Questões de Matemática do ano 2010

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Os policiais da delegacia de defesa do consumidor apreenderam, em um supermercado, 19,5 kg de mercadorias impróprias para o consumo: potes de 150 g de queijo e peças de 160 g de salaminho.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

Suponha que os potes de queijo tenham a forma de um tronco de cone de 7 cm de altura, em que o raio da base maior meça 4 cm e o da base menor, 3 cm. Nesse caso, tomando 3,14 como valor aproximado para B, é correto afirmar que essas embalagens têm capacidade para, no máximo, 250 mL.

  • C. Certo
  • E. Errado

O elemento simétrico do número 3 em relação à operação  é o número -1.

  • C. Certo
  • E. Errado

O que comumente se vê nas escolas é o ensino das operações matemáticas baseado na 14 PROFESSOR III - MATEMÁTICA comunicação de um procedimento de _____________ associado posteriormente a um pequeno universo de problemas que, supõe-se, “os alunos darão conta” do conceito. Porém, isolados do seu contexto, os algaritmos se convertem em respostas adquiridas para perguntas futuras a respeito das quais não se sabe muito.

(DÉLIA,L e SADOVSKY, P - O Sistema de numeração: Um problema didático, In Didática da matemática: Reflexões psicopedagógicas, Artmed, Porto Alegre, págs 73-155, com adaptações)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

  • A.

    divisão;

  • B.

    soma;

  • C.

    cálculo;

  • D.

    memorização;

  • E.

    N.d.a.

Uma corrida de táxi tem a bandeirada de R$ 5,00 e o custo por km de R$ 1,60. Qual a expressão que representa a função da situação de uma corrida de táxi? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo, pág. 38 c/ adaptações)

  • A.

    C (x) = 1,60x + 5,00;

  • B.

    C (x) = 6,60x;

  • C.

    C (x) = 1,60 + 5,00x;

  • D.

    C (x) = 1,60x +5,00x;

  • E.

    N.d.a.

Qual o conjunto solução para a inequação 4( x + 1) – 5 ≤ 2 ( x + 3)? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 45 ex. 9)

  • A.

    S = { x ∈ R / x ≤ 3/2 }

  • B.

    S = { x ∈ R / x < 3/2 }

  • C.

    S = { x ∈ R / x ≤ 2/7 }

  • D.

    S = { x ∈ R / x ≤ 7/2 }

  • E.

    N.d.a.

Qual a fração geratriz da dizima 3,2757575....? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único, Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 12)

  • A.

    3243/330;

  • B.

    1081/990;

  • C.

    3243/3275;

  • D.

    1081/330;

  • E.

    N.d.a.

Numa classe de 42 alunos há 18 rapazes e 24 moças, é correto afirmar: (Iezzi, Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed , 2ª. reimpressão, São Paulo, 2007, pág. 151)

  • A.

    A razão entre rapazes e moças é 3/4;

  • B.

    A razão entre moças e rapazes é 3/4;

  • C.

    A razão entre rapazes e moças é 4/3;

  • D.

    A razão entre rapazes e moças é 18/42;

  • E.

    N.d.a.

A forma quadrática pode ser negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe os dados extraídos do balancete de verificação da Companhia Pacífico S.A.

 

Sabendo-se que as compras e vendas estavam sujeitas a 20% de impostos, o estoque inicial de mercadorias era, em reais, de

  • A.

    2.200,00

  • B.

    2.400,00

  • C.

    3.400,00

  • D.

    3.600,00

  • E.

    4.400,00

Sabendo-se que A = Ativo; P = Passivo e PL = Patrimônio Líquido, na equação patrimonial, ocorrerá situação patrimonial nula quando

  • A.

    A + P = PL.

  • B.

    A + PL = P.

  • C.

    A = P.

  • D.

    A = PL.

  • E.

    A = P + PL.

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