Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente apresenta indícios de hipovitaminose A, sendo indicada uma biópsia na lesão bucal.Paciente feminina, 62 anos, comparece à consulta queixando‐se de dor crônica e progressiva nos dedos das mãos, de inicio há quatro anos, e limitação dos movimentos. Relata estar preocupada pois sua mãe e sua avó também se queixavam de dores parecidas. Ao exame observa‐se expessamento das articulações. Paciente sem outras queixas e sem doenças de base. A principal hipótese diagnóstica é:
A respeito do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A paracentese tem valor diagnóstico e terapêutico.Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. Na nefropatia da membrana basal fina (hematúria familiar benigna), as infecções de vias aéreas respiratórias superiores não alteram a intensidade da hematúria.
Acerca dos transtornos neurotóxicos relacionados à exposição ocupacional ou ambiental de agentes químicos, julgue os itens que se seguem. As parestesias que ocorrem em trabalhadores expostos aos piretroides são atribuídas à atividade repetitiva nas fibras sensitivas como resultado do prolongamento da abertura dos canais de sódio durante a fase excitatória da membrana.
No que concerne à esofagite eosinofílica, julgue os itens que se seguem. A esofagite eosinofílica é caracterizada por disfagia associada à histologia de mucosa esofágica com infiltrado eosinofílico denso.
Com relação à topografia anatômica e seu emprego no estabelecimento de diagnósticos, julgue os seguintes itens. O cisto tireoglosso sempre se apresenta como nodulação na linha cervical média superior.
Uma paciente de sessenta e três anos de idade, com antecedente de doença aterosclerótica arterial coronária, dislipidemia, sedentarismo e hipertensão arterial sistêmica, compareceu ao ambulatório para um exame periódico. A paciente estava assintomática e relatou uso regular de atenolol e ácido acetil salicílico nas doses diárias de 50 mg e 100 mg, respectivamente. Ao exame físico, a paciente apresentou peso de 93 kg, altura de 1,65 m, circunferência abdominal de 99 cm, pressão arterial de 152 mmHg × 94 mmHg (posição sentada, média de três aferições), frequência cardíaca de 62 bpm e o restante do exame físico não apresentou alterações. Os exames complementares revelaram creatinina de 0,9 mg/dL, albuminúria (em amostra isolada de urina) de 118 mg de albumina por grama de creatinina, colesterol total de 190 mg/dL, HDL-colesterol de 32 mg/dL, LDL-colesterol de 114 mg/dL, triglicérides de 220 mg/dL e glicemia, em jejum, igual a 101 mg/dL. O eletrocardiograma apresentou resultado dentro da normalidade.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
No caso em apreço, a paciente deverá ser estratificada pelo escore de risco de Framingham quanto à probabilidade de ocorrer infarto do miocárdio ou morte, a fim de se estabelecer a necessidade de exames invasivos.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O distúrbio acidobásico consiste em uma acidose metabólica com anion GAP aumentado.Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O reflexo de Moro já deveria ter desaparecido nessa criança, que deveria ser capaz de fixar o olhar e apresentar sorriso social.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...