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Cada um dos quatro itens abaixo, apresenta duas situações científicas. Analise-as.
Assinale, dentre as cinco alternativas propostas, aquela que apresenta duas situações científicas distintas, diferenciadas, apenas, por uma ordem de grandeza.
Observe as quatro afirmações abaixo que fazem referência ao sistema de numeração decimal.
I. O sistema de numeração decimal tem essa denominação devido ao fato de possuir, apenas, dez símbolos.
II. O princípio do valor posicional é uma das características do sistema de numeração decimal.
III. O termo algarismo usado para denominar os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 é uma homenagem ao matemático Al-Khowarizmi.
IV. O número zero passa a ser utilizado no sistema de numeração decimal, para que este possa ter dez algarismos.
Dentre as afirmações apresentadas, qual dos itens contém ambas as afirmações corretas.
Quantos inteiros positivos deixam resto igual ao quociente, quando divididos por cinco?
Nenhum.
Três.
Quatro.
Cinco.
Infinitos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Seja a um número inteiro positivo divisível pelos inteiros positivos c e d. É válido afirmar que a é divisível por:
qualquer potencia de c + d.
c.d para quaisquer c e d.
c.d somente se c e d foram primos entre si.
c.(d +1) para quaisquer c e d primos entre si.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar que:
.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O lado de um terreno de 50 metros de comprimento está representado em uma planta por um segmento de 10 centímetros. Podemos dizer que a escala dessa planta é de:
1:50.
1:100.
1:500.
1:1000.
1:5000.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere o problema abaixo, e a solução dada por um aluno.
Nesse contexto, podemos afirmar que:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Roberto, Beatriz e Amanda jogaram o "Jogo do Banqueiro". Nesse jogo, cada criança recebe, ao acaso, fichas brancas (B). Ela deve trocar quatro fichas brancas por uma amarela (A), quatro fichas amarelas por uma verde (V), e quatro fichas verdes por uma preta (P). Ao final da partida, cada um tinha as seguintes fichas:
Podemos dizer que a ordem de classificação no jogo foi:
1º lugar para Roberto, 2º lugar para Beatriz e 3º lugar para Amanda.
1º lugar para Roberto, 2º lugar para Amanda e 3º lugar para Beatriz.
1º lugar para Beatriz, 2º lugar para Roberto e 3º lugar para Amanda.
1º lugar para Beatriz, 2º lugar para Amanda e 3º lugar para Roberto.
1º lugar para Amanda, 2º lugar para Roberto e 3º lugar para Beatriz.
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Ao lado estão as respostas erradas de um aluno, no trabalho com a comparação de números decimais.
Sobre esses erros desse aluno, três professores apresentaram suas justificativas:
Professor 1: este aluno está concebendo os números decimais como dois números separados por uma vírgula, ou seja, um número antes e outro depois da vírgula.
Professor 2: este aluno está aplicando uma idéia usada para comparar números naturais na comparação de decimais, na qual quanto mais algarismos, maior o número.
Professor 3: este aluno certamente não foi ensinado sobre a comparação de números decimais.
Observando os erros cometidos pelo aluno, podemos dizer que estão corretas as justificativas:
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sejam os números racionais A, B e C seguintes:
Nessas condições, podemos afirmar que:{TITLE}
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