Questões de Matemática do ano 2012

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Na construção do raciocínio matemático, pode-se dizer que a atitude adequada do professor, em relação ao uso do material concreto, decorre de

I. os educadores buscarem meios de fazer a criança explorar o mundo à sua volta.

II. ele conceber o ensino de matemática nas séries iniciais como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio.

III. proporcionar às crianças oportunidades de praticar relações comerciais (compras, pagamentos, trocas), para desenvolver a capacidade de resolver problemas matemáticos.

IV. não oferecer aos alunos materiais diversos que sujariam e bagunçariam o ambiente da sala de aula.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Sobre a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano, analise as assertivas abaixo.

I. As grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as atividades realizadas pela sociedade, dessa forma, desempenham papel importante no currículo.

II. Só é possível trabalhar com situações do cotidiano depois de os conhecimentos matemáticos envolvidos nessas situações terem sido amplamente estudados pelos alunos.

III. Embora as situações do cotidiano sejam fundamentais para conferir significados a muitos conteúdos a serem estudados, é importante considerar que esses significados podem ser explorados com as questões internas da própria Matemática.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Um professor, ao propor a seus alunos um estudo comparativo dos sistemas de numeração, pretende relacionar a Matemática com um dos temas transversais. Assinale a alternativa que apresenta este tema transversal.

  • A.

    Ética.

  • B.

    Meio Ambiente.

  • C.

    Trabalho e Consumo.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

Quatro agentes de apoio à saúde sob a supervisão de um farmacêutico dividem a tarefa de controle de medicamentos em partes inversamente proporcionais ao tempo de serviço. Se para esta tarefa são dispensadas 154 horas por mês, e os tempos de serviço são 2, 3, 4 e 5 anos, então o agente que tem menos tempo de serviço dedica

  • A.

    60 horas por mês para esta tarefa.

  • B.

    55 horas por mês para esta tarefa.

  • C.

    45 horas por mês para esta tarefa.

  • D.

    40 horas por mês para esta tarefa.

Os resultados de uma pesquisa censitária para uma determinada localidade foram os seguintes:

20% das mulheres não tinham filhos,

30% tinham um filho,

30%, dois filhos, e as restantes se dividiam igualmente em três e quatro filhos.

Nessa localidade, a variância do número de filhos é

  • A. 1,44
  • B. 4,88
  • C. 6,28
  • D. 8,22
  • E. 10,80

Uma pesquisa por amostragem foi planejada para estudar duas variáveis: o valor gasto em média em pesquisas e a possibilidade de a área de tecnologia ser a área de interesse do pesquisador. Foi selecionada uma amostra aleatória de 20 pesquisadores, e os resultados foram:

• o valor gasto por pesquisador foi, em média, R$ 2.800,00, com desvio padrão de R$ 300,00;

• 10 pesquisadores declararam interesse na área de tecnologia. Considere o tamanho da amostra para que a margem de erro do valor gasto, em média, por pesquisador não ultrapasse R$ 30,00, e, ao mesmo tempo, a margem de erro da proporção de pesquisadores que se interessam por tecnologia não seja maior que 5%.

Com o nível de confiança de 95%, esse tamanho deverá ser, no mínimo, de

  • A. 40
  • B. 78
  • C. 385
  • D. 439
  • E. 785

 

Se as iterações do método simplex começarem em P1 e terminarem em P8 (solução ótima), qual dos caminhos é legítimo para o algoritmo simplex?

  • A. De P1 para P8
  • B. De P1 para P4 e de P4 para P8
  • C. De P1 para P2, de P2 para P3 e de P3 para P8
  • D. De P1 para P3, de P3 para P5 e de P5 para P8
  • E. De P1 para P2, de P2 para P1, de P1 para P6 e de P6 para P8

Considere a formulação de um problema de programação linear em notação matricial

O problema dual dessa formulação pode ser representado por

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O conjunto de restrições é formado pelas desigualdades:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A função objetivo do modelo de programação linear que determina a produção diária de cada um dos três modelos para maximizar o lucro é

  • A. Z = 8x1 + 4x2 + 6x3
  • B. Z = 14x1 + 6x2 + 12x3
  • C. Z= 8x1 + 8x2 + 10x3
  • D. Z = 14x1 + 8x2 + 8x3
  • E. Z = 6x1 + 8x2 + 4x3
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