Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.

No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Na avaliação hemodinâmica com a técnica Doppler, essa paciente deverá apresentar tempo de decaimento de meia pressão mitral (pressure half-time) acima de 235 milissegundos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o tratamento para acidentes escorpiônicos, assinale a alternativa correta.

  • A. O combate a dor deve ser realizado apenas seis horas depois de ocorrido o acidente.
  • B. O soro antiescorpiônico (ou antiaracnídico) está formalmente indicado em todos os casos.
  • C. O tratamento específico com soro antiescorpiônico deve ser realizado apenas três horas após o acidente.
  • D. Todos os casos graves de escorpionismo devem ser monitorizados continuamente quanto à frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, oxigenação, equilíbrio ácido‐base e estado de hidratação. Traçado eletrocardiográfico, contínuo ou de forma seriada é necessário para detecção de arritmias e outras alterações cardíacas.

Nos dias atuais, a asma ocupacional tornou‐se a doença pulmonar ocupacional mais prevalente nos países desenvolvidos. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da asma ocupacional.

  • A. É caracterizada pelo quadro obstrutivo e hiperreatividade das vias aéreas, devido a condições próprias do ambiente de trabalho e não por estímulos de fora do local de trabalho.
  • B. Ao se examinar um trabalhador suspeito de ter asma ocupacional, é necessário, primeiramente, estabelecer o diagnóstico de asma e depois buscar o diagnóstico de asma causada por exposição ocupacional.
  • C. O melhor tratamento para asma ocupacional consiste no uso de broncodilatadores sem a necessidade de afastamento do paciente do agente provocador, evitando‐se a transferência do local de trabalho ou do tipo de ocupação.
  • D. A falta de agente sensibilizante específico afasta o diagnóstico de asma ocupacional, quando se tratar de asma preexistente ou DPOC ou asma que se desenvolve no local de trabalho, sem relação com uma exposição sensibilizante específica.

Um paciente de setenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, acompanhado por familiares. Apresentava bradicinesia; rigidez simétrica; variações pronunciadas de atenção e consciência; alucinações visuais bem estruturadas e detalhadas; síncopes e quedas; sem tremor; e com piora significativa após o uso de neurolépticos.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Com o uso de levodopa, espera-se que esse paciente apresente boa resposta terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tuberculose (TB) renal é uma manifestação grave da enfermidade, quase sempre tardia, dada a lentidão com que avança. Durante a bacilemia após a primoinfecção, o M. tuberculosis é filtrado pelos glomérulos do córtex renal, produzindo múltiplos pequenos granulomas que tendem a regredir e, anos mais tarde, num período que varia entre 5 e 30 anos, alguns dos focos remanescentes podem reativar‐se. Sobre a tuberculose renal, é INCORRETO afirmar que

  • A. o diagnóstico da TB renal baseia‐se no quadro clínico e na realização de cultura seriada de urina em busca do bacilo de Koch.
  • B. durante o período de latência da TB, podem surgir eventuais problemas miccionais crônicos, que são típicos, mas não específicos da TB renal.
  • C. a pielografia de eliminação permite identificar alterações características da TB renal, como hidronefrose, dilatações, ulcerações e deformações dos cálices e papilas renais.
  • D. o tratamento da TB extrapulmonar, em especial a TB renal, não é igual ao da forma pulmonar e deve seguir o esquema de tratamento da meningoencefalite tuberculosa.

Acerca de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os próximos itens. As evidências científicas acerca da eficácia e segurança do tratamento de crianças e adolescentes com metilfenidato têm alta qualidade metodológica, extenso período de seguimento e grande capacidade de generalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante à regulação da homeostase do potássio, julgue os itens subsecutivos. No balanço interno de potássio — redistribuição —, a insulina estimula a captação celular da glicose e do potássio por meio da proteína transportadora GLUT4.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente deu entrada na emergência de um hospital com quadro de vertigem e alteração da marcha. No exame neurológico, ele exibiu dismetria à esquerda, hipoestesia facial esquerda e hipoestesia em dimidio direito, semiptose e miose em olho esquerdo, desvio da rima labial para a direita com sinal de Bell e surdez à esquerda.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

No caso reportado, há processo expansivo na ponte em detrimento de lesão vascular.

  • C. Certo
  • E. Errado

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é consequência da falência das barreiras antirrefluxo em proteger a mucosa esofágica do conteúdo ácido do suco gástrico refluído. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. Entre as modificações do estilo de vida no tratamento da DRGE, as mais relevantes na melhora dos sintomas da doença são a elevação da cabeceira da cama e a perda de peso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, no período pós-operatório, o cirurgião-geral atue como clínico, julgue os itens a seguir. Nos casos de coagulação intravascular disseminada no pós-operatório, a transfusão é de emergência e deve ser realizada com sangue estocado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...