Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de sessenta e um anos de idade, com histórico de cefaleia latejante intensa, bilateral, de localização frontotemporal, iniciada havia três semanas, foi trazido pela família ao pronto-socorro devido ao agravamento recente desse quadro, incluindo dificuldades para a alimentação devido à dor intensa com a mastigação. O paciente apresentava também deterioração recente da acuidade visual.
Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
A velocidade de hemossedimentação e a dosagem da proteína C reativa são exames laboratoriais indicados para esse caso.Paciente é trazido ao psiquiatra pelo filho para avaliação diagnóstica. O filho relata que o pai, já há alguns anos, começou a ter esquecimentos, que foram piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de não mais reconhecer objetos, como o controle remoto, e já ter tido um episódio em que se perdeu no bairro após terem deixado o portão aberto. Afirma que ultimamente o pai só fica em casa e não consegue mais fazer atividades que costumava fazer antes, como aguar o jardim.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos (médicos) a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A avaliação neurológica em pacientes com demência frontotemporal, um diagnóstico diferencial do transtorno descrito, costuma revelar história de acidente vascular cerebral e (ou) de episódios isquêmicos transitórios, além de sinais indicativos de infartos cerebrais.Determinada paciente de 6 anos de idade, parda, com diagnóstico de anemia falciforme há 2 anos, apresenta, há oito dias, quadro álgico intenso em região paraesternal: dor intensa, intermitente, sem irradiação, e que não cede com analgésicos. Há quatro dias, apresenta febre diária e tosse produtiva. Ao exame físico, mostra-se hipocorada, anictérica e afebril. Ausculta cardíaca normal, taquicárdica; ausculta pulmonar com murmúrio rude, roncos e sibilos difusos. Abdome indolor e plano, fígado palpável a 2 cm, e baço a 3 cm do rebordo costal.
Considerando a hipótese clínica apresentada e as complicações agudas da doença falciforme, julgue os itens a seguir.
O sequestro esplênico é uma complicação muito comum na infância, caracterizada por aumento do volume do baço, queda dos níveis de hemoglobina, sinais de anemia e hipovolemia.Secundigesta comparece à consulta com 31 semanas de gestação, relatando sangramento leve, via vaginal, e contrações. Ao exame físico, observa-se dinâmica uterina de três em 10 minutos, BCF de 150 bpm e toque vaginal com colo fino e 3 cm de dilatação.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
É necessário prescrever sulfato de magnésio, caso haja indicação de nascimento.Paciente do sexo feminino, 64 anos de idade, leucoderma, com sintomas há 35 anos de início, possuía edema bipalpebral e ceratoconjuntivite seca, perda do contorno labial com semimucosa labial ressecada, edema e manchas nos membros superiores, mucosa eritematosa, xerostomia e edentulismo, língua seca, despapilada e fissurada. Foi realizado teste de Schirmer, que demonstrou baixa produção lacrimal, e solicitado fator reumatoide que veio com valor de 75 (normal até 20). FAN veio negativo.
Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir.
Hipertensão pulmonar é comum na doença.O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de afeto, vínculo, proteção e nutrição para a criança, e constitui a mais econômica, sensível e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite, ainda, um grandioso impacto na promoção da saúde integral do binômio mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade. Com base nas características do leite materno e nos benefícios do ato de amamentar, julgue os itens a seguir. O neonato que se encontra com a boca bem aberta, lábio inferior evertido, queixo tocando a mama e aréola materna mais visível acima da boca do bebê do que abaixo apresenta sinais de uma pega efetiva.
A respeito das emergências psiquiátricas, julgue os itens a seguir. É correto o uso de haloperidol e diazepan para o tratamento de pacientes com delirium tremens.
Acerca da doença renal crônica (DRC) e dos diversos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsequentes. A DRC é caracterizada por queda abrupta da taxa de filtração glomerular, geralmente reversível se diagnosticada precocemente.
Um paciente de trinta e dois anos de idade foi submetido a uma colecistectomia por videolaparoscopia. Algumas horas após a cirurgia, a enfermeira de plantão foi chamada, pois o paciente queixava-se de dor abdominal. No exame do paciente, detectou-se expressão facial de dor, queda da hemoglobina de 3 g/dL em relação ao valor do período pré-operatório, frequência cardíaca de 135 bpm, frequência respiratória de 30 irpm e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg. O débito urinário foi de 120 mL nas últimas oito horas. A monitorização da saturação arterial de oxigênio (SaO2), à beira do leito, indicava 85% em ar ambiente.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
De acordo com a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, a enfermeira poderá elaborar os diagnósticos de dor aguda, volume de líquidos deficiente e retenção urinária.Acerca da miastenia, julgue os itens a seguir. Pacientes com timoma podem desenvolver síndromes paraneoplásicas, como a aplasia pura da série vermelha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...