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Pedro foi à papelaria comprar lápis e canetas para o escritório onde trabalha. Ele comprou 20 canetas e 25 lápis, pagou com uma nota de R$ 50,00 e recebeu R$ 6,00 de troco. Se um lápis custa R$ 0,40 a menos que uma caneta, qual é, em reais, o preço de cada lápis?
0,40
0,60
0,80
1,00
1,20
Quando um professor dispõe do uso de recursos tecnológicos tais como calculadora e computador, deve colocar todo o potencial dessa tecnologia a serviço do aperfeiçoamento do processo educacional. Um exemplo de aula em que o professor pode explorar tais recursos simultaneamente é
no conhecimento das principais características das funções polinomiais de grau 1, grau 2 ..., grau n, construindo seu gráfico de forma eficiente relacionando-o com as raízes das equações polinomiais correspondentes e explorando as taxas de crescimento e decrescimento das mesmas.
no estudo dos produtos notáveis e da fatoração de expressões algébricas.
na resolução de problemas que envolvam situações de contagem direta.
na exploração de regularidades de diversos tipos de sequências numéricas, inclusive as sucessões aritméticas e geométricas.
na expressão de grandezas de variados tipos.
Em relação às operações entre matrizes, em geral os alunos apresentam pouca ou nenhuma dificuldade no que se refere às adições e ao produto de um número real por uma matriz. Entretanto, na multiplicação entre matrizes ocorre o contrário. A fim de minimizar tais problemas, a utilização de exemplos contextualizados mostra-se uma boa saída. Uma situação-problema que apresenta a multiplicação entre matrizes é:
Dados dois triângulos no plano cartesiano, quantas unidades horizontais e quantas verticais são necessárias para que a translação de um coincida com o outro?
Dada uma matriz com a quantidade de vitórias, empates e derrotas de três times e outra com a quantidade de pontos que vale cada vitória, empate e derrota, quantos pontos cada time conquistou ao final do campeonato?
Conhecendo-se os vértices de um pentágono no plano cartesiano, de qual ordem é a matriz que indica suas coordenadas, sabendo-se que sua abscissa corresponde à linha e sua ordenada corresponde à coluna da matriz?
Duas empresas que concorrem na venda de um determinado produto durante o primeiro trimestre têm seus dados transformados numa tabela. Qual foi a empresa líder de vendas em cada mês?
Marca-se uma sequência de oito pontos no plano cartesiano e numeram-se todos. Escreve-se a matriz. Pede-se que um colega repita o mesmo procedimento. A dupla deve somar as coordenadas dos pontos que possuem a mesma codificação.
Por volta de 300 a.C., viveu em Alexandria um homem cuja obra deu nova forma à filosofia e definiu a matemática do século 19. Ele abriu uma escola em Alexandria, teve alunos brilhantes e desprezava o materialismo. Grande estudioso, seu fundamento geométrico reside nos seus 5 postulados. Este texto refere-se a
Pitágoras.
Tales.
Heráclito.
Hesíodo.
Euclides.
1:25
1:40
1:5.000
1:25.000
1:40.000
Um ônibus, em uma avenida, tem pontos de 300 em 300 metros e outro ônibus, de outra empresa, tem, nessa mesma avenida, pontos de 400 em 400 metros, sendo que ambos ocupam a mesma posição no início da avenida. Desse modo, eles coincidirão de quantos em quantos metros?
O professor, ao propor essa atividade, tem como objetivo verificar se o aluno sabe aplicar conhecimentos de
porcentagem.
máximo divisor comum.
mínimo múltiplo comum.
razão e proporção.
média aritmética.
Em um posto de combustíveis entram, por hora, cerca de 300 clientes. Desses, 210 vão colocar combustível, 130 vão completar o óleo lubrificante e 120 vão calibrar os pneus. Sabe-se, ainda, que 70 colocam combustível e completam o óleo; 80 colocam combustível e calibram os pneus e 50 colocam combustível, completam o óleo e calibram os pneus. Considerando que os 300 clientes entram no posto de combustíveis para executar uma ou mais das atividades acima mencionadas, qual a probabilidade de um cliente entrar no posto para completar o óleo e calibrar os pneus?
Considere que a distância da Terra ao Sol seja, em certo dia, de 150 milhões de quilômetros. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo é de 300 mil quilômetros por segundo, o tempo que a luz emitida do Sol demora para chegar ao nosso planeta é de
8 minutos e 20 segundos.
9 minutos.
12 minutos e 40 segundos.
15 minutos e 30 segundos.
20 minutos.
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