Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de dezoito anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relatou que, havia uma semana, apresentava dispneia progressiva, tendo despertada do sono, na última noite, com intensa falta de ar. No momento da consulta, a paciente queixou-se de importante dispneia. Há relatos de amigdalites de repetição na sua infância. Ao exame físico, apresentou-se dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 27 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 90%, pressão arterial de 108 mmHg × 62 mmHg e frequência cardíaca de 112 bpm. O exame cardiovascular revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos, ictus palpável no 5.° espaço intercostal à esquerda, linha hemiclavicular, estalido de abertura precoce da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico de baixa frequência 2+/4, no 5.° espaço intercostal, linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. O restante do exame físico não apresentou alterações significativas. A radiografia de tórax evidenciou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.
A partir do caso clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
A dispneia relatada no caso clínico ocorre devido às altas pressões verificadas no átrio esquerdo e no leito capilar pulmonar, sendo consequência da severa obstrução mecânica ao fluxo transmitral.
Com relação a hipertensão arterial sistêmica e crise hipertensiva, julgue os itens que se seguem.
São consideradas urgências hipertensivas: insuficiência coronariana crônica, insuficiência cardíaca, dissecção aguda da aorta, glomerulonefrites agudas e eclampsia.
Um médico de família, ao realizar um genograma familiar, verifica o seguinte panorama: o caso índice, masculino, trinta e sete anos, reside com sua esposa e sogra, sendo que desenvolve uma relação extremamente conflituosa com a sogra. Para evitar encontrá-la, sai diariamente do trabalho em direção ao bar da esquina e chega tarde em casa, sempre alcoolizado. Sua esposa está aflita, pois na história familiar dele há vários casos de doença etílica, tendo sido essa, inclusive, a causa do óbito do pai aos quarenta anos de idade.
Com base no genograma exposto, julgue os itens a seguir.
O caso índice deve ser representado por um quadrado.
Os agentes causais mais prováveis de Salmonelose Septicêmica Prolongada, hiperinfecção e obstrução biliar, são, respectivamente,
Necator americanus, Schistossoma mansoni e Strongyloides stercoralis.
Schistosoma mansoni, Strongyloides stercoralis e Ascaris lumbricoides.
Enterobius vermicularis, Ancylostoma braziliense e Schistosoma mansoni.
Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides e Schistosoma mansoni.
Ancylostoma braziliense, Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis.
Considerando o uso de anestésicos locais para bloqueio de ramos nervosos, assinale a opção que apresenta a dose máxima de lidocaína sem epinefrina recomendada para pacientes adultos.
1 mg/kg de peso corporal
100 mg/kg de peso corporal
50 mg/kg de peso corporal
25 mg/kg de peso corporal
5 mg/kg de peso corporal
A ecocardiografia é recurso diagnóstico auxiliar de grande valor no estudo das estruturas e funções do coração e dos grandes vasos da base. A tecnologia ecocardiográfica tem avançado significativamente, contando, na atualidade, com três modalidades dimensionais que se completam na precisão diagnóstica propiciada por tal recurso complementar. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A ecocardiografia fetal tem pouca sensibilidade para identificar arritmias cardíacas fetais.
A ecocardiografia de três dimensões supera a de duas dimensões no estudo de detalhes da estrutura valvular, tamanho e localização de defeitos septais e detalhes estruturais dos grandes vasos.
A acurácia da ecografia fetal é grande, conferindo ampla segurança para excluir diagnóstico intrauterino de cardiopatia congênita.
A ecografia unidimensional é indicação segura para o estudo da morfologia cardíaca.
A ecocardiografia fetal detecta cardiopatias congênitas desde o período de 14 a 15 semanas de gestação.
A porcentagem de saturação da hemoglobina do sangue venoso central que sugere a suspeita de anemia é igual a
65%.
75%.
85%.
95%.
100%.
Paciente feminina, oitenta anos, portadora de Miocardiopatia Dilatada Moderada, evoluindo na enfermaria com delirium. A medicação contraindicada neste caso é:
Primigesta de 36 semanas procura atendimento em uma maternidade com queixa de perda líquida por via vaginal e intensa dor no ventre. Ao exame obstétrico, encontra-se dilatação cervical completa, feto em apresentação pélvica. O médico atendente prepara-se para realizar o parto. A manobra que ele pode utilizar para o desprendimento da cintura escapular do feto durante o parto é:
Paciente de 85 anos, sexo masculino, dá entrada no prontosocorro com início agudo (últimas 24 horas) de agitação psicomotora, com histórico de dependência ao álcool por 30 anos, mas abstinente há 08 meses, discurso lento, incoerente e disártrico e com flutuação do nível de consciência e da orientação, além de alucinações visuais, comportamento desorganizado (retirava a roupa e queria sair de qualquer jeito do hospital). Pelo histórico apresentado, a principal hipótese diagnóstica e conduta terapêutica mais indicada é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...