Questões de Matemática do ano 2006

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Qual é a diferença, em cm, entre as alturas de Antônio e de João?

  • A. 8
  • B. 12
  • C. 16
  • D. 19
  • E. 21

Um mapa está na escala 1:6000000. Se duas localidades estão representadas no mapa à distância de 14,2 cm, qual é então a distância real entre as mesmas em quilômetros?

  • A.

    8,52.

  • B.

    85,2.

  • C.

    852.

  • D.

    8520.

  • E.

    85200.

Em certo campeonato de futebol, cada time vai jogar duas vezes com cada um dos times. Sabendo que são 240 jogos, quantos são os times?

  • A.

    14

  • B.

    15

  • C.

    16

  • D.

    20

  • E.

    30

Um tijolo de construção pesa cerca de meio quilo. Um tijolo de brinquedo, do mesmo material, em que cada dimensão fosse quatro vezes menor, pesaria, em gramas, cerca de:

  • A. 7,81
  • B. 6,81
  • C. 5,81
  • D. 4,81

João foi de carro da cidade A para a cidade B. Na ida, a velocidade média foi de 90 km/h. Na volta, foi de 60 km/h. A velocidade média em todo o percurso, ida e volta, foi de:

  • A. 36 km/h
  • B. 72 km/h
  • C. 78 km/h
  • D. 86 km/h

Numa escola trabalham 60 professores de Ensino Médio, 45 professores do Ensino Fundamental e 30 auxiliares. Sabe-se que 6 horas de trabalho de um professor do Ensino Médio equivalem a 8 horas de trabalho de um professor do Fundamental, e 6 horas de um professor do fundamental equivalem a 12 horas de trabalho de um auxiliar. Se esta escola gasta, por hora, com todos esses funcionários, R$ 3 360,00, então gasta, por hora, com professores, em reais, a seguinte quantia:

  • A. 3000
  • B. 2800
  • C. 2600
  • D. 2400

O número 10100 é denominado gugol, que se representa por G. O número de algarismos da potência GG é:

  • A. 1001 algarismos
  • B. 2001 algarismos
  • C. 10101 + 1 algarismos
  • D. 10102 + 1 algarismos

São apresentadas abaixo duas situações em forma de questionamento, envolvendo a operação de multiplicação:

S1: Em uma caixa, há 20 tabletes de chocolate. Cada tablete pesa 150g. Qual é o peso total de chocolate?

S2: João comprou 5kg de tinta amarela, mas usou apenas 0,83kg desta. Quanto de tinta foi usado?

Sobre as situações acima, são elencados três aspectos, envolvendo o significado intuitivo de tais situações.

I. Quando o algoritmo e o nível intuitivo estão de acordo, obtém-se uma simplificação.

II. O significado formal e o significado intuitivo estão de acordo entre si.

 III. Uma operação na qual o multiplicando não seja um número natural é intuitivamente representável.

Com respeito a esses aspectos, assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Apenas III.

O uso de recursos didáticos tem contribuído para aclarar alguns aspectos do conhecimento matemático na escola, e a inter-relação entre tais recursos pode ainda ser bem mais esclarecedora. Isto pode ser caracterizado, por exemplo, com a apresentação do sistema decimal a partir de outros sistemas de numeração e o uso de ábacos.

Neste sentido, pede-se para obter a soma dos números representados no quadro abaixo.

  • A. 564
  • B. 644
  • C. 374
  • D. 464
  • E. 364

Durante uma viagem, choveu 5 vezes. A chuva caía pela manhã ou à tarde, nunca o dia todo. Houve 6 manhãs e 3 tardes sem chuva.

Quantos dias durou a viagem?

  • A. 5
  • B. 6
  • C. 8
  • D. 7
  • E. 9
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