º grau - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (COMVEST) - 2003
Os zeros da função do 2º grau y = f(x) são dois números consecutivos cuja soma dos quadrados é igual a 61. Qual é a sentença abaixo que define essa função?
f(x) = x2 + x – 30
f(x) = x2
f(x) = (x + 2)2
Na Matemática, o conceito de função é freqüentemente utilizado para a modelagem de situações-problema reais. Com respeito a funções tradicionais e bem conhecidas, julgue os itens subseqüentes.
Para pavimentar e cercar uma área quadrada que mede x m de lado, uma empresa ofereceu os seguintes preços:
piso: 20 reais por m2;
cerca: 12 reais por m (linear);
taxa de serviços: 180 reais.
O preço total da obra — P —, apresentado pela empresa, pode ser calculado pela função quadrática P(x) = 20x2 + 48x + 180.
Conforme indicado na tabela acima, mensalmente é lançado no contracheque do assalariado o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Esse imposto — I(x) — é função do salário-base — x — do trabalhador, isto é, o salário-bruto descontado a contribuição para o INSS e o desconto por dependentes. Se o salário-base mensal de um trabalhador é de R$ 1.500,00, então o seu IRRF será igual a [1.500,00 × 0,15 ! A] reais. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Um trabalhador cujo salário-base mensal é de R$ 2.500,00 tem lançado em seu contracheque um IRRF com valor superior a R$ 530,00.
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