Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das doenças infecciosas, julgue os itens seguintes. A síndrome de Löefer, que ocorre em pacientes com helmintoses como ascaridíase e ancilostomíase, é caracterizada por tosse, crises asmatiformes, sendo diagnóstico diferencial de asma e pneumonia bacteriana de repetição.
Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), compareceu a consulta de rotina uma semana após ter recebido alta hospitalar. Ela havia passado pela segunda internação por insuficiência respiratória e exacerbação da DPOC nos últimos seis meses. A paciente reclamou de dispneia aos esforços habituais. Os resultados dos exames clínico e laboratoriais não mostraram alterações significativas. A gasometria em ar ambiente revelou pH = 7,40; pCO2 = 42 mmHg; HCO3 = 25 mEq/L; BE = -2 mEq/L; pO2 = 54 mmHg; e SO2 = 86%.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Deve-se recomendar para essa paciente a tripla terapia com formoterol, brometo de tiotrópio e fluticasona inalatórios, medida que contribui para a redução do número de hospitalizações e a melhora da qualidade de vida em pacientes com DPOC.Sobre a febre de origem indeterminada, assinale a alternativa correta.
As gastroenterites bacterianas apresentam prevalência de, aproximadamente, 2 bilhões de casos/ano e são a segunda causa de morte em menores de cinco anos. O diagnóstico laboratorial é feito através de coprocultura, nos casos em que este exame está indicado. Qual agente etiológico das gastroenterites bacterianas está mais relacionado à Síndrome de Guillain‐Barré?
Com relação à neuroanatomia e à semiologia neurológica, julgue os itens a seguir. Durante a fase de apneia, o sinal de Babinski pode aparecer em pacientes que tenham a respiração de Cheyne-Stokes.
A Necrose Tubular Aguda (NTA) pode ser induzida por hipoperfusão renal, nefrotoxinas endógenas e exógenas e, frequentemente, por uma combinação de ambas. A hipoperfusão renal é a causa mais frequente de lesão, levando a NTA na vigência de trauma, cirurgia, hemorragia ou desidratação. Qual das alterações laboratoriais a seguir NÃO é encontrada na NTA?
No que se refere aos problemas musculoesqueléticos verificados na APS, julgue os itens a seguir. A dor cervical associada a questões sociais e laborativas é causada por contraturas involuntárias de um músculo ou um grupo muscular. O tratamento para essa condição clínica é feito com o uso de medicações preventivas e imobilização.
No tocante à regulação da homeostase do potássio, julgue os itens subsecutivos. Em determinadas condições de hipercalemia, a aldosterona liberada atua promovendo aumento na secreção do potássio pelo rim, sem estimular a retenção concomitante de sódio.
Um paciente deu entrada na emergência de um hospital com quadro de vertigem e alteração da marcha. No exame neurológico, ele exibiu dismetria à esquerda, hipoestesia facial esquerda e hipoestesia em dimidio direito, semiptose e miose em olho esquerdo, desvio da rima labial para a direita com sinal de Bell e surdez à esquerda.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, há lesão localizada no território da artéria cerebelar antero-inferior esquerda.A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Para o diagnóstico de DRGE, é essencial o exame de videoendoscopia digestiva alta, pois os sintomas clássicos de pirose e queimação retroesternal não são suficientes para indicar a terapêutica apropriada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...