Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 36 anos, nativo da Espanha, apresenta sinais de agitação. Relata em consulta sintomas de ansiedade e humor deprimido . Estes sintomas interferem moderadamente na sua atividade diária. Sem história psiquiátrica prévia, começou a acorrer após a morte de seu irmão mais velho com quem ele tinha uma forte ligação. Indique quais dos seguintes diagnósticos é apropriado:
Após o diagnóstico de um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é seguido os critérios do DSM-IV e antes de iniciar o tratamento com psicoestimulante a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente propõe a criação de
Paciente, masculino, 31 anos de idade, sem antecedentes psiquiátricos deu entrada no serviço de urgência apresentando agitação e ansiedade. Dois dias atrás, paciente referiu ter tido a mesma crise e há uma semana atrás terminou seu relacionamento conjugal. Observando o enunciado, diga qual dos diagnósticos está de acordo com a queixa do paciente:
Analise as afirmativas abaixo, referentes ao conceito de normalidade em psicopatologia:
I- A Organização Mundial de Saúde define a saúde como o completo bem estar físico, mental e social.
II- O critério de normalidade como ausência de doença é falho, pois se baseia em definição negativa.
III- O critério estatístico aponta que normalidade é aquilo que se observa com mais frequência.
IV- Os critérios para se definir normalidade vão depender de opções filosóficas, pragmáticas e ideológicas do profissional.
Estão corretas as afirmativas
Em relação ao diagnóstico em psicopatologia, NÃO se pode afirmar que
As três regras de ouro da entrevista em saúde mental associam as características do paciente com o tipo de entrevista mais adequado, possibilitando uma boa condução do exame inicial. Considerando estes princípios, numere a coluna II de acordo com a coluna I:
A sequência correta é
J., sexo feminino, 30 anos, dá entrada em serviço médico de urgência, apresentando leve rebaixamento do nível de consciência, desorientação temporoespacial, ansiedade e agitação psicomotora, dificuldade de concentração, perplexidade, discurso confuso e alucinações visuais.
Esses sintomas caracterizam quadro de
Analise as seguintes associações entre os transtornos mentais e as correspondentes alterações da atenção:
I- Depressão hipoproxesia
II- Esquizofrenia forte distraibilidade
III- Quadros maníacos hipovigilância e hipertenacidade.
IV- TOC hipotenacidade e hipervigilância.
Estão corretas as afirmativas
M., sexo masculino, 72 anos, apresentando alucinações visuais proeminentes, declínio cognitivo, flutuação do nível de consciência e sintomas extrapiramidais. As alucinações ocorrem tipicamente no final do dia, associadas à alteração da consciência, transtornos do sono e sonhos vívidos.
O diagnóstico mais provável é
Analise as seguintes associações entre as patologias e os fenômenos alucinatórios correspondentes:
I- Alucinações autoscópicas ocorrem em síndromes psico-orgânicas e esquizofrenia.
II- Alucinações cenestésicas ocorrem em formas graves de histeria.
III- Alucinações gustativas são características de quadros orgânicos.
IV- Alucinações táteis são frequentes na esquizofrenia, nos quadros histéricos, no delirium tremens e nas psicoses tóxicas (cocaína).
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...