Lista completa de Questões de Matemática do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que se desperte, nos alunos, interesse sobre o estudo mais detalhado da proporcionalidade, o professor poderá propor, por exemplo, a
construção de uma maquete do prédio da escola.
elaboração de um jogo de tabuleiro com o estudo das possibilidades de vencedor.
construção de vários sólidos geométricos com a relação entre seus vértices, faces e arestas.
construção de um diagrama que relacione alguns números compostos a seus divisores.
construção de diferentes tipos de triângulos e calcular a sua área.
Os blocos temáticos que os conteúdos disciplinares de Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio são:
números e geometria.
geometria, representação de dados e tratamento da informação.
números, geometria e medidas.
números, geometria e tratamento da informação.
números, tratamento da informação, geometria e medidas.
Matemática - Aritmética e Algebra - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
O produto do MDC pelo MMC de dois múltiplos sucessivos de 7 é 2058. O menor desses números é
49
42
35
56
63
As dimensões de um paralelepípedo retângulo formam uma progressão geométrica. Se o volume desse paralelepípedo é igual a 216 e a sua área total é igual a 252, a menor dimensão desse paralelepípedo é
4
9/2
5
6
3
Matemática - Sistemas Lineares - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
O sistema do Anexo III tem soluções diferentes de (x, y, z) = (0,0,0) se
m = 1 ou m = 2 ou m = 2.
m = 2 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 3 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 3 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 1 ou m = 2 ou m = 2.
Matemática - Aritmética e Algebra - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
x2 + px + 36 = 0
Considere a equação do Anexo II, com raízes x1 e x2. Para que se tenha a relação 1/x1 + 1/x2 = 5/12, o valor de p na equação deverá ser
Dados: a/b, lê-se a dividido por b = fração
18
-15
-21
-27
-32
Célia pesquisou sobre o custo para cobrir o piso da cozinha de sua casa, que se encontra ilustrado no Anexo I, com peças quadradas de cerâmica com 20 cm de lado.
Após fazer as contas, Célia verificou que só poderia comprar metade das peças necessárias para cobrir a totalidade do piso. Dessa forma, Célia comprou
224 peças
235 peças
216 peças
249 peças
252 peças
Se a e b correspondem aos valores que atendem simultaneamente às equações 2ª + 3b = 17 e 2a+2 3b 1 = 29, então o valor de (2b)a é igual a
12.
16.
32.
36.
64.
Seja Ω o espaço amostral associado a um experimento, tome os eventos A e B referentes ao espaço amostral e seja P a probabilidade. Acerca dessa situação, assinale a alternativa correta.
A função-objetivo do modelo a ser utilizado é dada por
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