Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Caderno de Atenção Básica n.º 5 Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde (2002), trabalhador é toda pessoa que exerce atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e(ou) doméstico. A partir dessas informações, julgue os itens de 116 a 118, acerca da Previdência Social: funcionamento, legislação e conduta médico-pericial. Considere que, devido a complicações, determinado trabalhador necessite prorrogar sua licença para tratamento de saúde de três para seis dias. Nesse caso, o médico-perito poderá conceder a prorrogação mesmo sem novo atestado emitido pelo médico assistente.
Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O declínio da atividade colinérgica é mais acentuado e precoce em pacientes que apresentam esse tipo de quadro clínico, quando comparado ao quadro clínico de demência de Alzheimer.Mulher idosa, comparece ao pronto‐socorro com queixa de perda súbita da visão, tendo o quadro iniciado há algumas horas, não progressivo, estando no momento somente com percepção luminosa. Refere, também, dor ocular intensa de início concomitante a perda visual, com náuseas. Alega ser diabética controlada, nega outras patologias ou traumas. Ao exame, observa‐se hiperemia difusa, com médio‐midríase fixa e tensão ocular aumentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Acerca de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os próximos itens. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, entre os medicamentos recomendados para tratar o TDAH incluem-se estimulantes (lis-dexanfetamina e metilfenidato), atomoxetina, antidepressivos (imipramina, nortriptilina, bupropiona), clonidina e modafinila.
Julgue os itens subsequentes, acerca das recomendações atuais para o tratamento da anemia nos pacientes com doença renal crônica. Pacientes com doença renal crônica em estágios 3, 4 ou 5, não dialíticos, devem receber suplementação de ferro para manter os níveis de ferritina sérica maior que 100 mg/mL e a saturação de transferrina maior que 20%.
Uma criança foi levada ao setor de neurofisiologia para realizar um exame. A anamnese e o exame neurológico realizado por residentes revelaram quadro progressivo de ataxia de marcha e de tronco. As manobras index-nariz e calcanhar-joelho estavam normais.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Síndromes alternas ou do tronco cerebral são frequentes em crianças.A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Os mecanismos fisiopatológicos da DRGE envolvem a hipotonia de esfíncter esofagiano superior e falhas no clearance esofágico do conteúdo ácido.
No que diz respeito ao atendimento às vítimas de violência nos setores de emergências dos hospitais, julgue os itens seguintes. A pacientes com traumatismo craniano, a indicação de entubação orotraqueal é feita com base na escala de coma de Glasgow.
Acerca da diabetes, julgue o próximo item. Em indivíduos com diabetes melito tipo 2, deve-se iniciar o rastreamento da retinopatia diabética no momento do diagnóstico.
Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se recomendar para essa paciente o uso de um inibidor da enzima de conversão da angiotensina com o intuito de preservar a função ventricular esquerda.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...