Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jovem de 32 anos procura o hospital para investigação de fraqueza progressiva de membros inferiores que teve início há 1 semana; no momento, com discreto desconforto respiratório. Nega febre ou alterações esfincterianas. Ao exame, taquipnéico, paraparesia simétrica de membros inferiores, com arreflexia, sem alterações sensitivas. Restante do exame normal. Punção liquórica revela dissociação albumino-citológica.
Diante do quadro clínico apresentado pelo paciente, o diagnóstico mais provável é:
Paciente em que, com maior probabilidade, ocorre um quadro de hiperparatireoidismo:
Acompanhando diversos pacientes acometidos de hipertireoidismo e comparando os achados nos jovens e nos idosos observa-se que nestes últimos é mais frequente o encontro de
Mulher, 70 anos, hipotireoidismo diagnosticado recentemente, foi internada com um quadro de dispneia, tosse não produtiva e febre. Tomografia de tórax com infiltrados pulmonares. Familiar levou exame recente que evidenciou alteração na capacidade de difusão do monóxido de carbono. Alega que vinha em uso de medicação para controle de arritmia cardíaca, contudo não se lembrava do nome. Entre as seguintes, a medicação que teria como efeito colateral esse quadro clínico é:
No que se refere à reprodução humana, seu manejo e suas disfunções, julgue os próximos itens. Os contraceptivos orais combinados reduzem a acne, devido a mecanismos de inibição gonadrotrófica, aumento da proteína SHBG e bloqueio androgênico na unidade pilossebácea.
O câncer gástrico tem seu prognóstico e tratamento definidos pela localização e estadiamento do tumor e número de linfonodos ressecados e acometidos. Em relação à classificação TNM, assinale a associação INCORRETA.
A respeito da hiperuricemia, distúrbio metabólico que cursa com atrite, julgue os itens que se seguem. A monoartrite que acomete a primeira articulação metatarso-falângica constitui, em torno de 50% dos casos, a apresentação clínica inicial mais comum da doença.
Com relação à anestesia inalatória, julgue os itens subsequentes. A hipertermia maligna é uma condição patológica que pode ser desencadeada por agentes inalatórios halogenados.
Um paciente com doença renal crônica classe V secundária à nefropatia hipertensiva, com diurese residual de 600 mL/24 horas, foi encaminhado para implante de cateter peritoneal e início de terapia renal substitutiva. Após seis semanas do início do tratamento em diálise peritoneal, ele retornou para a realização do teste de equilíbrio peritoneal (PET). O paciente se submeteu à infusão de 2 litros de dialisato (D) a 2,5% de glicose na cavidade peritoneal e, posteriormente, foram coletadas amostras desse dialisato nos tempos 0, 2 e 4 horas de permanência na cavidade, e uma amostra do plasma em 2 horas.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir, relativos aos princípios de fisiologia peritoneal.
Se o paciente apresentar uma ultrafiltração inferior a 400 mL no período de vinte e quatro horas, estará caracterizada a falência de ultrafiltração relacionada com a membrana peritoneal.A respeito do trabalho de parto e da contratilidade uterina, julgue os itens subsecutivos. A amniotomia deve ser realizada de rotina em mulheres com evolução anormal do trabalho de parto, porque abrevia essa intercorrência em um período de uma a duas horas, podendo até mesmo reduzir esse tempo, se estiver em uso combinado com ocitocina, devido ao aumento de dilatação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...