Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de osteoartrose:

  • A. Osteoartrose é a doença reumática menos comum, caracteriza-se pela perda progressiva do cálcio no tecido ósseo, causando dores e aumento da frequência de fraturas.
  • B. Osteoartrose é a doença reumática mais prevalente, caracterizando-se pela perda progressiva da cartilagem articular e do tecido adiposo, apresentando dores musculares e fraturas.
  • C. Osteoartrose é a doença reumática mais prevalente, caracterizando-se pela perda progressiva de cartilagem articular e por alterações ósseas reacionais nas margens articulares e no osso subcondral.
  • D. Osteoartrose é a doença reumática mais comum, caracterizando-se pela presença de ossos extranumerários em articulações de ossos longos.

A complicação mais frequentemente associada à anestesia geral é a (o)

  • A. atelectasia.
  • B. pneumonia broncoaspirativa.
  • C. broncoespasmo.
  • D. edema pulmonar.
  • E. lesão pulmonar aguda.

A intoxicação pelo chumbo (saturnismo), é responsável por

  • A. marcha em passo de bailarina, dano renal com síndrome nefrótica e febre dos fumos metálicos.
  • B. movimentos coreicos, neuropatia periférica motora e anemia.
  • C. cólicas abdominais, ponteado basófilo nas hemácias e linha azul gengival.
  • D. enfisema pulmonar, dano hepático com esteatose e hematúria.
  • E. perfuração do septo nasal, úlceras crônicas na pele e insuficiência urinária.

O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nas cooperativas médicas, os médicos são simultaneamente sócios e prestadores de serviços, recebendo pagamento tanto pela sua produção individual, como pela divisão do lucro obtido pela cooperativa. Essas instituições, apesar da existência de legislação específica para cooperativas de trabalho, também se submetem à fiscalização da ANS.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da osteoartrite e da reabilitação, assinale a alternativa correta.

  • A. Na osteoartrite, na totalidade dos casos, há rigidez articular após o período de mobilidade das articulações, à noite, melhorando consideravelmente pela manhã, após o repouso.
  • B. Na osteoartrite, na totalidade dos casos, há rigidez articular após o período de mobilidade das articulações, à noite, melhorando consideravelmente pela manhã, após o repouso.
  • C. As articulações mais frequentemente acometidas pela osteoartrite são as do quadril e joelho. São poupadas as articulações interfalangianas distais, carpometacárpicas e das colunas cervical e lombar.
  • D. A fisioterapia é uma intervenção não farmacológica recomendada como intervenção terapêutica, entretanto alguns exercícios, terapia manual, tapping – bandagem funcional – e exercícios domiciliares são técnicas absolutamente contraindicadas na osteoartrite.
  • E. No tratamento da osteoartrite, a prática de atividade física de baixo impacto, como hidroginástica, deve ser estimulada. Ainda deve ser orientado ao paciente que a osteoartrite é uma doença potencialmente incapacitante, de modo que o tratamento exige a participação ativa dele no processo de reabilitação.

Uma menina de dez anos foi encaminhada para avaliação por “déficit escolar”. Nasceu de parto normal e sem qualquer intercorrência, em uma família cujos familiares maternos também exibiam histórico de dificuldades escolares. Todavia, muitos deles tinham pendores artísticos notáveis e alguns eram engenheiros brilhantes. Introvertida no princípio, ao longo do contato foi revelando traços únicos. Tinha aversão à leitura, pois as letras “saltavam”; porém, identificava com rapidez detalhes de imagens em fotos e filmes que outras pessoas eram incapazes de fazer. Seis meses antes, um médico oftalmologista recomendou lentes corretoras, as quais contribuíram para piorar ainda mais seu rendimento escolar.

Muito provavelmente você está diante de uma criança com:

  • A. Miopia.
  • B. Dislexia.
  • C. Autismo.
  • D. Astigmatismo.
  • E. Síndrome do déficit de atenção e hiperatividade.

Com relação às diarreias agudas, assinale a alternativa correta.

  • A. Diante de um surto de síndrome hemolítico-urêmica causado por E. coli O157:H7, é necessário disponibilizar aos pacientes, o mais breve possível, os antibióticos ciprofloxacino ou sulfametoxazol/trimetoprim.
  • B. O principal agente da diarreia aguda, de origem viral no adulto e na criança não vacinada para rotavírus, é o rotavírus.
  • C. A Salmonella typhi tem como principal reservatório não humano as aves domésticas.
  • D. O Campylobacter jejuni é um agente etiológico responsável por diarreias agudas e está associado à síndrome de Reiter.
  • E. A síndrome de Guillain-Barré, após diarreia, está fortemente associada a infecções por norovírus.

Em relação às demências Degenerativas Primárias, NÃO faz parte do grupo Parkinson Plus:

  • A. Paralisia Supranuclear Progressiva − PSP.
  • B. Demências com Corpúsculo de Levy.
  • C. Afasia Progressiva Primária − APP.
  • D. Degeneração corticobasal.
  • E. Atrofia de múltiplos sistemas.

Das hepatites virais agudas, aquela que, das pessoas infectadas, 70% a 85% desenvolvem a forma crônica, mantendo um processo inflamatório hepático por mais de seis meses e destas, 20% a 30% evoluem para cirrose e, ainda, dos cirróticos, 1,0% a 5,0% desenvolvem hepatocarcinoma é a:

  • A. A.
  • B. B.
  • C. C.
  • D. D.
  • E. E.

O valor normal da translucência nucal e a técnica adequada para a sua medição devem ser:

  • A. até 2,5 mm de espessura, feto em situação sagital e pescoço em flexão.
  • B. até 2,3 mm de espessura, feto em situação coronal e pescoço em posição neutra.
  • C. até 2,3 mm de espessura, feto em situação sagital e pescoço em posição neutra.
  • D. até 2,3 mm de espessura, feto em situação sagital e pescoço em flexão.
  • E. até 2,5 mm de espessura, feto em situação sagital e pescoço em posição neutra.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...