Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente masculino, 60 anos, aposentado, comparece à consulta com queixa de dor lombar aguda, de grande intensidade, que iniciou pela manhã no dia anterior e irradia para membros inferiores. Relata exacerbação da dor com esforço e melhora ao deitar. Atualmente, está realizando uma reforma em sua residência, porém a dor vem lhe atrapalhando muito, principalmente ao carregar sacos de cimento, relata que antes do aparecimento da dor, não necessitava de ajuda para estes procedimentos de manipular materiais pesados, e que vinha realizando‐os diariamente. Nega emagrecimento, demais sistemas preservados. Ao exame: manobra de Laségue positiva. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Com relação à sepse, julgue os itens a seguir. A acidemia na sepse se desenvolve por acidose metabólica com ânion gap aumentado, independentemente da causa infecciosa.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. Baixas concentrações de calcitriol aumentam a secreção do PTH por meio de mecanismos diretos e indiretos. Os efeitos indiretos sobre o PTH ocorrem devido à diminuição da absorção intestinal de cálcio, o que resulta em hipocalcemia, que, por sua vez, estimula a secreção de PTH.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico acerca do conhecimento topográfico de lesões do sistema nervoso periférico, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente chegou ao pronto-socorro queixando-se de mão caída. O exame físico revelou fraqueza nos extensores do punho, nos extensores dos dedos e no supinador. Tríceps, bíceps e músculos da mão mostraram-se preservados. Nesse caso, é correto afirmar que há lesão localizada no nervo radial na topografia do sulco espiral do úmero.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. O tabagismo é considerado fator de risco para o desenvolvimento da doença ulcerosa péptica, independentemente da concomitância de infecção por Helicobacter pylori.
A respeito da síntese de hormônios, julgue os itens a seguir. A pré-proinsulina é produzida nas células beta das ilhotas pancreáticas, clivada para proinsulina, que sofre conversão em insulina e peptídio C.
Em relação à vacinação de idosos, julgue o item seguinte. A vacina contra a pneumonia causada pelo pneumococo deve ser feita anualmente, principalmente nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso.
Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O medicamento de escolha para o rápido controle da frequência cardíaca do referido paciente é o digitálico endovenoso.Qual dos seguintes exames laboratoriais NÃO faz parte da rotina complementar mínima para hipertensos?
Acerca dos transtornos do movimento, julgue os itens que se seguem. A doença de Segawa, distonia responsiva à dopamina com flutuações diurnas, está classicamente relacionada, na forma autossômica dominante, a mutações no gene da GTP ciclo-hidrolase I, no cromossomo 14. Esse gene codifica enzima que converte GTP em tetra-hidrobiopterina (BH4), o cofator da enzima tirosina hidroxilase, que é essencial para a síntese de dopamina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...