Questões de Matemática do ano 2003

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Uma das raízes da equação x4 − 4x3 + 6x2 − 4x = 0 é (1+bi), onde i é a unidade imaginária e b é um número real. As raízes dessa equação são:

  • A.

    1 + 2i, 1 − 2i, 1, 0

  • B.

    1 + i, 1 − i, −2, 0

  • C.

    1 + i, 1 − i, 2, 0

  • D.

    1 + 2i, 1 − 2i, 2, 0

  • E.

    1 + i, 1 − i, 1, −1

Quando nasceu seu filho, Armando abriu uma poupança e depositou R$ 20,00. Armando fez novos depósitos a cada aniversário do filho, aumentando sempre o valor em R$ 5,00, de um depósito para o outro. Após o depósito referente ao 25o aniversário de seu filho, quanto Armando terá depositado desde o nascimento de seu filho?

  • A.

    R$ 2 000,00

  • B.

    R$ 2 040,00

  • C.

    R$ 2 105,00

  • D.

    R$ 2 120,00

  • E.

    R$ 2 145,00

Leia atentamente os três problemas abaixo:

  • Pedro quer comprar um carrinho de R$ 18,00. Ele só tem R$ 15,00. Quanto precisa a mais para comprar? 
  • Em uma caixa há 75 bolinhas de gude. Uma criança retirou 12. Quantas bolinhas ficaram na caixa? 
  • No armário de Patrícia há 14 blusas, sendo 6 brancas e as outras coloridas. Quantas blusas coloridas Patrícia tem?

Utilizando-se dessas situações, o professor pode introduzir o conceito de:

  • A.

    adição;

  • B.

    subtração;

  • C.

    multiplicação;

  • D.

    divisão

  • E.

    fração

O conceito de fração é construído pela criança no período operatório-concreto, segundo Piaget. Didaticamente, é mais produtivo trabalhar frações com conjuntos:

  • A.

    vazios;

  • B.

    unitários

  • C.

    de números pares;

  • D.

    discretos;

  • E.

    contínuos.

O quociente e o resto de 1 634 : 15 são, respectivamente:

  • a.

    94 e 13

  • b.

    96 e 7

  • c.

    18 e 14

  • d.

    108 e 14

  • e.

    17 e 15

Uma aldeia foi delimitada seguindo as coordenadas descritas no plano abaixo:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

  • E.

5/2 − 0,75 é igual a

  • a.

    3,5

  • b.

    1,75

  • c.

    2,25

  • d.

    3/2

  • e.

    5/4

Apurinã comprou dois rolos de linha para bordar. Pagou com duas notas de R$ 10,00 e recebeu de troco duas notas de R$ 1,00, três moedas de 25 centavos, uma moeda de 10 centavos e uma moeda de 5 centavos. Se os dois rolos de linha tinham o mesmo preço, quanto custou cada um?

  • a.

    R$ 17,10

  • b.

    R$ 9,65

  • c.

    R$ 9,25

  • d.

    R$ 8,55

  • e.

    R$ 8,25

Para calcular corretamente qualquer expressão numérica, é necessário obedecer a seguinte prioridade:

  • A.

    Colchetes / parênteses / chaves / soma e subtração / potência e raiz / multiplicação e divisão.

  • B.

    Parênteses / colchetes / chaves / potência e raiz / multiplicação e divisão / soma e subtração.

  • C.

    Parênteses / chaves / colchetes / multiplicação e divisão / potência e raiz / soma e subtração.

  • D.

    Parênteses / chaves / colchetes / potência e raiz / soma e subtração/ multiplicação e divisão.

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