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Na página 32 do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora no ciclo II do ensino fundamental − Matemática, é feita uma crítica à quase que exclusiva proposta que se tem observado em sala de aula de que nas situações-problema oferecidas aos alunos, todos os dados devem ser utilizados e combinados para se obter a resposta que, deve ser única. Nessa crítica, esse Referencial propõe que sejam observados outros aspectos nos problemas propostos, apresentando enunciados que forneçam
exatamente 3 dados, para serem combinados entre si durante a resolução.
dados supérfluos, isto é, mais dados do que os necessários para a resolução do problema.
necessariamente dados de outros campos do conhecimento que não aquele em que o contexto do problema está inserido.
representações geométricas dos dados apresentados, para sua melhor concretização.
apenas dados numéricos, para que os alunos possam calcular com mais competência.
Matemática - Geometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O terreno representado na figura, cujas medidas estão em metros, tem 100 metros de perímetro. A área que aparece sombreada na figura, e que foi reservada para o estacionamento, tem
Matemática - Coordenadas cartesianas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere a equação x 2 - y 2 + 2y - 1 = 0, com x 0 [-100, 100]. Com relação ao gráfico que se pode traçar no plano xOy, tendo-se como base essa equação, assinale a opção correta.
É correto que se obtenham dois segmentos de retas que se interceptam no ponto (0, 1).
É correto que se obtenha um segmento de reta que passa pelo ponto
O gráfico que se obtém com base na equação é uma circunferência de centro no ponto (0, 1).
O gráfico que se obtém com base na equação é uma circunferência de centro no ponto (0, -1).
Carlos ganhou na loteria um prêmio de R$ 427.600,00, ficou com a metade do valor e dividiu a outra metade, em partes iguais, para seus 4 filhos. Quanto cada filho recebeu?
Alguns relógios utilizam a numeração romana no mostrador como referência à tradição. Observando o mostrador de um desses relógios um aluno notou que a escrita do número 9 era VIIII, e não IX, como seu professor havia ensinado. Sobre essa diferença observada por ele, é correto afirmar que
a marcação desse relógio, e de todos os relógios semelhantes a esse, está errada.
a marcação refere-se ao sistema de numeração romano anterior à utilização do princípio subtrativo.
no sistema romano mais moderno de numeração o 9 pode ser escrito das duas formas.
ambas as formas de escrita do 9 não estão de acordo com as regras de formação dos números no sistema romano de numeração.
o professor cometeu um deslize ao ensinar errado a escrita do 9 no sistema romano de numeração.
A taxa de crescimento per capita — T — de uma população é utilizada pelos biólogos para estudar o crescimento populacional de determinado grupo de indivíduos. Ela é definida como a razão entre o tamanho populacional em dois períodos consecutivos: em que N(t) é a população no instante
. Com base nessas informações e considerando ln 2 = 0,7, ln 3 = 1,1 e ln 5 = 1,6, julgue os itens subseqüentes.
Se a população inicial N(0) = 600, então a taxa de crescimento per capita T, no primeiro período, é superior a 6.
Matemática - Geometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Para uma exposição, um painel retangular, cujas medidas dos lados são 3,6 m e 1,5 m, deverá ser totalmente dividido em quadrados iguais, sendo que estes deverão ter a maior área possível. Nessas condições, o número de quadrados obtidos será igual a
Dados os pares ordenados (a,b) e (x,y), diremos que a operação (a,b)♦(x,y) tem como resultado o par ordenado (a.x, b.y), onde o ponto representa a operação usual de multiplicação. Observe a figura:
Para que o quadrilátero P se transforme no quadrilátero Q, cada um dos seus pontos, representados pelos pares ordenados (x,y), deve passar pela operação
(3,1)♦(x,y)
(1,3)♦(x,y)
(3,2)♦(x,y)
(2,3)♦(x,y)
(3,3)♦(x,y)
Um comerciante compra feijão em sacos de 50 quilogramas, pagando R$ 16,50 cada saco. Depois, vende cada quilograma desse feijão por R$ 1,20. Qual é o lucro do comerciante na venda de cada saco de feijão?
Na primeira fase de um concurso, os candidatos foram distribuídos em salas de 40 lugares, sendo que apenas uma delas ficou incompleta, com 25 candidatos. Na segunda fase desse concurso, o número de candidatos diminuiu em 985. Considerando-se que foram usadas ainda salas de 40 lugares, quantos candidatos ficaram em uma sala incompleta?
em número de 25 candidatos;
não se pode definir o número de candidatos;
um candidato;
nenhum candidato.
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