Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de cinquenta anos de idade compareceu a um ambulatório de clínica médica relatando que, havia um mês, vinha apresentando dor difusa e aumento do volume do abdome. No prontuário da paciente, estava descrito que ela era supervisionada pelo serviço médico por apresentar hepatite crônica persistente. No exame físico, a paciente apresentou icterícia, macicez móvel, dor difusa à palpação e ausência de visceromegalias. Os exames laboratoriais mostraram albumina de 2g/dL (normal: 3,9 a 4,6g/dL); bilirrubina total de 5 mg/dL (3,5 mg/dL de bilirrubina direta); tempo de protrombina de 18 segundos (normal: 10 a 14 segundos); TGO de 150 U/L; e TGP de 100 U/L.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O prolongamento do tempo de protrombina confirma o diagnóstico de insuficiência hepática.Julgue os itens de 62 a 67, relativos a diversos tipos de condições clínicas. Nos casos de febre reumática, a artrite migratória não deixa comumente sequelas nas articulações.
Uma menina de dez anos de idade foi levada pela mãe a uma emergência pediátrica com inchaço havia trinta dias. A mãe relatou que não percebeu mudanças na cor e no volume urinário, bem como não referiu infecção de pele ou de vias aéreas superiores nesse período de tempo. Ao exame físico, a criança apresentou pressão arterial de 110 mm Hg x 75 mm Hg (percentil 85 da curva pressão arterial por altura); frequência cardíaca de 85 bpm; frequência respiratória de 20 irpm; palidez 1+/4, adinâmica, ritmos cardíaco e respiratório regulares, sem maiores achados à ausculta cardíaca e respiratória, hepatomegalia e edema generalizado. Os exame de urina mostrou duas células epiteliais/campo, seis hemácias/campo, seis leucócitos/campo, ausência de glicose, ausência de bilirrubinas, proteínas +++, ausência de nitritos, cilindros hemáticos ausentes, cilindros leucocitários ausentes, cilindros epiteliais ausentes, cilindros gordurosos presentes. Além do exame de urina, o médico solicitou outros exames.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A etiologia desse caso é lesão glomerular mínima.Com referência à composição e ao funcionamento dos serviços de saúde ocupacional em empresas, julgue os itens a seguir. Para o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de uma empresa de engenharia, todos os canteiros de obra com menos de mil empregados e localizados no Distrito Federal serão considerados integrantes da mesma empresa; por isso, os engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho podem ficar centralizados em um polo único.
Mulher de 62 anos, em investigação de queixas frequentes de engasgos, regurgitação nasal e pneumonia de repetição.
O tipo de disfagia mais provável no caso dessa paciente e as suas possíveis causas são:
Em um homem de 45 anos que apresenta cortisol sérico matinal < 3,0 mcg/dL e ACTH > 45 pg/mL é mais provável o encontro de
Alguns pacientes procuraram assistência médica por apresentarem nódulos tireoideanos. Todos realizaram ultrassonografia de tireoide com Doppler.
As características mais associadas à malignidade são
Em um paciente de 45 anos internado na enfermaria de cardiologia foi diagnosticado tumor cardíaco. 0 tumor maligno primário do coração mais frequente no paciente adulto é:
Julgue os itens subsecutivos, acerca das complicações clínicas associadas à gravidez. Para gestantes portadoras do HIV que utilizam profilaxia antirretroviral com carga viral de 280 cópias/mL, recomenda-se que o parto seja realizado por via vaginal.
As úlceras de decúbito têm relação direta com a idade do paciente e com as características da instituição onde este se encontra. As estratégias de prevenção envolvem seis elementos fundamentais: avaliar a admissão, diariamente reavaliar, inspecionar a pele, controlar a umidade da pele, adequar a nutrição e a hidratação e minimizar a pressão sobre as áreas corporais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Do ponto de vista nutricional, os seguintes fatores devem ser avaliados como risco para desenvolvimento de úlcera de decúbito: anorexia (IMC < 18,5 kg/m2), presença de hipoalbuminemia e anemia, alterações imunológicas, associação com doença gastrointestinal e câncer.
( ) São fatores de risco para a ocorrência de úlceras de decúbito: desnutrição, presença de doenças crônicas, imobilidade no leito e uso de algumas drogas, como corticoides.
( ) A anemia pode contribuir para a formação da úlcera de decúbito por diminuir a disponibilidade de oxigênio para os fibroblastos e, com isso, reduzir a formação de colágeno, aumentando a suscetibilidade do tecido à lesão.
( ) A avaliação global subjetiva não está indicada para avaliar o estado nutricional de pacientes com úlcera de decúbito. A utilização de fórmula especializada suplementada com nutrientes imunomoduladores em maior quantidade de proteínas está indicada na prevenção de úlceras por pressão.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...