Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente hipertenso em tratamento, 50 anos, relata que ao acordar pela manhã, observou baixa da acuidade visual bilateral, indolor, que persistiu ao longo do dia. O exame revelou perda de acuidade visual moderada, tensão ocular normal, reflexo ocular apresentando DAR. O exame de confrontação evidenciou escotomas em campo inferior. Motilidade externa e exames externos normais. A fundoscopia revelou borramento difuso. O paciente relatou, ainda, uma queda no dia anterior, após episódio de síncope, em que chocou a parte posterior da cabeça no chão, ficando desacordado por alguns instantes até retornar à consciência. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
No que diz respeito à infecção pelo vírus Ebola, julgue os itens que se seguem. A letalidade da infecção pelo vírus Ebola, até o mês de outubro de 2014, em ambiente hospitalar, foi superior a 50%.
No que se refere às síndromes de Bartter e de Gitelman, julgue os itens que se seguem. O hiperaldosteronismo associado a síndromes de Bartter e de Gitelman é um tipo de hiperaldosteronismo secundário, resultante do aumento de renina induzido pela contração de volume.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico relacionado a transtornos do sistema nervoso central, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente chegou à emergência de um hospital queixando-se de embaçamento visual em olho direito. O exame físico do paciente revelou pupila direita midriática com reflexo foto motor direto quase abolido e de acomodação lentificada. A movimentação ocular extrínseca desse paciente mostrou-se normal. Nesse caso, a topografia da possível lesão se encontra no gânglio ciliar direito.
Com relação às doenças dispépticas, julgue os itens que se seguem. É mais comum ocorrer estenose pilórica devido a doença ulcerosa péptica benigna do que secundária a neoplasia gástrica.
Com relação à anatomia humana a serviço do diagnóstico clínico, julgue os itens subsecutivos. O sinal de Cullen em um paciente é indício de hemorragia retroperitoneal.
Entre os passos para se investigar um surto, em uma investigação epidemiológica, estão a definição e a identificação de casos. A propósito da definição de casos, julgue os itens subsequentes. Um caso é considerado secundário quando surge entre os contatos de uma caso primário nas primeiras vinte e quatro horas seguintes ao aparecimento da doença.
Uma paciente de sessenta e seis anos de idade, diabética e hipertensa, compareceu ao consultório médico por apresentar tonturas. Ela informou que fazia uso regular e diário de anlodipino 5 mg e metformina 2 g. Ao exame físico apresentou-se eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 18 irpm; pressão arterial (sentada) de 138 mmHg × 86 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; pressão arterial (ortostática) de 108 mmHg × 70 mmHg; e frequência cardíaca de 74 bpm. No exame neurológico, observou-se redução da sensibilidade nas extremidades distais. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
O acetato de fludrocortisona é o tratamento de primeira escolha para essa paciente.Com o objetivo de auxiliar no abandono do tabagismo, recomenda-se considerar prescrição medicamentosa para fumantes que não tenham contraindicações clínicas para o medicamento, nas seguintes situações, EXCETO
Uma paciente de dezessete anos de idade foi admitida em um hospital apresentando surto psicótico inédito havia trinta dias. Apesar do tratamento com lítio e bloqueador dopaminérgico, sua condição clínica continuou a piorar, com o aparecimento de movimentos estereotipados involuntários nas pernas e alteração do estado de alerta (torpor). Os resultados dos exames foram os seguintes: na ressonância magnética de encéfalo, constatou-se tênue hipersinal na sequência FLAIR (fluid attenuated inversion recovery) sobre ambos os hipocampos; no exame do líquido cefalorraquidiano, observou-se leve hiperproteinorraquia e não havia pleocitose significativa; e, na tomografia da pelve, foi detectado teratoma ovariano.
Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
O provável diagnóstico para essa paciente é encefalite causada por anticorpos anti-NMDA. Esse tipo de encefalite tem as discinesias orofaciais e a disautonomia como algumas de suas manifestações características.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...