Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mãe de um lactente de sete meses de idade queixa-se de que, desde que, há cerca de um mês, iniciou a alimentação complementar ao aleitamento materno papa de frutas e legumes, e leite de vaca , a criança passou a apresentar vômitos e diarreia com rajas de sangue. No exame físico, o médico observou peso/idade no escore Z !1; bom estado geral, hidratado, corado; e eritema descamativo em couro cabeludo e face.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue o próximo item.
O diagnóstico clínico provável para o lactente em questão é intolerância à lactose.A LER/DORT, uma síndrome relacionada ao trabalho, é caracterizada pelo aparecimento de vários sintomas, concomitantes ou não, como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Com relação a essa síndrome, julgue os próximos itens. A bursite pré-patelar bilateral, que frequentemente acomete o ladrilheiro, é considerada uma LER/DORT.
Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de antibióticos na infância. Se um recém-nascido receber, no segundo dia de vida, diagnóstico de sífilis congênita de acometimento sistêmico e neurológico, a criança deverá ser tratada, imediatamente, com penicilina cristalina, na dose de 50.000 unidades/kg, administrada a cada oito horas, durante dez dias.
No tratamento da hipertensão arterial, tiazídicos
Das cirurgias descritas abaixo, aquela com maior risco de infarto agudo do miocárdio em paciente com doença arterial coronariana é:
Uma mulher de trinta anos de idade foi levada ao pronto-socorro por apresentar dormência nas extremidades dos quatro membros, notada havia um dia, que foi progredindo proximalmente ao longo do dia. A paciente relatou, ainda, que, nas últimas horas, esses sintomas haviam se associado à redução da força muscular, de forma simétrica, nos quatro membros, bem como informou que a sua força estava se reduzindo com o passar das horas. Adicionalmente, ela informou que, havia sete dias, tinha apresentado diarreia e febre, com regressão espontânea, sem medicação. A paciente chegou ao hospital deambulando, amparada por familiares. No momento da consulta, ela não conseguia manter-se de pé, levantar a cabeça nem os cotovelos do leito, e sua tosse era ineficaz. No exame, constatou-se tetraparesia simétrica e arreflexia profunda difusa.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Para o tratamento dessa paciente, deve-se indicar imunoglobulina intravenosa combinada ao uso da plasmaférese.A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. O médico deve estar atento aos sinais de alarme sinais clínicos e laboratoriais que anunciam a possibilidade de o paciente com dengue evoluir para a forma grave da doença. São sinais de alarme na dengue, EXCETO:
Síndrome Hemolítico‐Urêmica (SHU) é considerada a causa mais comum de insuficiência renal aguda em crianças. Trata‐se de uma desordem complexa e multissistêmica mais comum em menores de cinco anos de idade caracterizada pela tríade: anemia hemolítica, trombocitopenia e falência renal aguda. Qual a causa mais comum de SHU na infância em nosso meio?
A respeito das situações de emergência clínica, julgue o item seguinte. Situação hipotética: Uma mulher de vinte e quatro anos de idade foi levada por um acompanhante ao pronto-socorro de um hospital. De acordo com as informações prestadas pelo acompanhante, o médico constatou que a jovem passou, nos últimos 45 minutos, por crises convulsivas repetidas, generalizadas, do tipo tônico-clônicas, com duração de dois minutos cada episódio, sem recuperação de consciência entre as crises. Assertiva: Nesse caso, o tratamento a ser estabelecido para essa paciente deve garantir permeabilidade das vias aéreas, manutenção da frequência respiratória e das condições hemodinâmicas. Deve-se, ainda, infundir, nessa paciente, solução glicosada e administrar lorazepam ou diazepam, por via intravenosa.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento para esse caso consiste em hidratação vigorosa, além da administração de insulina regular em infusão venosa associada a antibioticoterapia. Após se atingir pH > 7,3 e bicarbonato > 18mEq/L, deve-se instituir dieta oral e substituir a infusão venosa de insulina regular pela administração subcutânea de insulina NPH, em dois terços da dose total regular utilizada nas vinte e quatro horas iniciais do quadro.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...