Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem da raça negra, de trinta e cinco anos de idade, previamente hipertenso essencial, controlado com uso de betabloqueador e diurético, desenvolveu elevação súbita dos níveis pressóricos, com PA diastólica acima de 130 mmHg. Além disso, apresentou quadro de cefaleia intensa, alterações visuais e declínio rápido da função renal com injúria renal aguda. Assim, foi realizado exame de fundo de olho e iniciado tratamento emergencial para controle da hipertensão arterial.
De acordo com esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Uma lesão histológica vascular renal típica da hipertensão acelerada é a necrose fibrinoide das arteríolas.
Um recém-nascido de vinte e oito semanas, em ventilação mecânica invasiva, após o uso surfactante, evoluiu com queda da saturação importante, diminuição do murmúrio vesicular e abaulamento do hemitórax esquerdo. Foram aumentados os parâmetros ventilatórios, porém sem melhora do quadro clínico. Com relação ao caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é de
entubação seletiva.
persistência do canal arterial.
pneumotórax.
choque séptico.
falha na ventilação invasiva.
Em casos de hemoglobinúria paroxística a frio, o grupo sanguíneo envolvido na especificidade de autoanticorpo é
Kidd.
P.
ABO.
Rh.
Lewis.
Após protetização decorrente da amputação de um dos membros inferiores, abaixo do joelho, um paciente necessitava de fortalecimento dos músculos extensores do joelho, alongamento dos músculos flexores do joelho e treino de AVD. De acordo com as necessidades expostas no caso, é correto afirmar que o paciente é elegível para
cirurgia e fisioterapia.
terapia ocupacional e fonoaudiologia.
psicologia e cirurgia.
fonoaudiologia e psicologia.
fisioterapia e terapia ocupacional.
Um paciente de vinte e três anos de idade sem antecedentes patológicos apresentou, havia três dias, febre (não mensurada), tosse produtiva, com expectoração amarelada, e dor pleurítica. Ao exame físico, o paciente estava em regular estado geral, hidratado, corado e acianótico, com frequência cardíaca de 106 bpm, pressão arterial de 112 mmHg × 76 mmHg, frequência respiratória de 25 irpm, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 94% e temperatura axilar de 38,8 oC. A ausculta pulmonar revelou crepitações em base pulmonar esquerda. O restante do exame físico não demonstrou anormalidades significativas. A radiografia de tórax revelou consolidação parenquimatosa em lobo inferior esquerdo.
A partir do caso clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso clínico, os dados obtidos da velocidade de hemossedimentação e do hemograma são importantes subsídios para a decisão de se administrar a primeira dose de antibiótico por via parenteral.
Um paciente do sexo masculino, de trinta anos de idade, vítima de politraumatismo devido a acidente automobilístico, foi atendido no pronto-socorro apresentando-se hipotenso, com frequência cardíaca de 125 bpm, frequência respiratória 39-40 rpm, com enchimento capilar reduzido e nível de consciência definido como ansioso-confuso.
A partir desse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
O estado neurológico ansioso-confuso define o choque hipovolêmico classe II.
Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
A mais provável causa da linfadenopatia cervical, observada no paciente, é metástase tumoral.
A presença de fator reumatoide é mais provável em paciente apresentando
sorologia positiva para vírus C e lesões purpúricas.
lombalgia inflamatória e limitação da movimentação da coluna e da expansão torácica.
febre, leucocitose, artralgias, erupção cutânea coincidente com febre e ferritina alta.
oligoartrite assimétrica, conjuntivite e lombalgia inflamatória (iniciadas 1 mês após diarréia).
monoartrite aguda da 1ª metatarsofalangiana, tenossinovite e ácido úrico normal.
Com referência à anatomia do aparelho gênito-urinário masculino, assinale a opção correta.
O pênis é composto por dois corpos esponjosos e um corpo cavernoso, por onde passa a uretra.
A fáscia de Gerota envolve os rins e a gordura perirrenal, mas não recobre as glândulas suprarrenais.
As artérias vesicais superior, média e inferior são ramos da artéria hipogástrica.
A veia renal direita é, normalmente, mais longa do que a veia renal esquerda e cruza a artéria aorta antes de desembocar na veia cava.
A artéria prostática comum é derivada direta da artéria aorta.
Acerca de pericardite na infância, assinale a opção correta.
A dor torácica na pericardite aguda é reduzida pela manobra de inspiração profunda e pela inclinação do tronco para frente.
O atrito pericárdico na pericardite aguda pode ser classificado como monofásico, bifásico ou trifásico.
A principal causa etiológica das pericardites agudas ainda é a infecção viral.
A pericardite pode ser induzida por drogas como a disopiramida.
A dor torácica é o sintoma principal nas pericardites agudas e está presente em todos os casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...