Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Adolescente de 17 anos, iniciou há 3 dias um quadro de dor torácica que piorava com inspiração, dispneia aos esforços, palpitações e fadiga. Nega doenças prévias, porém, recentemente, apresentou sintomas virais, como febre baixa e mialgia generalizada. Como evoluiu com piora desses sintomas, foi levada para atendimento médico de urgência. Exame físico, com ritmo cardíaco irregular, bulhas normofonéticas e ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes bibasais. PA = 102 x 78 mmHg. FC = 129 bpm. FR = 29 irpm. Eletrocardiograma com ritmo sinusal e várias extrassístoles supraventriculares. Aumento da troponina sérica ao exame laboratorial. Realizado ecocardiograma que evidenciou hipocinesia difusa do ventrículo esquerdo, com disfunção sistólica global moderada. Diante desse quadro, foi levantada uma hipótese diagnóstica. O exame que mais auxiliaria na elucidação dessa hipótese é:
Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi admitido em um hospital apresentando, havia cinco dias, febre persistente, cefaleia holocraniana, oscilações de humor e alterações no seu comportamento habitual. O paciente fez uso de analgésicos e antitérmicos, em casa, administrados pela própria família, mas a resposta aos medicamentos foi parcial e temporária. No quinto dia, o paciente estava excessivamente sonolento, e apresentou crise convulsiva tônico-clônica, sendo então levado para atendimento médico de urgência.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir considerando o exame de imagem mostrado.
O agente etiológico da infecção é do mesmo tipo que causa a meningite linfocítica recorrente, também conhecida com meningite recorrente de Mollaret.Os eletrocardiogramas devem ser interpretados por cardiologistas, clínicos gerais e médicos que trabalham com urgências. Os profissionais devem ter a habilidade de definir, reconhecer e compreender as bases fisiopatológicas de algumas anormalidades eletrocardiográficas. De acordo com o exposto, analise o ECG.
Qual o diagnóstico eletrocardiográfico do ECG anterior?
A T G, 30 anos, chega à consulta com queixa de dor na região inferior do abdômen e febre. Relata ter relações apenas com um parceiro, sem uso de método de barreira, usando como contraceptivo o DIU de cobre. Ao exame, apresentou dor à mobilização do colo, palpação de anexos dolorosa e sem massas, abdômen sem sinais de irratação peritoneal. Havia secreção vaginal amarela e fétida. Temperatura axilar de 38°C. Assinale a alternativa que aponta o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para o caso apresentado.
A respeito dos procedimentos nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os próximos itens. Em paciente com perda de consciência, no qual se constata ausência de pulso arterial palpável, a não identificação de atividade elétrica discernível no monitor eletrocardiográfico (linha reta) exige que o profissional realize o chamado protocolo da linha reta. Esse protocolo consiste em checar a conexão dos eletrodos no paciente, aumentar o ganho do sinal eletrocardiográfico no monitor cardíaco e checar o ritmo eletrocardiográfico em duas derivações, antes de definir que há ritmo de assistolia cardíaca.
Um paciente, com trinta anos de idade, foi internado na emergência de um hospital com história de febre de 39 ºC associada a calafrios de início havia dois dias. O exame físico evidenciou sopro holossistólico em foco mitral que irradiava para a região axilar esquerda e esplenomegalia. O hemograma mostrou leucocitose com 10% de bastões.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, o tratamento antimicrobiano deve ser instituído imediatamente.Uma das complicações clínicas associadas à doença renal crônica (DRC) é a anemia, a qual apresenta origem multifatorial. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Hemograma, saturação de transferrina e ferritina sérica deverão ser solicitados para todos os pacientes com DRC, independentemente do estágio dessa doença.
Acerca das alterações funcionais e estruturais no sistema nervoso durante o processo de envelhecimento, julgue os itens que se seguem. Observa-se nos idosos uma intensificação da assimetria funcional hemisférica, de forma mais acentuada no hemisfério cerebral esquerdo.
No tratamento da hipertensão arterial sistêmica, a opção de terapia medicamentosa é ditada por uma série de prerrogativas, que podem ou não ter efeitos favoráveis na condição mórbida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Betabloqueadores ou antagonistas de canais de cálcio dihidropiridínico têm ação benéfica nos pacientes com fibrilação atrial.
Julgue os itens que se seguem, acerca da doença de Kawasaki (DK). Essa doença pode, ainda que de forma atípica, acometer crianças com menos de um ano de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...