Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NK, 28 anos, advogado, natural de Araranguá (SC), procurou o ambulatório de Neurologia por choques. Relata que desde a puberdade tem tremores/choques nos braços e nas pernas. Aparecem e desaparecem bruscamente e têm nítido predomínio matinal; aliás, por várias vezes andou quebrando louça durante o café da manhã. Isso lhe rendeu o apelido familiar de nervosinho. Além disso, mais raramente tem ataques epiléticos. Estes acontecem a cada seis meses e são caracterizados por genuínas crises tônico-clônicas que acontecem durante o sono ou logo após despertar. Notou que os choques aumentam de intensidade no dia seguinte à ingestão de álcool ou privação de sono. Seu exame clínico-neurológico é normal. HMP é negativa. Entretanto, descreve crises de epilepsia em vários familiares consanguíneos.
Qual é o melhor diagnóstico para NK?
Acerca do diagnóstico ou manejo da sífilis, assinale a alternativa correta.
Em relação à farmacologia dos anticolinesterásicos considere: I. A Galantamina apresenta inibição irreversível, com meia vida curta de eliminação e de inibição, com forte ligação proteica e metabolismo sináptico. II. A Rivastigmina tem inibição reversível, meia vida longa de eliminação e curta de inibição, com baixa ligação proteica e metabolização hepática. III. O Donepezil apresenta inibição reversível, meia vida de eliminação e de inibição longas, com forte ligação proteica e metabolismo hepático. Está correto o que consta APENAS em
Enterobiose que geralmente cursa como assintomática ou apresenta como característica principal o prurido retal, frequentemente noturno, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo é sugestivo de infestação por:
Quais são os tendões comprometidos na tenossinovite de DeQuervain?
As manifestações dermatológicas de doenças sistêmicas são frequentes. Na Retocolite ulcerativa e na Doença de Crohn, a presença de nódulos subcutâneos endurecidos e dolorosos com manchas eritematosas, geralmente em membros inferiores, faz o diagnóstico de:
A falência hepática aguda (FHA) leva à deficiência funcional grave do fígado, com alteração de todo o seu metabolismo. A capacidade de metabolização de substâncias endógenas como hormônios, bilirrubinas, vitaminas e mesmo medicamentos, encontra‐se depletada, necessitando de extrema precaução na prescrição de fármacos para esses pacientes, principalmente os dependentes de passagem e metabolização hepática ou potencialmente hepatotóxicos. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da FHA.
Assinale a alternativa que apresenta sintomas da tríade de Hutchinson na sífilis congênita.
Em relação a fisiologia ocular, assinale a alternativa correta.
A HAS é uma patologia cada vez mais frequentes na vida moderna. Assinale a alternativa que contém os fatores de mal prognóstico da HAS:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...