Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a forma mais frequente de atividade elétrica na parada cardiorespiratória (PCR) é a fibrilação ventricular (FV) e que a taquicardia ventricular também é comum, porém, frequentemente se degenera para FV, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla AESP, sempre que empregada, refere-se à atividade elétrica sem pulso.
O tratamento da AESP nunca deve ser realizado por meio de choque, pois já existe atividade elétrica ventricular organizada potencialmente capaz de gerar pulso central.
Considere os achados associados à quadros de vertigem:
I. nistagmo espontâneo inibido pela fixação visual. II. presença frequente de hipoacusia e/ou zumbido. III. nistagmo vertical ou rotatório puro. IV. episódios vertiginosos de pequena intensidade. São característicos de vertigem periférica APENAS os achadosII e III.
III e IV.
II e IV.
I e II.
I e IV.
Assinale a opção que apresenta a deficiência ou a anormalidade característica da hemofilia A (hemofilia clássica).
fator IX da coagulação
fator VIII da coagulação
fator X da coagulação
plaquetas
fator de Von Willebrand
No que se refere à anatomia da mama, assinale a opção correta.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais e mediais do 3.º, 4.º, e 5.º nervos intercostais.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada por ramos laterais do 4.º, 5.º e 6.º nervos intercostais.
Na ausência de ptose, a aréola localiza-se abaixo da projeção do sulco mamário, ao nível da sexta costela.
O suprimento sanguíneo é realizado por múltiplos ramos vasculares. Os ramos torácicos laterais da mama contribuem com cerca de 60% da circulação da mama.
A inervação sensitiva do complexo areolomamilar é realizada somente por ramos do 4.º nervo intercostal.
No que se refere ao exame eletrocardiográfico de crianças suspeitas de serem portadoras de lesões cardíacas congênitas ou adquiridas, assinale a opção correta.
Em crianças normais, a onda T em V1 será sempre positiva antes do sexto ano de vida.
Como a resistência pulmonar aumenta nos primeiros dias de vida, as ondas T precordiais direitas tornam-se negativas.
Nos primeiros dias de vida, o eletrocardiograma normal inclui desvio de eixo para a direita, ondas R grandes e ondas T elevadas nos eletrodos precordiais do lado direito (V3T ou V4R e V1).
O diagnóstico eletrocardiográfico de hipertrofia de ventrículo esquerdo é difícil de ser feito na primeira semana de vida, quando há hipertrofia fisiológica do ventrículo direito.
Como a parede torácica de crianças e de adolescentes é geralmente fina, bastam alterações de voltagem do eletrocardiograma para diagnóstico de hipertrofia ventricular.
Em relação à dispersão da solução de anestésico local na raquianestesia, assinale a opção correta.
Nas concentrações hiperbáricas, o ponto de injeção do anestésico local é mais importante que a baricidade da solução desse anestésico.
Em pacientes não obesos, o peso é um fator de previsão da dispersão do anestésico.
Quanto menor a velocidade de injeção do anestésico local, maior será a sua dispersão.
A barbotagem é favorecida com a utilização de agulhas finas.
A altura média em que se trabalha de forma habitual, clinicamente, não apresenta como um forte fator de previsão da dispersão do anestésico.
São achados frequentes na Síndrome Neuroléptica Maligna:
Após a dequitação, em um parto vaginal, o médico atendente se depara com hemorragia intensa e uma tumoração sangrante no canal vaginal. Tenta palpar o útero para avaliar seu tônus, porém tem grande diiculdade, pois esse se encontra muito abaixo da cicatriz umbilical. A conduta neste caso é:
O Transtorno de Ansiedade Generalizado − TAG apresenta como critérios diagnósticos específicos a seguinte sequência de sintomas:
As urgências urológicas não traumáticas requerem diagnóstico precoce e tratamento individualizado. No que concerne a esse assunto e aos múltiplos aspectos relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Os quadros de priapismo podem ser classificados como de baixo fluxo ou de alto fluxo, de acordo com a história, exame físico e testes laboratoriais. Em ambos os tipos, há evolução para necrose e fibrose dos corpos cavernosos se o tratamento adequado for postergado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...