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Na Matemática, o conceito de função é freqüentemente utilizado para a modelagem de situações-problema reais. Com respeito a funções tradicionais e bem conhecidas, julgue os itens subseqüentes.
Sabendo que tg = , então a altura do muro representado na figura abaixo é igual a 3 m.
Na figura abaixo, AT é tangente à circunferência de centro O no ponto A. Sabendo-se que a tangente AT faz um ângulo de 55º com a corda AB, podemos afirmar que o ângulo AÔB, em graus, mede:
No triângulo retângulo abaixo, o valor do sen a é
Os sábios gregos relacionaram os Números Naturais com as formas geométricas. Para exemplificar, a seguir é apresentada a seqüência de quantidades que formam triângulos eqüiláteros, sendo chamados de números triangulares: 1, 3, 6, 10, ... . Observando-se a seqüência, pode-se afirmar que a opção que apresenta o oitavo número triangular é:
28
36
38
42
44
Um valor de x tal que (senx)(cosx)= é:
100
150
200
250
Sendo tg x = 3, qual o valor da expressão: cos2x + sen2x. sec2x + sen2x ?
10
9
4
3
2
Um engenheiro deseja medir a largura de uma avenida num momento de grande movimento. Não podendo efetuar a medida diretamente, ele utiliza um teodolito e uma trena. Posicionando-se de um dos lados da avenida (ponto B) ele usa um poste como ponto de referência do outro lado (ponto A), desloca-se perpendicularmente à linha reta que liga o poste ao ponto B, por 5m (até o ponto C) e mede o ângulo entre sua nova posição e o poste referência, obtendo 55o, como demonstra o esquema abaixo:
O engenheiro consulta a seguinte tabela:
Qual a largura da avenida?
2,86m
4,10m
5,15m
7,14m
8,16m
O valor de cos 240º é igual a:
- 1 2
1 2
- v3 2
v3 2
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