Lista completa de Questões de Matemática do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual é a diferença, em cm, entre as alturas de Antônio e de João?
Um mapa está na escala 1:6000000. Se duas localidades estão representadas no mapa à distância de 14,2 cm, qual é então a distância real entre as mesmas em quilômetros?
8,52.
85,2.
852.
8520.
85200.
Em certo campeonato de futebol, cada time vai jogar duas vezes com cada um dos times. Sabendo que são 240 jogos, quantos são os times?
14
15
16
20
30
Um tijolo de construção pesa cerca de meio quilo. Um tijolo de brinquedo, do mesmo material, em que cada dimensão fosse quatro vezes menor, pesaria, em gramas, cerca de:
João foi de carro da cidade A para a cidade B. Na ida, a velocidade média foi de 90 km/h. Na volta, foi de 60 km/h. A velocidade média em todo o percurso, ida e volta, foi de:
Numa escola trabalham 60 professores de Ensino Médio, 45 professores do Ensino Fundamental e 30 auxiliares. Sabe-se que 6 horas de trabalho de um professor do Ensino Médio equivalem a 8 horas de trabalho de um professor do Fundamental, e 6 horas de um professor do fundamental equivalem a 12 horas de trabalho de um auxiliar. Se esta escola gasta, por hora, com todos esses funcionários, R$ 3 360,00, então gasta, por hora, com professores, em reais, a seguinte quantia:
O número 10100 é denominado gugol, que se representa por G. O número de algarismos da potência GG é:
São apresentadas abaixo duas situações em forma de questionamento, envolvendo a operação de multiplicação:
S1: Em uma caixa, há 20 tabletes de chocolate. Cada tablete pesa 150g. Qual é o peso total de chocolate?
S2: João comprou 5kg de tinta amarela, mas usou apenas 0,83kg desta. Quanto de tinta foi usado?
Sobre as situações acima, são elencados três aspectos, envolvendo o significado intuitivo de tais situações.
I. Quando o algoritmo e o nível intuitivo estão de acordo, obtém-se uma simplificação.
II. O significado formal e o significado intuitivo estão de acordo entre si.
III. Uma operação na qual o multiplicando não seja um número natural é intuitivamente representável.
Com respeito a esses aspectos, assinale a alternativa correta.
O uso de recursos didáticos tem contribuído para aclarar alguns aspectos do conhecimento matemático na escola, e a inter-relação entre tais recursos pode ainda ser bem mais esclarecedora. Isto pode ser caracterizado, por exemplo, com a apresentação do sistema decimal a partir de outros sistemas de numeração e o uso de ábacos.
Neste sentido, pede-se para obter a soma dos números representados no quadro abaixo.
Durante uma viagem, choveu 5 vezes. A chuva caía pela manhã ou à tarde, nunca o dia todo. Houve 6 manhãs e 3 tardes sem chuva.
Quantos dias durou a viagem?
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