Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Para servir a merenda numa escola municipal, que possui 8 turmas, foi decidido em reunião com o Gestor dessa escola que a merenda seria servida a partir das 9:00h e que cada turma deveria ser liberada a cada 6 minutos. Quantos minutos, a partir da liberação da primeira turma, a última turma deverá esperar para ser liberada e receber a merenda?
O valor de é igual a:
O objetivo da avaliação em matemática são as aprendizagens e as competências dos alunos. Analisando a afirmativa anterior, marque a alternativa que NÃO corresponde a um aspecto que deve merecer atenção especial na avaliação:
Avaliar o que os alunos sabem e como pensam sobre a matemática.
Focar uma grande variedade de tarefas matemáticas e adotar uma visão holística na matemática.
Desenvolver situações problemáticas que envolvam apenas uma ou duas idéias matemáticas.
Utilizar calculadoras, computadores e materiais manipuláveis na avaliação.
Encarar a avaliação como parte integrante do processo de ensino.
Avalie as afirmativas a seguir, acerca de números:
I - Todo número natural é um número racional.
II - Todo número irracional é um número real.
III - Todo número real é um número racional.
IV - Todo número natural é um número inteiro.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e IV;
II e III;
I, II e III;
I, II e IV;
II, III e IV.
Matemática - Números reais e complexos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma caixa de água tem 2 m de altura e base retangular de 3,5 m de comprimento por 3,4 m de largura. Essa caixa, sem tampa, vai ser impermeabilizada por dentro. Para fazer uma estimativa da quantidade de impermeabilizante a ser usada, foi calculada a área interna. Essa área é igual a:
Matemática - Geometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Na figura, a área do paralelogramo ABCE está para a área do trapézio ABCD na razão de 3 para 5. Se a área do trapézio é igual a 20 cm², então a medida x indicada na figura é igual a
3 cm.
4 cm.
6 cm.
8 cm.
12 cm.
Texto para as questões 46 e 47
Para resolver o item Q do problema, os alunos foram ao laboratório de informática e, com o auxílio de um software gráfico e de uma planilha, fizeram uma tabela e o gráfico da função R para x no intervalo [0, 200]. Essa atividade, possibilitou aos alunos observarem que
a solução do problema corresponde ao vértice da parábola obtida ao traçar o gráfico da função R.
o problema proposto tem sempre duas soluções distintas, independentemente do valor atribuído a R, exceto se R(x) = 10.500.
a receita obtida na venda de 45 computadores é inferior àquela obtida na venda 55 computadores.
para todo número natural x no intervalo considerando, tem-se que R(x) 0.
A máquina que produz o açaí líquido é revestida externamente por um cilindro de alumínio. Se esse cilindro mede 80 cm de altura e tem 30 cm de diâmetro, então a sua capacidade, em litros, é, aproximadamente, igual a
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Numa agência bancária em funcionamento no município dos Barreiros, 4 Caixas atendem 450 clientes em 6 horas de expediente. Então, o tempo gasto por um Caixa, em média, para atender cada cliente é de:
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