Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da miastenia gravis (MG), julgue os itens que se seguem. Pacientes com MG podem apresentar, como comorbidade, outra doença autoimune como, por exemplo, a artrite reumatoide.
Paciente é trazido ao psiquiatra pelo filho para avaliação diagnóstica. O filho relata que o pai, já há alguns anos, começou a ter esquecimentos, que foram piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de não mais reconhecer objetos, como o controle remoto, e já ter tido um episódio em que se perdeu no bairro após terem deixado o portão aberto. Afirma que ultimamente o pai só fica em casa e não consegue mais fazer atividades que costumava fazer antes, como aguar o jardim.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos (médicos) a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A memantina é um antagonista não competitivo dos receptores NMDA, atuando nos receptores de glutamato e diminuindo a excitotoxicidade neuronal provocada por esse aminoácido.Considere hipoteticamente uma criança de 7 anos de idade, do sexo feminino, vítima de acidente automobilístico, que foi projetada para fora do veículo. Chega em maca rígida, com colar cervical, irresponsiva, Glasgow 6, recebendo oxigenoterapia por máscara não reinalante. Apresenta sinais de esforço ventilatório, murmúrio vesicular abolido e hipertimpanismo, à esquerda, em que se observa ferimento perfurante no tórax. Apresenta-se taquicárdica, hipotensa e com pulsos finos. Há deformidades em perna direita, braços e maxilar; Sat O2 de 70%.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
É provável a presença de pneumotórax à esquerda, e deve-se proceder à cobertura do ferimento perfurante com curativo de três pontos.Primigesta de 24 semanas realiza ultrassonografia morfológica e descobre estar grávida de gêmeos. Trata-se de gemelares dicoriônicos e diamnióticos. O crescimento fetal encontra-se no percentil 50.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A situação encontra-se associada ao aumento de paralisia cerebral.Certo homem de 40 anos de idade foi ao consultório médico apresentando cefaleia intensa, alterações visuais e diminuição da libido há três meses. Nega história de uso de antidepressivos ou situações de estresse agudo. Levou exames de testosterona livre e total, além de PSA dentro dos limites da normalidade.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Bromocriptina é um agonista da dopamina, entretanto, em macroadenomas, o respectivo uso tem demonstrado baixos índices de redução tumoral e melhora da prolactina sérica.Paciente de 28 anos de idade, nuligesta, casada, ciclos menstruais regulares, nega uso de métodos anticonceptivos, pois deseja gestar. Foi encaminhada ao serviço de patologia cervical; trouxe resultado de citopatológico apresentando LIEAG e colposcopia com biópsia evidenciando NIC III. A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir. Deve-se indicar imunização com vacina contra o HPV bivalente.
Acerca de aspectos relacionados à psicopatologia das doenças mentais, julgue os itens subsequentes. O conceito de transferência envolve projeções do médico sobre o paciente.
Uma paciente com vinte e cinco anos de idade, previamente hígida, foi admitida no pronto atendimento apresentando, havia dois dias, quadro de disúria, polaciúria, urina de odor fétido, além de temperatura de 38,8 ºC. A paciente negou a ocorrência de episódios prévios semelhantes. No exame clínico, ela apresentou-se letárgica, sonolenta, taquipneica, afebril, desidratada ++/++++, com frequência cardíaca de 108 bpm, pressão arterial de 87 mmHg × 66 mmHg e frequência respiratória de 33 irpm. O exame cardiovascular não mostrou qualquer alteração. O exame pulmonar revelou ausculta normal, abdome flácido, dolorido a palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal, Giordano negativo e ruídos hidroaéreos presentes. Os membros inferiores estavam com pulsos finos, sem edemas ou sinais de trombose. Os exames laboratoriais mostraram: hemoglobina = 13,4 g/L; hematócrito = 41%; contagem de leucócitos = 23.000, com 7% de bastonetes; contagem de plaquetas = 234.000; lactato = 1,87 mg/dL; EAS com densidade de 1.025, proteínas ausentes, 30.000 leucócitos por campo, flora bacteriana +++ e nitrito positivo.
A partir do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
Em casos como o da paciente em questão, a Escherichia coli é o mais provável agente etiológico responsável pela infecção.Um homem vítima de politraumatismo após acidente automobilístico foi levado pelos bombeiros ao serviço de emergência de um hospital apresentando insuficiência respiratória. No exame físico inicial, observou-se um provável hemotórax à direita.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A primeira intervenção a ser realizada nesse paciente é a drenagem torácica à direita seguida de controle da via aérea.Paciente, sexo masculino, 74 anos de idade, vem apresentando episódios de confusão mental nos últimos dois meses. Eventualmente se esquece de tomar os remédios dele. Repete muitas vezes as mesmas histórias e não lembra os nomes dos netos mais distantes. Anda apático, desanimado e com períodos de irritabilidade. O filho resolve levar o paciente a consulta com o geriatra.
Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O miniexame do estado mental (MEEM) é um dos métodos de triagem para demência mais utilizado em todo o mundo, por apresentar adequada sensibilidade e especificidade. Como vantagens, incluem-se a facilidade e o tempo curto para aplicação, a concisão e a baixa variabilidade entre examinadores. Há ainda alta sensibilidade para detecção do comprometimento cognitivo leve.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...