Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A incidência da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) aumenta com a idade, passando de, em média, um caso para cada 1 milhão de crianças nos primeiros dez anos de vida, a um caso em cada 100 mil indivíduos aos 50 anos e, ainda, a um caso em cada 10 mil indivíduos acima de 80 anos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diagnóstico de LMC depende da demonstração do cromossomo Filadélfia (22q‐) resultante da translocação t(9; 22) (q34; q11), e/ou o rearranjo do BCR‐ABL no sangue periférico ou nas células da medula óssea.
( ) Em pacientes com LMC em tratamento com imatinibe por seis meses, o número de transcritos b2a2 (e13a2) é mais baixo quando comparado ao número de transcritos b3a2 (e14a2), sugerindo maior sensibilidade do transcrito b2a2 (e13a2) ao Imatinibe, e consequente melhor prognóstico.
( ) O imatinibe produz maior benefício do que o nilotinibe no tratamento em primeira linha de pacientes com LMC em fase crônica, no que se refere aos parâmetros de resposta molecular, citogenética e hematológica, bem como em relação à progressão da doença.
( ) A análise citogenética pode ser utilizada como exame de escolha para monitoramento de pacientes com LMC, em fase crônica, em tratamento com imatinibe. A recaída nos pacientes que obtiveram resposta citogenética pode ocorrer em 2,5% dos casos, em 24 meses.
A sequência está correta em
Antimicrobianos são utilizados em diversas situações clínicas, como medida de prevenção secundária, ou como tratamento quimioprofilático. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. No Brasil, em pacientes adultos com diagnóstico de cardiopatia reumática crônica definida, a principal forma de prevenção secundária recomendada consiste na utilização de penicilina G benzatina (1.200.000 UI), por via intramuscular, a cada duas ou três semanas, de preferência por toda a vida, ou, no mínimo, até os quarenta anos de idade.
Um paciente foi admitido em um pronto-socorro com diagnóstico de fratura de antebraço e indicação cirúrgica. A história clínica mostrou ausência de doenças prévias, uso de medicamentos e alergia a fármacos. O paciente estava em jejum adequado, tendo sido para ele planejada a anestesia com base em um bloqueio de plexo braquial por via interescalênica, sem sedação. Alguns minutos após a anestesia, o paciente iniciou quadro de redução da saturação periférica de oxigênio.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O desenvolvimento de pneumotórax é uma complicação quando é utilizada a técnica descrita.Em relação às doenças infectoparasitárias que estão relacionadas ao surgimento de doenças renais, julgue os próximos itens. A glomerulopatia relacionada ao HIV (HIVAN) se apresenta com proteinúria nefrótica e padrão histológico de lesões mínimas na biópsia renal.
Julgue o seguinte item, acerca da incontinência urinária por estresse. A incontinência urinária por estresse é um distúrbio de armazenamento da urina, no qual o esfíncter uretral está enfraquecido, e a contrarreação do esfíncter ao aumento da pressão no abdome não é suficiente para prevenir a saída de urina.
Considerando as diretrizes de tratamento da insuficiência cardíaca (ACC/AHA) em pacientes com disfunção sistólica esquerda estágio B, julgue os seguintes itens. Betabloqueadores têm indicação IA em todos os pacientes não infartados com fração de ejeção ventricular reduzida, mesmo que eles não sejam sintomáticos.
Um menino de cinco anos de idade é portador de asma e iniciou, há três meses, tratamento profilático com corticoide inalatório associado a β-2 de longa duração. Em consulta recente, a mãe reportou crise leve há vinte dias, sem necessidade de ida ao pronto-socorro. Relatou, ainda, que a criança está tolerando melhor o exercício físico, embora ainda se canse quando corre, e que, no mês corrente, houve um episódio de crise de asma noturno. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes. Para o controle mais efetivo da doença em questão, orienta-se nebulização com soro fisiológico e fenoterol todos os dias, pela manhã e à noite, antes de o paciente dormir.
No que diz respeito ao estadiamento e ao tratamento dos casos suspeitos de dengue, julgue os itens subsequentes. Pacientes do sexo masculino, em idade adulta, com hematócrito de 50%, plaquetas de 100.000/mm3 e leucócitos de 900/mm3 devem ser imediatamente encaminhados para tratamento hospitalar em unidade de terapia intensiva.
Nos casos de febre reumática, a artrite migratória não deixa comumente sequelas nas articulações. Os pacientes portadores de pneumotórax apresentam expansibilidade torácica e frêmito toracovocal aumentados à palpação.
Um estudante de doze anos de idade, morador de zona urbana, foi levado a um hospital por apresentar, havia duas semanas, febre alta predominantemente noturna , acompanhada de anorexia e astenia. A mãe do paciente relatou que, no início da sintomatologia, o filho tinha apresentado sintomas como náuseas e vômitos, e, nas duas últimas semanas, vinha recusando-se a andar devido a queixas de dores nas costas, que, segundo o garoto, se irradiavam para as pernas. Por fim, a mãe informou que antes de o filho apresentar esses sintomas, ele esteve em zona rural, alimentando-se de leite de cabra cru. Ao exame físico, o paciente apresentou discreta hepatomegalia dolorosa e dor à palpação da região sacroilíaca.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em consideração, entre as principais hipóteses diagnósticas incluem-se brucelose, febre tifoide e esquistossomose.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...