Questões de Matemática

Lista completa de Questões de Matemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na página 32 do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora no ciclo II do ensino fundamental − Matemática, é feita uma crítica à quase que exclusiva proposta que se tem observado em sala de aula de que nas situações-problema oferecidas aos alunos, todos os dados devem ser utilizados e combinados para se obter a resposta que, deve ser única. Nessa crítica, esse Referencial propõe que sejam observados outros aspectos nos problemas propostos, apresentando enunciados que forneçam

  • A.

    exatamente 3 dados, para serem combinados entre si durante a resolução.

  • B.

    dados supérfluos, isto é, mais dados do que os necessários para a resolução do problema.

  • C.

    necessariamente dados de outros campos do conhecimento que não aquele em que o contexto do problema está inserido.

  • D.

    representações geométricas dos dados apresentados, para sua melhor concretização.

  • E.

    apenas dados numéricos, para que os alunos possam calcular com mais competência.

O terreno representado na figura, cujas medidas estão em metros, tem 100 metros de perímetro. A área que aparece sombreada na figura, e que foi reservada para o estacionamento, tem

  • A. 90 m².
  • B. 70 m².
  • C. 55 m².
  • D. 40 m².
  • E. 35 m².

Considere a equação x 2 - y 2 + 2y - 1 = 0, com x 0 [-100, 100]. Com relação ao gráfico que se pode traçar no plano xOy, tendo-se como base essa equação, assinale a opção correta.

  • A.

    É correto que se obtenham dois segmentos de retas que se interceptam no ponto (0, 1).

  • B.

    É correto que se obtenha um segmento de reta que passa pelo ponto

  • C.

    O gráfico que se obtém com base na equação é uma circunferência de centro no ponto (0, 1).

  • D.

    O gráfico que se obtém com base na equação é uma circunferência de centro no ponto (0, -1).

Carlos ganhou na loteria um prêmio de R$ 427.600,00, ficou com a metade do valor e dividiu a outra metade, em partes iguais, para seus 4 filhos. Quanto cada filho recebeu?

  • A. R$ 119.773,00
  • B. R$ 213.800,00
  • C. R$ 53.450,00
  • D. R$ 106.900,00
  • E. R$ 44.500,00

Alguns relógios utilizam a numeração romana no mostrador como referência à tradição. Observando o mostrador de um desses relógios um aluno notou que a escrita do número 9 era VIIII, e não IX, como seu professor havia ensinado. Sobre essa diferença observada por ele, é correto afirmar que

  • A.

    a marcação desse relógio, e de todos os relógios semelhantes a esse, está errada.

  • B.

    a marcação refere-se ao sistema de numeração romano anterior à utilização do princípio subtrativo.

  • C.

    no sistema romano mais moderno de numeração o 9 pode ser escrito das duas formas.

  • D.

    ambas as formas de escrita do 9 não estão de acordo com as regras de formação dos números no sistema romano de numeração.

  • E.

    o professor cometeu um deslize ao ensinar errado a escrita do 9 no sistema romano de numeração.

A taxa de crescimento per capitaT — de uma população é utilizada pelos biólogos para estudar o crescimento populacional de determinado grupo de indivíduos. Ela é definida como a razão entre o tamanho populacional em dois períodos consecutivos: em que N(t) é a população no instante. Com base nessas informações e considerando ln 2 = 0,7, ln 3 = 1,1 e ln 5 = 1,6, julgue os itens subseqüentes.

Se a população inicial N(0) = 600, então a taxa de crescimento per capita T, no primeiro período, é superior a 6.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para uma exposição, um painel retangular, cujas medidas dos lados são 3,6 m e 1,5 m, deverá ser totalmente dividido em quadrados iguais, sendo que estes deverão ter a maior área possível. Nessas condições, o número de quadrados obtidos será igual a

  • A. 60.
  • B. 68.
  • C. 72.
  • D. 96.
  • E. 120.

Dados os pares ordenados (a,b) e (x,y), diremos que a operação (a,b)♦(x,y) tem como resultado o par ordenado (a.x, b.y), onde o ponto representa a operação usual de multiplicação. Observe a figura:

Para que o quadrilátero P se transforme no quadrilátero Q, cada um dos seus pontos, representados pelos pares ordenados (x,y), deve passar pela operação

  • A.

    (3,1)♦(x,y)

  • B.

    (1,3)♦(x,y)

  • C.

    (3,2)♦(x,y)

  • D.

    (2,3)♦(x,y)

  • E.

    (3,3)♦(x,y)

Um comerciante compra feijão em sacos de 50 quilogramas, pagando R$ 16,50 cada saco. Depois, vende cada quilograma desse feijão por R$ 1,20. Qual é o lucro do comerciante na venda de cada saco de feijão?

  • A. R$ 43,50
  • B. R$ 42,60
  • C. R$ 48,80
  • D. R$ 45,00
  • E. R$ 58,00

Na primeira fase de um concurso, os candidatos foram distribuídos em salas de 40 lugares, sendo que apenas uma delas ficou incompleta, com 25 candidatos. Na segunda fase desse concurso, o número de candidatos diminuiu em 985. Considerando-se que foram usadas ainda salas de 40 lugares, quantos candidatos ficaram em uma sala incompleta?

  • A.

    em número de 25 candidatos;

  • B.

    não se pode definir o número de candidatos;

  • C.

    um candidato;

  • D.

    nenhum candidato.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...