Questões de Matemática

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Seja XYZ um número inteiro e positivo em que X, Y e Z representam os algarismos das centenas, das dezenas e das unidades, respectivamente. Sabendo que 36 935 ÷ (XYZ) = 83, é correto afirmar que

  • A.

    X = Z

  • B.

    X . Y = 16

  • C.

    Z − Y = 2X

  • D.

    Y = 2X

  • E.

    Z = X + 2

Há uma ciclovia circular em torno de uma cidade X, começando e terminando em um ponto A. Nesta ciclovia há placas em que uma das faces informa a distância de A até a placa no sentido horário. A face oposta informa a distância de A até a placa no sentido antihorário. Lurdes partiu da placa da qual A distava 3km no sentido horário. Percorreu 17km neste sentido e parou na placa da qual A distava 2km no sentido oposto. Sabendo que Lurdes passou no máximo uma vez por cada ponto da ciclovia, conclui-se que:

  • A.

    a ciclovia mede 22km;

  • B.

    a ciclovia mede 18km;

  • C.

    não é possível calcular o comprimento da ciclovia;

  • D.

    A distava 20km do início do percurso no sentido oposto;

  • E.

    A distava 19km do fim do percurso no sentido horário.

  • A.  cos y.
  • B.  tg y.
  • C.  sen y.
  • D. 0.
  • E.  sen y.

Em uma universidade, 56% dos alunos estudam em cursos da área de ciências humanas e os outros 44% estudam em cursos da área de ciências exatas, que incluem matemática e física. Dado que 5% dos alunos da universidade estudam matemática e 6% dos alunos da universidade estudam física e que não é possível estudar em mais de um curso na universidade, qual a proporção dos alunos que estudam matemática ou física entre os alunos que estudam em cursos de ciências exatas?

  • A. 20,00%.
  • B. 21,67%.
  • C. 25,00%.
  • D. 11,00%.
  • E. 33,33%.

A representação abaixo é uma parte do gráfico da curva x2 + 2y3 + xy2 = 4.

A derivada desta curva no ponto (1,1) é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.
  • E.

Um poliedro convexo é regular se e somente se for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro. Logo:

  • A. Se um poliedro convexo for regular, então ele é um cubo.
  • B. Se um poliedro convexo não for um cubo, então ele não é regular.
  • C. Se um poliedro não for um cubo, não for um tetraedro, não for um octaedro, não for um dodecaedro e não for um icosaedro, então ele não é regular.
  • D. Um poliedro não é regular se e somente se não for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro.
  • E. Se um poliedro não for regular, então ele não é um cubo.

Em um grupo de pessoas, há 20 mulheres e 30 homens, sendo que 20 pessoas estão usando óculos e 36 pessoas estão usando calça jeans. Sabe-se que, nesse grupo, i) há 20% menos mulheres com calça jeans que homens com calça jeans, ii) há três vezes mais homens com óculos que mulheres com óculos, e iii) metade dos homens de calça jeans estão usando óculos. Qual a porcentagem de pessoas no grupo que são homens que estão usando óculos mas não estão usando calça jeans?

  • A. 5%.
  • B. 10%.
  • C. 12%.
  • D. 20%.
  • E. 18%.

Com o objetivo de preservar a espécie durante o período reprodutivo, determinado município estabeleceu um limite de pesca de camarão que dizia o seguinte: É permitida a pesca de 3 kg de camarão e mais um camarão, não podendo haver mais do que 12 camarões com medida superior a 15 cm. Considere que uma pessoa pesque oito camarões, todos com medida superior a 15 cm. Analise os procedimentos a seguir para decidir se essa pescaria está dentro do limite permitido.

I - Verificar se a soma dos pesos de todos menos o peso do mais pesado não ultrapassa 3 kg.

II - Verificar se a soma dos pesos de metade deles não ultrapassa 1,5 kg.

III - Verificar se a soma dos pesos de metade deles mais o peso do mais pesado ultrapassa 1,5 kg.

É (São) eficaz(es) APENAS o(s) procedimento(s)

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

Para que se desperte, nos alunos, interesse sobre o estudo mais detalhado da proporcionalidade, o professor poderá propor, por exemplo, a

  • A.

    construção de uma maquete do prédio da escola.

  • B.

    elaboração de um jogo de tabuleiro com o estudo das possibilidades de vencedor.

  • C.

    construção de vários sólidos geométricos com a relação entre seus vértices, faces e arestas.

  • D.

    construção de um diagrama que relacione alguns números compostos a seus divisores.

  • E.

    construção de diferentes tipos de triângulos e calcular a sua área.

Um feirante arrumou suas frutas da seguinte forma:

Pode-se concluir que o total de frutas utilizadas foi

  • A.

    exatamente 8 dúzias.

  • B.

    aproximadamente 8 dúzias.

  • C.

    exatamente 10 dúzias.

  • D.

    aproximadamente 10 dúzias.

  • E.

    um número quadrado perfeito.

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