Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 55 anos é avaliado com queixa crônica de fraqueza e dores articulares. Após exame físico atento é solicitada ressonância magnética de sela turca que evidencia a presença de nódulo hipofisário de 12 mm. Laboratorialmente chama a atenção nível muito elevado de IGF-1 (insulin-like growth factor I). É mais provável o encontro de glicemia de jejum (mg/dL), laudo radiológico e pressão arterial (mmHg), respectivamente, de
Homem, 67 anos, hipertenso, diabético, com história de acidente vascular isquêmico há 1 ano foi atendido no ambulatório, onde observou-se ritmo cardíaco irregular. Eletrocardiograma confirmou a presença de fibrilação atrial. Com o objetivo de evitar evento tromboembólico, a medicação indicada nesse caso é:
Julgue os itens subsecutivos, acerca das complicações clínicas associadas à gravidez. Gestantes portadoras de persistência do canal arterial são consideradas de risco para endocardite bacteriana. Por isso devem ser submetidas a antibioticoprofilaxia antes e após o parto.
Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) acomete 4‐8% dos homens acima dos 60 anos e 10% dos octogenários e são raros em pessoas com menos de 50 anos (< 1%), sendo mais comuns em homens e com maior incidência entre brancos. Assinale a alternativa correta sobre a evolução e o valor da prevenção.
A respeito da hiperuricemia, distúrbio metabólico que cursa com atrite, julgue os itens que se seguem. A liberação de mediadores humorais e celulares compõe a gênese do processo inflamatório articular, e os cristais de urato são capazes de iniciar, ampliar e manter esse processo.
Com relação à anestesia inalatória, julgue os itens subsequentes. Os anestésicos voláteis, ao contrário do óxido nitroso, reduzem a amplitude e aumentam a latência dos potenciais evocados somatossensoriais de modo dose-dependente.
Um paciente com doença renal crônica classe V secundária à nefropatia hipertensiva, com diurese residual de 600 mL/24 horas, foi encaminhado para implante de cateter peritoneal e início de terapia renal substitutiva. Após seis semanas do início do tratamento em diálise peritoneal, ele retornou para a realização do teste de equilíbrio peritoneal (PET). O paciente se submeteu à infusão de 2 litros de dialisato (D) a 2,5% de glicose na cavidade peritoneal e, posteriormente, foram coletadas amostras desse dialisato nos tempos 0, 2 e 4 horas de permanência na cavidade, e uma amostra do plasma em 2 horas.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios de fisiologia peritoneal.
Caso o resultado desse teste de equilíbrio peritoneal (PET) seja compatível com transportador de alta capacidade, o paciente se beneficiará de infusões de dialisato com demoras de longa duração.Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia do ciclo menstrual, aos métodos contraceptivos, ao aleitamento materno e ao período de climatério. A presença de trombose venosa profunda não é uma contraindicação absoluta para a terapia hormonal no climatério.
A respeito de taquicardias, julgue os itens que se seguem. A melhor opção terapêutica da Síndrome WPW (Wolff-Parkinson-White) é a cirúrgica se o estudo eletrofisiológico indicar a presença de via acessória que indique risco de fibrilação ventricular.
A respeito das meningites bacterianas, julgue os itens subsequentes. No Brasil, o principal agente etiológico causador das meningites bacterianas fora do período neonatal é o meningococo, seguido pelo pneumococo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...