Questões de Matemática do ano 2010

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Um triângulo tem os eus lados medindo respectivamente 10 cm, 24 cm, e 26 cm. A área desse triângulo é:

  • A.

    126 cm

  • B.

    140 cm

  • C.

    120 cm

  • D.

    60 cm

Dentre as alturas de Júlio, Maria e Vera existe uma que é a soma das outras duas. Júlio tem 1,80m, Maria é uma criança de 85cm e as alturas que ultrapassem 2,50m ou que sejam medidas em números negativos são consideradas incomuns. Nestas condições pode-se concluir que:

  • A.

    qualquer que seja a altura de Vera, Júlio não é o mais alto;

  • B.

    qualquer que seja a altura de Vera, Maria não é a mais baixa;

  • C.

    não existe uma altura comum para Vera;

  • D.

    existe uma altura comum para Vera;

  • E.

    não existe uma altura incomum para Vera.

Há uma ciclovia circular em torno de uma cidade X, começando e terminando em um ponto A. Nesta ciclovia há placas em que uma das faces informa a distância de A até a placa no sentido horário. A face oposta informa a distância de A até a placa no sentido antihorário. Lurdes partiu da placa da qual A distava 3km no sentido horário. Percorreu 17km neste sentido e parou na placa da qual A distava 2km no sentido oposto. Sabendo que Lurdes passou no máximo uma vez por cada ponto da ciclovia, conclui-se que:

  • A.

    a ciclovia mede 22km;

  • B.

    a ciclovia mede 18km;

  • C.

    não é possível calcular o comprimento da ciclovia;

  • D.

    A distava 20km do início do percurso no sentido oposto;

  • E.

    A distava 19km do fim do percurso no sentido horário.

Nas condições dadas, a área do quadrilátero, em cm2, é

  • A.

    36.

  • B.

    24

  • C.

    25

  • D.

    12

  • E.

    36

Assinale, entre as construções sugeridas abaixo, aquela que não se consegue executar com o uso de uma régua não graduada e de um compasso.

  • A.

    Dado um triângulo construir uma circunferência inscrita a ele.

  • B.

    Construir uma reta perpendicular a uma reta dada.

  • C.

    Construir um quadrado dada a medida do seu lado.

  • D.

    Construir um hexágono regular.

  • E.

    Fazer a trissecção de um ângulo qualquer.

Quantas unidades há de diferença entre as áreas das duas figuras representadas na malha pontilhada?

 

  • A.

    6.

  • B.

    8.

  • C.

    9.

  • D.

    10.

  • E.

    11.

No desenho abaixo estão representados 4 triângulos, ABC, ABD, ABE e ABF com vértices colocados sobre retas paralelas (r//s).

Em relação a esses triângulos podemos afirmar com certeza que:

  • A.

    todos têm o mesmo perímetro.

  • B.

    apenas um deles é retângulo.

  • C.

    todos têm a mesma área.

  • D.

    todos são triângulos isósceles.

  • E.

    nenhum deles é obtusângulo.

Um aluno desenhou uma reta numérica em seu caderno. Em seguida, partindo do ponto que representa o número 1, traçou um segmento perpendicular à reta, medindo 2 unidades e marcou o ponto A na extremidade do segmento. Depois, pegou um compasso, colocou a ponta seca no ponto da reta correspondente ao número 2 e abriu-o até que a outra ponta chegasse ao ponto A.

Considerando B e C como os números representados na reta por esses pontos, qual é o número correspondente a B + C?

  • A.

  • B.

    4.

  • C.

  • D.

  • E.

Nove caixotes de formato cúbico de 80 cm de aresta foram empilhados conforme representado no desenho.

Se a distância entre as estacas A e B é igual a 720 cm, qual é a medida do comprimento da corda esticada entre as estacas para manter o arranjo fixo?

  • A.

    880 cm.

  • B.

    800 cm.

  • C.

    780 cm.

  • D.

    720 cm.

  • E.

    680 cm.

No desenho abaixo podemos observar uma circunferência sobre a qual foram assinalados 4 pontos (A, B, C e D). De um ponto P, externo à circunferência, foram traçadas duas semi retas, uma delas passando por C e D e a outra por A e B. Nessa situação, ficaram formados dois triângulos semelhantes: PBC e PDA.

  • A.

    8 cm.

  • B.

    10 cm.

  • C.

    11 cm.

  • D.

    12 cm.

  • E.

    14 cm.

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