Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao tratamento da obesidade, julgue os itens que se seguem. A possível associação de risperidona e topiramato para pacientes que requeiram controle do comportamento agressivo e alimentar simultaneamente, apesar de frequente, é pouco indicada dada a interação desfavorável com o aumento do nível sérico da primeira medicação quando associada ao anticonvulsivante em tela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso de medicamentos e seus potenciais efeitos teratogênicos, julgue os itens a seguir. O uso do tinidazol em gestantes deve restringir-se a situações específicas, em função do risco de toxicidade para a medula. Como ele atravessa a barreira placentária, o uso desse medicamento no primeiro trimestre da gravidez pode associar-se ao desenvolvimento da síndrome cinzenta do recém-nato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao infarto agudo do miocárdio, julgue os próximos itens. Provável trombose de stent (não confirmada por angiografia coronária ou autópsia) na presença de isquemia miocárdica preenche os critérios para infarto agudo do miocárdio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um lactente de oito meses de idade foi levado ao pronto-socorro por apresentar quadro de diarreia aguda.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.

Se o agente etiológico do caso for rotavírus, o mecanismo envolvido no processo diarreico é do tipo osmótico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em unidade básica de saúde, você recebe uma paciente de 44 anos de idade por alteração no exame de glicemia. A paciente relata ganho de peso gradual (25 kg/10 anos) e cansaço a grandes esforços. Nega poliúria, polidipsia ou outras queixas. Nega uso de medicações. Relata ter uma irmã com diabetes mellitus em tratamento, o qual não sabe especificar. Apresenta ao exame físico índice de massa corporal de 34 kg/m², circunferência abdominal 94 cm, FC: 84 bpm e PA: 110 x 75 mmHg, sem outros achados relevantes. Exames subsidiários: glicemia de jejum: 118 mg/dl, colesterol total: 238 mg/dl, triglicérides 213 mg/dl e colesterol HDL: 53 mg/dl.

O diagnóstico e conduta iniciais mais adequados são:

  • A. Intolerância à glicose: não instituir terapêutica medicamentosa.
  • B. Glicemia de jejum alterada: repetir nova glicemia de jejum.
  • C. Diabetes mellitus tipo 2: introduzir metformina e estatina.
  • D. Síndrome metabólica: realizar teste de tolerância à glicose.

No que diz respeito às doenças e alterações oculares, julgue os itens subsequentes. Aproximadamente, metade dos indivíduos com defeito de campo visual não tem conhecimento ou não percebe essa anormalidade, uma vez que o campo visual pode estar alterado e, mesmo assim, apresentar acuidade visual normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o modelo proposto pelo alemão Klaus Conrad, o estágio de desenvolvimento da psicose delirante no qual o paciente se sente no “centro do universo” é:

  • A. trema;
  • B. anástrofe;
  • C. apocalipse;
  • D. consolidação;
  • E. resíduo.

Existem diversas manobras que podem ser usadas nos partos em que ocorrem distocia de ombro. Sobre estas manobras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na manobra de Woods é realizada uma hiperflexão e abdução das coxas.
  • B. A manobra de Rubin consiste na tentativa de liberar o ombro posterior antes do ombro anterior.
  • C. A manobra de McRoberts consiste na pressão na face escapular do ombro posterior fetal com o auxílio de dois dedos, com o intuito de rodá‐lo 180 graus.
  • D. Na manobra de Zavanelli, tenta‐se reintroduzir a cabeça fetal na vagina, seguindo inversamente os movimentos fetais já realizados, e término do parto por cesariana de emergência.

No que se refere aos métodos utilizados no estadiamento da doença linfonodal mediastinal em pacientes com câncer de pulmão, julgue os itens subsecutivos. A PET/CT deve ser realizada sempre que possível em todo paciente diagnosticado com câncer de pulmão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à anatomia genitourinária e suas anomalias, julgue os próximos itens. O rim em ferradura é uma anomalia de fusão renal que ocorre entre a quarta e a oitava semanas de vida fetal, quando os rins ainda pélvicos se fundem. Como consequência, esse processo limita a migração e a rotação renal para a sua posição habitual.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...