Questões de Matemática

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O papiro Rhind é conhecido por apresentar problemas da matemática egípcia antiga. Datado de 1650 a.C., esse documento dispõe de uma coleção de soluções de 85 problemas de diversos campos da matemática, como aritmética e geometria. Também se encontra nessas escrituras a forma que os egípcios efetuavam multiplicações. Assinale a opção correspondente à multiplicação pelo método egípcio.

  • A.

    Na multiplicação de 17 por 14, monta-se a tabela a seguir.

    Os elementos das células da primeira coluna são duplicados, um com relação ao anterior; os elementos da segunda coluna são a metade do número da célula anterior, caso o número seja par, e, caso seja ímpar, subtrai-se uma unidade e, então, divide-se por 2. As entradas na primeira coluna que ficam ao lado de entradas ímpares da segunda coluna são somadas produzindo-se, assim, o resultado da multiplicação: 34 + 68 + 136 = 238 = 17 × 14.

  • B.

    Na multiplicação de 21 por 17, monta-se a tabela a seguir, em que ambos os fatores são escritos a partir de suas dezenas e unidades.

    As multiplicações entre todas as dezenas e unidades possíveis são realizadas, e o resultado final é a soma desses elementos, gerando-se a multiplicação desejada: 200 + 140 + 10 + 7 = 357 = 21 × 17.

  • C.

    Para multiplicar 13 por 19, organizam-se as chamadas grades, cuja quantidade depende da quantidade de dígitos que compõem os números que se deseja multiplicar, como mostrado a seguir.

    Em cada quadradinho da grade, faz-se uma diagonal da direita para a esquerda formando-se as celas. Os dígitos do primeiro fator são escritos na primeira linha; e os do segundo fator, na coluna da direita, um em cada linha. Em cada cela, escreve-se o produto da multiplicação de um dígito pelo outro da seguinte forma: a diagonal de cada cela separa os dígitos que representam dezenas daqueles que representam unidades do produto obtido, por exemplo: 1 = 1 × 1 = 01; 3 = 3 × 1 = 03. Efetuadas todas as multiplicações, somam-se os números encontrados nas diagonais, da direita para a esquerda, que corresponde à soma: 7 + 30 + 20 + 90 + 100 = 247 = 13 × 19.

  • D.

    Na multiplicação de 19 por 23, monta-se uma tabela como a seguir.

    Na primeira coluna, escrevem-se as potências de 2, começando-se por 1, até a potência correspondente ao número imediatamente anterior a um dos fatores, no caso, 16 = 24 < 19 < 32 = 25. Na segunda coluna, duplica-se sucessivamente o segundo fator. Na coluna das potências de 2, identificam-se as potências que fazem parte da representação binária do primeiro fator, no caso, 19 = 1 + 2 + 16. Em seguida, somam-se as respectivas duplicações na outra coluna, encontrando-se, assim, o produto desejado: 23 + 46 + 368 = 437 = 19 × 23.

  • E. O método egípcio é realizado com as mãos. Em uma das mãos, abaixa-se a quantidade de dedos relativos a quanto o fator ultrapassa de 5. Na outra mão, repete-se o procedimento para o outro fator. Soma-se, assim, o número de dedos baixados, exprimindo-se a soma em dezenas. Seguidamente multiplicam-se os números de dedos levantados, o que fornece as unidades. Em seguida, somam-se as dezenas e unidades para que seja obtido o resultado.

Nesse sentido, o número sexagesimal “12,7;15,36” corresponde, na forma decimal, ao número

  • A. 728,86.
  • B. 1.288,60.
  • C. 727,26.
  • D. 128,86.
  • E. 43.635,60.

O transporte de 1 980 caixas iguais foi totalmente repartido entre dois veículos, A e B, na razão direta das suas respectivas capacidades de carga, em toneladas. Sabe- -se que A tem capacidade para transportar 2,2 t, enquanto B tem capacidade para transportar somente 1,8 t.

Nessas condições, é correto afirmar que a diferença entre o número de caixas carregadas em A e o número de caixas carregadas em B foi igual a

  • A. 304.
  • B. 286.
  • C. 224.
  • D. 216.
  • E. 198.

Ainda com referência à situação apresentada no texto 11A3DDD, se for utilizado o desconto racional simples, o cliente deverá pagar, à vista,

  • A. menos de R$ 920.
  • B. mais de R$ 920 e menos de R$ 940.
  • C. mais de R$ 940 e menos de R$ 960.
  • D. mais de R$ 960 e menos de R$ 980.
  • E. mais de R$ 980.

Uma plantação requer pulverizações semanais de certo defensivo agrícola. Se uma tonelada desse defensivo pulveriza 2 alqueires durante 4 semanas, então o número de toneladas necessárias para pulverizar 3 alqueires durante 10 semanas será igual a

  • A. 3,75.
  • B. 3,5.
  • C. 3,25.
  • D. 3.
  • E. 2,75.

Na situação apresentada no texto 11A3DDD, se for utilizado o desconto comercial simples, o cliente deverá pagar, à vista, o valor de

  • A. R$ 980.
  • B. R$ 994.
  • C. R$ 998.
  • D. R$ 940.
  • E. R$ 960.

Uma editora preparou um lote com certa quantidade de livros didáticos para distribuir, de forma promocional, em um determinado número de escolas relacionadas. Se enviar 20 livros a cada escola, sobrarão 250 livros. Se quiser enviar 30 livros a cada escola, será necessário adicionar mais 150 livros ao lote inicial. Nessas condições, é correto afirmar que o número de escolas relacionadas pela editora para a distribuição dos livros desse lote é igual a

  • A. 35.
  • B. 40.
  • C. 44.
  • D. 45.
  • E. 50.

Ainda com base na tabela do texto 11A2CCC, o desvio padrão da sequência dos três valores correspondentes à população brasileira nos anos de 2000, 2005 e 2010 é

  • A. superior a 7 milhões e inferior a 9 milhões.
  • B. superior a 9 milhões e inferior a 11 milhões.
  • C. superior a 11 milhões e inferior a 13 milhões.
  • D. superior a 13 milhões.
  • E. inferior a 7 milhões.

Um lojista aplicou um aumento de 20% sobre o preço unitário de tabela de certo produto, obtendo o preço P. Em seguida, numa promoção, passou a vender esse mesmo produto com um desconto de 20% sobre P, válido somente para pagamento à vista e em dinheiro, sendo que, nessa condição, cada unidade do produto é vendida por R$ 60,00. O preço unitário de tabela desse produto era

  • A. R$ 77,60.
  • B. R$ 72,00.
  • C. R$ 69,00.
  • D. R$ 62,50.
  • E. R$ 57,60.

Se a população do Maranhão crescer a cada quinquênio, a partir de 2010, de acordo com a progressão aritmética dos três valores correspondentes aos anos de 2000, 2005 e 2010 mostrados na tabela do texto 11A2CCC, então a população do Maranhão em 2090 será

  • A. superior a 19,5 milhões.
  • B. inferior a 15 milhões.
  • C. superior a 15 milhões e inferior a 16,5 milhões.
  • D. superior a 16,5 milhões e inferior a 18 milhões.
  • E. superior a 18 milhões e inferior a 19,5 milhões.
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