Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Klaus Conrad, o estágio de desenvolvimento da esquizofrenia no qual o paciente descreve uma sensação de estranheza e tensão em relação ao ambiente nunca antes experimentada é chamado de:
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso clínico em questão, quanto maior a distância entre a segunda bulha cardíaca e o estalido de abertura da mitral, maior será a pressão no interior do átrio esquerdo.Com relação às doenças que acometem o esôfago, julgue os próximos itens. Na monilíase esofágica grau I (classificação de Kodsi), há presença de placas brancas elevadas maiores que 2 mm, com hiperemia, sem edema ou ulceração.
Com relação à doença de Parkinson e ao parkinsonismo atípico, julgue os itens subsequentes. O parkinsonismo induzido por drogas pode persistir por semanas ou meses após a retirada da droga causadora.
Em 13 de julho de 1990, foi aprovada a Leio n 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a partir do qual os mesmos passaram a gozar de amplos direitos de proteção de integridade física e psicológica, lazer e bem-estar, devendo ser amparados pela família, a comunidade e o Estado. Com relação ao ECA, julgue os itens a seguir. Os estabelecimentos de atendimento à saúde da criança e do adolescente, exceto as unidades de terapia intensivas neonatais e pediátricas, deverão proporcionar condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável em caso de internação de criança ou adolescente.
Gestante, 36 anos de idade, compareceu à emergência obstétrica com queixa de diminuição da movimentação fetal. Estava grávida pela quarta vez e não fazia pré-natal. Seus três filhos anteriores nasceram com pesos abaixo de 2.500 g. Não sabia a DUM, mas já tinha sentido o feto se movimentar há mais de um mês. Ontem à noite, envolveu-se em uma briga por drogas e relata ter recebido uma pancada no abdome. Ao exame físico, observou-se altura uterina de 25 cm.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Observa-se o sinal de spalding (cavalgamento dos ossos do crânio) pelos raios X, mas a ecografia é o melhor método para diagnóstico de feto morto.Paciente do sexo feminino, 52 anos de idade, dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros, com evolução de dois dias, iniciadas em membros inferiores (MMII), associadas a fraqueza iniciada naquele dia. Revela quadro de gastroenterite com sangue e muco há 15 dias antes do início dos sintomas atuais. O exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII, e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações neurológicas; sinais vitais normais. Há sete anos, teve os mesmos sintomas neurológicos, mas não lembra o respectivo tratamento. Na admissão, TC de crânio e punção lombar estavam normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Proteína de Shiga deve ser pesquisada.Paciente de 40 anos de idade, G2C2, casada, ciclos menstruais regulares, MAC laqueadura tubária em 2014. Aflita, consulta o médico generalista, trazendo ecografia transvaginal, na qual se evidenciou imagem nodular de 2,3 cm x 2,5 cm, sugestiva de leiomioma subseroso. Apresenta endométrio homogêneo de 0,5 cm e ovários sem particularidades. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Deve-se informar a paciente que ela pode apresentar menometrorragia em razão da localização do mioma.
Uma paciente com trinta e dois anos de idade, solteira, procurou atendimento no ambulatório de psiquiatria queixando-se de dificuldades para se concentrar no trabalho e de falta de energia/disposição. Relatou que, desde a adolescência, sempre se sentiu tristonha, tímida e calada. Em situações sociais, nunca se sentia à vontade, exceto quando já conhecia bem as pessoas. Na última semana, estava mais angustiada por ter recebido uma crítica de um colega no trabalho. Não havia relato de sintomas maníacos ou hipomaníacos. Negou o uso de substâncias psicoativas. Os exames clínicos e laboratoriais não mostraram alterações.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico mais provável para a paciente é transtorno depressivo persistente (distimia).Com relação à artrite reumatoide (AR), julgue os próximos itens. O uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) é contraindicado para a redução da inflamação nos casos de AR, devendo-se optar pela prescrição de glicocorticoides.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...