Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à síndrome da úlcera solitária do reto, assinale a opção correta.
Essa síndrome é frequentemente associada ao prolapso retal.
Caso o paciente apresente mais de uma úlcera no reto, esse diagnóstico estará descartado.
A localização dessa síndrome é mais frequente na parede posterior do reto superior.
Raramente o paciente acometido por essa síndrome apresenta sintomas de mucorreia ou algum sangramento retal.
A síndrome da úlcera solitária do reto está normalmente associada com pólipos sésseis dessa região.
Assinale a opção que apresenta patologia na qual o cloroma, ou sarcoma granulocítico, pode ser observado.
histiocitose
retinoblastoma
leucemia mieloide aguda
leucemia linfoide aguda
neuroblastoma
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
Tuberculose com hepatoesplenomegalia é comum em crianças que tomaram a vacina BCG, que protege contra a forma pulmonar da doença.
Um adolescente de catorze anos de idade relatou que, havia três dias, apresentava episódios de febre alta e tosse seca, tendo, poucas horas antes do atendimento, percebido uma tumoração no pescoço, que o motivou a procurar auxílio médico de urgência. No exame, o médico observou fácies de sofrimento agudo, tumoração de 6 cm, no maior diâmetro, localizada na face lateral anterior do pescoço, dolorosa e avermelhada, de limites precisos e não aderida a planos profundos, sem outros comemorativos. O hemograma completo evidenciou hematócrito de 45%, hemoglobina de 14 g/dL, plaquetas de 180 mil/mm3 e glóbulos brancos de 22.000/mm3, com 10% de bastonetes e 55% de neutrófilos, com granulações tóxicas.
Nessa situação, a conduta mais adequada do médico consiste emindicar o uso de anti-inflamatório não hormonal para tratar a adenite de causa viral.
tratar o paciente com antibioticoterapia a base de penicilina, pois o quadro clínico refere-se, provavelmente, a adenite aguda de origem estreptocócica.
tratar o paciente com soro anti-diftérico, pois o diagnóstico mais provável é difteria.
realizar uma biópsia ganglionar, a fim de estabelecer o diagnóstico de certeza antes de iniciar o tratamento, visto que quadro clínico refere-se, provavelmente, a linfoma.
realizar um mielograma, a fim de estabelecer o diagnóstico de certeza antes de iniciar o tratamento, visto que quadro clínico refere-se, provavelmente, a leucemia aguda.
Uma criança em tratamento no setor de oncologia apresenta um quadro de equimose palpebral no olho D e discreta proptose de aparecimento recente.
O diagnóstico mais provável para esse caso clínico éleucemia.
retinoblastoma.
sarcoma de Kaposi.
linfoma.
neuroblastoma.
Com relação aos efeitos colaterais de algumas drogas e às doenças sistêmicas que afetam o sistema nervoso, julgue os itens a seguir.
A síndrome do túnel do carpo é menos comum no hipotireoidismo que no hipertireoidismo, podendo ocorrer durante o período de gestação.
Uma paciente, de trinta e seis anos de idade, negra, apresentou doença renal crônica (DRC) por nefroesclerose hipertensiva, com depuração de creatinina estimada de 15 mL/mim/1,73 m2 de superfície corporal. Estava em tratamento conservador, na iminência de iniciar tratamento dialítico. Há um dia, ao ingerir à noite dois copos de suco de carambola (Averrhoa carambola), apresentou, depois de duas horas, uma crise convulsiva e foi conduzida ao hospital
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A melhor opção terapêutica para esse paciente é instalar uma diálise peritoneal com trocas frequentes para a retirada da neurotoxina.
No que diz respeito à hematopoese humana e à formação da hemoglobina, assinale a opção correta.
Os elementos maduros de sangue possuem uma vida limitada, devendo ser constantemente repostos. A vida de uma hemácia é em média 360 dias, a dos granulócitos é de cerca de 7 dias e a das plaquetas é de 10 horas.
Em um adulto normal, em média 97% da hemoglobina circulante possui duas cadeias alfas e duas cadeias gama (hemoglobina A), cerca de 2% de hemoglobina A2 é formado por duas cadeias alfa e duas cadeias beta e 1% de hemoglobina fetal é formado por duas cadeias alfa e duas cadeias delta.
Os corpúsculos de Heinz estão presentes em todos os casos de traço falciforme.
A medula óssea é o órgão produtor das células sanguíneas desde a vida embrionária.
As células sanguíneas originam-se de uma única célula progenitora, denominada célula tronco (stem cell), que tem capacidade de se reproduzir e iniciar o processo de diferenciação celular em múltiplas linhagens hematopoiéticas.
Durante o exame físico de uma paciente, suspeitou-se que a dor anterior do joelho que ela dizia sentir estava relacionada a alterações na articulação femoropatelar. Dada a hipótese diagnóstica de que a patela estava lateralizada e alta em relação à tróclea femoral, solicitam-se as radiografias de
posteroanterior e axial de patela.
axial de patela e perfil lateral.
anteroposterior e perfil medial.
perfil lateral e anteroposterior.
perfil medial e posteroanterior.
Uma paciente de dezoito anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relatou que, havia uma semana, apresentava dispneia progressiva, tendo despertada do sono, na última noite, com intensa falta de ar. No momento da consulta, a paciente queixou-se de importante dispneia. Há relatos de amigdalites de repetição na sua infância. Ao exame físico, apresentou-se dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 27 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 90%, pressão arterial de 108 mmHg × 62 mmHg e frequência cardíaca de 112 bpm. O exame cardiovascular revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos, ictus palpável no 5.° espaço intercostal à esquerda, linha hemiclavicular, estalido de abertura precoce da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico de baixa frequência 2+/4, no 5.° espaço intercostal, linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. O restante do exame físico não apresentou alterações significativas. A radiografia de tórax evidenciou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.
A partir do caso clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
O uso de digital endovenoso deve ser a primeira medida empregada para a rápida resolução do caso clínico apresentado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...