Questões de Matemática

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Em 2004, em relação ao ano de 2003, o número de turistas aumentou em 20% na cidade do Recife. Em 2005, devido à violência, esse número decresceu 20% em relação a 2004. O número de turistas em 2005, em relação a 2003, foi:

  • A. o mesmo.
  • B. 5% menor
  • C. 4% menor
  • D. 5% maior
  • E. 4% maior

O pessoal da Prefeitura de Pesqueira fez um bolão e acertou na loteria, o valor do prêmio era R$ 20.000.000,00. Participaram do bolão 30 servidores, sendo que 15 apostaram R$ 15,00, 10 apostaram R$ 10,00 e 5 apostaram R$ 5,00. Considerando que cada grupo receberá o valor proporcional ao valor apostado, quanto aproximadamente receberá o último grupo de 6 apostadores?

  • A. R$ 300.000,00
  • B. R$ 250.000,00
  • C. R$ 280.000,00
  • D. R$ 320.000,00
  • E. R$ 275.000,00

Um processo de ensinar/aprender com a finalidade de uma matemática formativa refere-se essencialmente à estruturação do pensamento e à agilização do raciocínio. Analise a afirmativa dada e marque a alternativa correta:

  • A.

    Parte de situações-problema internas ou externas à matemática.

  • B.

    Analisa as situações.

  • C.

    Argumenta a favor ou contra os resultados.

  • D.

    Persevera na busca de soluções, mesmo diante de possibilidades.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Se racionalizarmos o denominador de  obtemos:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considere o sólido obtido ao girar a região sob o gráfico da função y = x2 , restrita ao intervalo [0, 1], e acima do eixo Ox, de 360º em torno do eixo Ox. Nesse caso, o volume desse sólido é igual a

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

A figura acima ilustra duas latas de leite condensado. A lata 1 é um cilindro circular reto de altura igual a 8 cm e diâmetro da base igual a 6 cm. A lata 2 é a sobreposição de 3 cilindros circulares retos: o inferior e o superior têm diâmetro da base igual a 6 cm e altura igual a 3 cm; o do meio tem altura igual a 2 cm e diâmetro da base igual a 4 cm.

Com base nessas informações, e na figura, julgue os itens a seguir.

Considere uma nova lata de leite condensado, de forma semelhante à da lata 2, em que se duplicou a altura do cilindro central e as demais medidas foram preservadas. Nessa situação, a lata 1 e essa nova lata têm a mesma capacidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa escola do município de Barreiros o número de alunos matriculados até o dia 15 de janeiro de 2008 foi de 853. No dia 31 de janeiro foram computadas 152 novas matriculas. No mês de fevereiro, foram registradas 15 transferências para outras escolas e 38 novas matrículas. Quantos alunos estavam efetivamente matriculados nesta escola no dia 01do mês de março de 2008?

  • A. 853
  • B. 990
  • C. 1005
  • D. 1028
  • E. 1043

Quando Maria Clara nasceu, o pai dela tinha 28 anos. Hoje, em 2008, a soma da idade de Maria Clara com a idade do seu (dela) pai, é 44 anos. A idade de Maria Clara em 2020 deverá ser:

  • A. 8 anos
  • B. 12 anos
  • C. 13 anos
  • D. 18 anos
  • E. 20 anos.

João comprou uma bolinha de gude, como João jogava muito bem, todas as vezes que jogava aumentava o número de bolinhas em três vezes. Quantas bolinhas João tinha após ter participado de seis jogos?

  • A. 81
  • B. 93
  • C. 243
  • D. 266
  • E. 729

Os conhecimentos a respeito de números naturais são construídos num processo em que aparecem como um instrumento útil para resolver determinados problemas e como um objeto que pode ser estudado por si mesmo. Sobre a afirmativa anterior, marque a INCORRETA:

  • A.

    O estudo dos números como objeto matemático também deve partir de contextos significativos para os alunos.

  • B.

    As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas não devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece.

  • C.

    O Professor elabora junto com os alunos um repertório de situações em que usam números.

  • D.

    O Professor elabora com a classe, listas de números de linhas de ônibus da cidade.

  • E.

    É solicitado aos alunos pelo Professor que façam aparecer no visor de uma calculadora, números escritos no quadro ou indicados oralmente.

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