Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 57 anos de idade, G1P1, menarca aos 14 anos, menopausa aos 52, viúva, nega coito. Apresenta sangramento vaginal, iniciado há três meses. Nega patologias prévias, alergias, tabagismo e uso de TRH. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A causa mais frequente de sangramento na pós-menopausa é o câncer endometrial.
A respeito das emergências psiquiátricas, julgue os itens a seguir. Quadro conversivo não é considerado emergência psiquiátrica, uma vez que não traz risco de morte ao paciente.
Acerca da doença renal crônica (DRC) e dos diversos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsequentes. Pacientes nas fases finais da DRC podem manifestar como complicações anemia hipocrômica e microcitose, sendo a reposição de ferro a principal base de tratamento.
Um paciente de quarenta e oito anos de idade, com altura de 1,76 m e peso de 94,5 kg, após receber diagnóstico de hipertensão, foi encaminhado a uma consulta com a enfermeira de um serviço de atenção básica. O paciente relatou se sentir bem, negou queixas ou história de doenças pregressas e afirmou que não fuma, mas bebe, em média, duas cervejas aos finais de semana. O paciente informou, ainda, que não faz exercícios físicos regularmente, tem trabalho sedentário e que sua mãe morreu por acidente vascular encefálico aos sessenta e cinco anos de idade. No consultório, o paciente apresentou pressão arterial de 156 mmHg × 96 mmHg no membro superior esquerdo e 152 mmHg × 98 mmHg no membro superior direito e estava afebril. Não foram encontradas outras alterações no exame físico. Na estratificação de risco cardiovascular pelo escore de Framingham, foi classificado no risco intermediário.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Durante consulta para a estratificação de risco cardiovascular, a enfermeira estimou o risco de o paciente sofrer uma doença arterial coronariana nos próximos dez anos.Com relação às doenças que ocorrem no esôfago, julgue os itens subsequentes. O adenocarcinoma é um tipo de tumor maligno de esôfago predominantemente detectado em pacientes com sobrepeso e refluxo gastroesofágico.
Paciente, sexo feminino, 73 anos de idade, acordou pela manhã com alteração da marcha e dificuldade de mobilizar a perna direita. A filha levou-a à emergência, mas ela apresentou melhora do sintoma espontaneamente, sem necessitar de tratamento.
Considerando esse caso clínico e a patologia causadora desse evento, julgue os itens a seguir.
A presença de infartos cerebrais assintomáticos e lesões hiperintensas da substância branca em exames de imagem aumentam fortemente o risco de AVC isquêmico subsequente, de forma independente de outros fatores.A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é umas das principais causas de dispneia na prática médica. Sobre o DPOC, é correto afirmar que
Bebê com Insuficiência cardíaca congestiva (ICC), taquidispneia; pulso rápido e fino, hipofonese de bulhas, sudorese e palidez cutânea mucosa, extremidades frias, estertoração pulmonar, com laudo do RX: cardiomegalia e sinais de congestão venocapilar pulmonar. Após estes sintomas indique a alternativa que a corresponde;
Está correto afirmar em relação à prematuridade, EXCETO:
O antipsicótico associado ao risco mais significativo de agranulocitose é a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...