Lista completa de Questões de Matemática do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que em cada 6 horas de trabalho uma determinada equipe de sanitaristas consegue analisar 45 % de um total de 600 amostras de alimentos vendidos em uma feira livre. Julgue o item seguinte, a respeito dessas análises.
Para analisar o restante das amostras, a equipe precisará trabalhar mais de 7 horas.
Considere o modelo vetorial autoregressivo de primeira ordem
O processo vetorial auto regressivo é estacionário.
As variáveis 1 y e 2 y são integradas de ordem distinta.
As variáveis 1 y e 2 y são ambas I(2).
As variáveis 1 y e 2 y são ambas I(1) e não cointegram.
As variáveis 1 y e 2 y são ambas I(1) e cointegram.
Considere o modelo linear com erros heteroscedásticos
49/17
-32/17
67/17
-15/17
84/17
No tocante à matemática financeira, julgue os itens seguintes.
Considere que a taxa efetiva anual de uma aplicação financeira em que se pratica uma taxa fixa de juros compostos com capitalização semestral é igual a 21%. Nessa situação, a taxa nominal de juros paga por essa aplicação é inferior a 19%.
Ubiratan D'Ambrosio, em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática ressalta a educação para a cidadania, lembrando que educação é um ato político e que não há ação educativa politicamente neutra. Portanto, a responsabilidade do professor vai além de sua disciplina específica. Com base nas idéias do livro, NÃO se pode afirmar que
na preparação para a cidadania é fundamental o domínio de um conteúdo que seja relacionado com o mundo atual, com projeção para o futuro.
na educação matemática é particularmente importante a incorporação de uma preocupação com o meio ambiente.
o professor que tem a visão do que é matemática, do que constitui a aprendizagem matemática e do que constitui um ambiente propício para ela, já está suficientemente preparado para a educação para a cidadania.
a educação para a cidadania exige uma "apreciação" do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia, e também exige do professor o papel de ajudar o aluno nesta apreciação, destacando os importantes princípios éticos associados.
a educação para a cidadania traz implícita uma ética da diversidade, de respeito pelo outro, solidariedade na satisfação de necessidades de sobrevivência e transcendência, cooperação com o outro na preservação do patrimônio natural e cultural comum.
"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas."
A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre
inato e construído.
geral e específico.
inato e incapaz.
capacidade e generalidade.
capacidade e interesse.
O problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?"
não pode ser dado para os alunos resolverem porque não é possível comparar unidade de massa com unidade de área.
não pode ser resolvido porque faltam dados para isso.
para ser resolvido precisa, necessariamente, de uma representação gráfica.
pode ser resolvido através de uma proporção envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
tem várias respostas.
No artigo "A proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra" do livro As idéias da álgebra, organizado por Coxfor, Arthur F e Shulte, Albert P., os autores, Thomaz R. Post, Merlyn J. Beher e Richard Lesh ressaltam a importância do raciocínio e conhecimentos de proporcionalidade para adquirir-se conhecimentos de álgebra. Qual das alternativas mostra uma dependência diretamente proporcional entre as grandezas descritas?
A sentença matemática , relaciona as grandezas q (quantidade de garrafas) e c (capacidade da garrafa).
A razão IMC (índice de massa corpórea), é um número que relaciona a massa e a altura de uma pessoa, de acordo com a seguinte sentença matemática:
A relação entre a área A (em metros quadrados) de um círculo e seu raio R (em metros).
Benedito Antonio da Silva, no artigo Contrato Didático do livro Educação Matemática: uma introdução, de Silvia Dias A. Machado e outros, escreve:
Analisando as situações abaixo a partir das reflexões do artigo, qual delas tem o procedimento de acordo com as idéias nele expressas?
Números relativos devem ser abordados usando exclusivamente o jogo de perdas e ganhos.
Os diagramas de Venn, que representam conjuntos, podem ser estudados como se eles fossem os próprios conjuntos.
A resolução do problema "Camila foi à loja levando R$ 200,00, comprou 4 canetas e trouxe R$ 20,00 de troco. Qual é o preço de cada caneta?", deve ser auxiliada, com absoluta segurança, pelo problema análogo e direto, com números menores, "5 pirulitos custam R$ 5,00. Quanto custa cada um?"
Para compreender o conceito e as propriedades das proporções basta ensinar o aluno a fazer um bolo.
Para ajudar o aluno com dificuldades na resolução do problema: "Calcule a soma
na qual D=5 e sabendo que a cada letra corresponde, exclusivamente, um só dígito de 0 a 9, e que a cada dígito corresponde uma única letra", o professor pergunta "existe alguma letra que seria possível transformar diretamente em número, com as informações dadas?"
Luiz Carlos Pais, no artigo Transposição didática, do livro Educação Matemática: uma introdução, de Silvia Dias A. Machado e outros, escreveu:
Com base no artigo, pode-se afirmar corretamente que:
a contextualização de uma situação é condição suficiente para que se dê a aprendizagem matemática.
se faz necessário eliminar as condições contextuais nos trabalhos que visam "iniciação científica", feitos por estudantes de matemática.
o trabalho intelectual do estudante de matemática, orientado pelo seu professor, é idêntico ao trabalho do matemático pesquisador.
a busca da generalidade, sempre presente na investigação matemática, não deve ser usada para finalidades educacionais.
ao recontextualizar o conteúdo o professor não precisa abandonar procedimentos próprios do trabalho de um investigador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...