Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das seguintes opções, qual NÃO é uma causa de epilepsia?
São fatores de risco para gravidez ectópica, EXCETO:
A fibrilação atrial (F.A.) que termina espontaneamente, sem ação de fármacos ou necessidade de cardioversão elétrica, que geralmente são episódios que duram menos de 7 dias, frequentemente menos que 24 horas, podendo ou não apresentar recorrências. Estamos falando da F.A.:
Um quadro de demência, diarreia e dermatite bilateral e simétrica em áreas expostas ao sol em um paciente gravemente desnutrido é provavelmente causado por deficiência de vitamina:
No que se refere ao ecodopplercardiograma, julgue os próximos itens. Na insuficiência mitral reumática, a regurgitação valvar é bastante semelhante à encontrada na estenose mitral e o diagnóstico diferencial é difícil de ser feito pela presença de sobrecarga volumétrica do ventrículo esquerdo presente em ambas as patologias.
A respeito dos tumores malignos do trato gastrointestinal, julgue os itens que se seguem. O tumor carcinoide gástrico caracteriza-se por aspecto polipoide e é considerado de boa evolução, podendo ser tratado com remoção endoscópica.
Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, é trazida ao psiquiatra pela mãe após sentir-se mal durante apresentação de um trabalho na faculdade. A paciente, que está no segundo ano do curso de jornalismo, relata que não foi a primeira vez que sentiu esse mal-estar e que esses episódios já ocorrem há anos, sempre que ela tem que falar em público ou escrever na frente de outra pessoa. Nega outras queixas.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Timidez normal, agorafobia, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, mutismo seletivo, transtorno dismórfico corporal e transtorno delirante podem ser diagnósticos diferenciais desse transtorno.Um lactente de 9 meses de idade, sexo masculino, a termo, com peso adequado e calendário vacinal em dia, há dois dias, apresentava febre alta, inapetência, vômitos e irritabilidade, sem sintomas respiratórios. Há algumas horas, apresentou episódio de cianose periférica e hipotonia, e foi verificada temperatura axilar de 38,7 °C. No momento da consulta, apresentava-se afebril, hipocorado, hipoativo, taquicárdico, com mucosas secas e turgor da pele diminuído; sem sinais de desconforto respiratório, peritonismo ou meningismo; oroscopia e otoscopia normais, bem como a ausculta torácica. Diante de quadro de desidratação e febre sem foco ao exame físico, foram realizados hemograma, hemocultura, exame qualitativo de urina e urocultura coletados por cateterismo vesical. O hemograma evidenciou leucocitose com desvio à esquerda, e a análise de urina mostrou presença de 40 piócitos por campo, além de cilindros piocitários, nitrito positivo e Ph alcalino.
Com base na hipótese clínica apresentada, e a respeito das infecções do trato urinário na infância, julgue os itens a seguir.
A cintilografia renal estática com DMSA é útil na detecção de cicatrizes renais irreversíveis, e recomenda-se que seja feita, no mínimo, quatro meses após a resolução da ITU.Paciente, 39 anos de idade, vai à emergência por apresentar quadro de dor abdominal baixa de início súbito, sangramento via vaginal e histórico de uso irregular de métodos contraceptivos. Esteve internada, há seis meses, para tratamento de pelviperitonite com boa resposta aos antibióticos. Ao exame, o colo apresentava-se fechado; o sangramento era em pequena quantidade. Foram solicitados exames.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Um β-HCG sérico de 250.000 é forte marcador de neoplasia trofoblástica gestacional.Homem de 55 anos de idade, tabagista, hipertenso, diabético, vem apresentando, há um mês, episódios de dor torácica que duram cerca de 10 minutos, em aperto, que aliviam com o repouso. Nega histórico familiar de doenças cardiovasculares. Faz uso de enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, e metformina 850 mg uma vez ao dia. Foi ao médico em razão de dores torácicas. Na consulta, o paciente estava sem dor, e foi realizado o seguinte ECG:
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente deve ter terapia com antiagregação plaquetária.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...