Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente feminina, de três anos de idade, foi atendida em consulta na unidade básica de saúde com histórico de tosse há 48 horas e febre de 38,8 ºC. Ao exame físico, apresentou ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes na base do hemitórax direito, FR = 44 irpm e SO2 = 96%. Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir. A internação hospitalar e o tratamento com antimicrobianos endovenosos são a escolha mais adequada para essa paciente, considerando o diagnóstico como pneumonia comunitária.
No que diz respeito aos transtornos do humor e seus tratamentos, julgue os itens que se seguem. O emprego de estimulação elétrica por corrente contínua não foi aprovado no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina.
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens a seguir. A monoterapia contínua com corticosteroides inalados é o tratamento indicado para pacientes com DPOC e VEF1 (volume expiratório forçado no 1.º segundo) inferior a 80% do previsto.
A icterícia neonatal é um dos problemas mais frequentes nesse período de vida da criança e é expressa, clinicamente, por hiperbilirrubinemia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O recém-nascido que recebeu aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida e que apresenta déficit de sucção e(ou) baixa oferta láctea associados à perda de peso e à desidratação pode apresentar hiperbilirrubinemia causada por aumento da circulação enterohepática da bilirrubina e por sobrecarga dessa nas células hepáticas.
Julgue os itens subsequentes, com relação à vasectomia. Depois do procedimento, o casal deverá idealmente adotar algum método contraceptivo, até que seja realizada a verificação laboratorial de azoospermia.
No que se refere à pneumonia com derrame pleural, julgue os itens subsecutivos. A confirmação da presença de uma lâmina de derrame pleural maior que 1 cm nos raios X do tórax em decúbito lateral (laurell) exige a realização de toracocentese diagnóstica.
Paciente de 50 anos de idade procurou atendimento médico por quadro persistente de febre baixa, emagrecimento, dor lombar. Refere que iniciou com hematúria. Ao exame físico, tinha punho percussão lombar e dor no flanco direito. Seu médico solicitou um ultrassom que demonstrou nódulo no rim direito. Em seguida, foi realizada uma tomografia computadorizada de abdome e pelve, evidenciando um processo expansivo no rim direito, de contornos irregulares, com calcificação no interior, medindo 6,0 cm x 4,0 cm x 5,0 cm, com importante realce à injeção do contraste. Além disso, havia linfonodomegalia retroabdominal. Foi realizado nefrectomia total à direita, que demonstrou, no anatomopatológico, histologia compatível com carcinoma de células claras.
Considerando essa hipótese clínica e os conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Hipercalcemia e amiloidose são consideradas síndromes paraneoplásicas nessa patologia, entretanto raras.As três formas mais comuns de infecção do trato urinário em uma criança são:
Os achados ultrassonográficos das lesões de mama podem ser classificados de acordo com um sistema internacional de dados e laudos, chamado BI-RADS® (Breast Imaging Reporting and Data System). Em relação ao BI-RADS®, está correto afirmar, EXCETO:
Dentre os procedimentos recomendados para a medida da pressão arterial, o paciente preferencialmente precisa ter obedecido a alguns cuidados. Qual NÃO está de acordo com uma boa aferição da PA?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...