Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
analise as assertivas abaixo que se referem à Demência do tipo Alzheimer e à Demência Vascular:
I. Comprometimento da memória e perturbações cognitivas como afasia, apraxia, agnosia e do funcionamento executivo ocorre em ambas as demências.
II. Inicio gradual e declínio contínuo é típico no Alzheimer, sendo mais flutuante e com padrão deficitário lacunar na demência vascular.
III. A demência de Alzheimer é atualmente um diagnóstico de exclusão, enquanto a Demência Vascular apresenta sinais neurológicos focais e evidências laboratoriais indicativos de doença vascular.
IV. A demência de Alzheimer é menos frequente que a Demência Vascular.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Acerca dos leiomiomas que podem acometer o segmento colorretal, assinale a opção correta.
Esse tipo de nódulo e comumente encontrado de forma incidental durante exames endoscópicos ou ressecções cirúrgicas realizadas por outras doenças.
Os leiomiomas em apreço são lesões pré-malignas e a maior parte deles evoluirá para leiomiossarcomas.
São comumente grandes, possuindo, em média, mais que cinco centímetros de diâmetro.
Os nódulos se originam da camada submucosa da parede intestinal.
Classicamente esses nódulos apresentam reação negativa para actina de músculos lisos ao exame de imuno-histoquímica.
O tratamento da doença de von Willebrand envolve o emprego de concentrado do fator deficiente (terapia de reposição) e o uso de outros agentes farmacológicos, como DDAVP. Acerca desse assunto, assinale a opção que contém o subtipo da doença de von Willebrand no qual o uso do DDAVP deve ser evitado em função do risco de piora da plaquetopenia.
2M
2N
1
2B
2B
Acerca da hepatoesplenomegalia na infância, julgue os itens a seguir.
A presença de hepatoesplenomegalia na doença da arranhadura do gato indica o uso de antibiótico.
Em consulta pediátrica, a mãe de um menino de quatro anos de idade relatou que o joelho direito de seu filho estava muito inchado, sem ter havido qualquer traumatismo prévio. A criança estava afebril, apresentava bom estado geral e só se queixava de dor no local. O médico puncionou a articulação, com a saída de sangue, e relatou o quadro como hemartrose. Nessa situação, o diagnóstico etiológico mais provável é
osteossarcoma.
hemofilia.
doença de Legg-Calvé-Perthes.
artrite séptica.
púrpura de Henoch-Schönlein.
Uma criança com três meses de idade, sem alterações neurológicas aparentes, apresenta-se com esotropia de grande ângulo, desde o segundo mês de vida, além de fixação cruzada e refração estática igual a + 1,50 em ambos os olhos. Descartada a paralisia do sexto par craniano, a conduta inicial mais adequada é
injeção de toxina botulínica no músculo reto medial de um olho.
correção cirúrgica antes de um ano de idade.
correção cirúrgica após dois anos de idade.
prescrição de lentes para tratar hipermetropia de +1,00.
oclusão alternada para tratar a ambliopia.
A neuropatia é definida como uma doença ou lesão dos nervos periféricos sensitivos, motores ou autonômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na neuropatia motora multifocal o paciente apresenta fraqueza muscular distal, especialmente nos pés e, além disso, a proteinorraquia é elevada.
A interação entre coração e rim, cuja disfunção de qualquer um deles conduz à desordem do outro, é normalmente referida como síndrome cardiorrenal. Em 2010, Ronco e colaboradores classificaram essa disfunção orgânica dupla em cinco categorias, evidenciando a interação complexa e bidirecional da falência cardíaca e renal, aguda e crônica. Com relação a esse assunto, considere o seguinte caso clínico. Um paciente de quarenta e oito anos de idade, sexo masculino, apresenta cronicamente insuficiência cardíaca classe IV por miocardiopatia primária, elevação da ureia e da creatinina sanguíneas e taxa de filtração glomerular estimada de 50 mL/min/1,73 m2 de superfície corporal . O exame do sedimento urinário é normal; a proteinúria de 24 horas, de 130 mg e a concentração do sódio na urina de 24 horas, menor do que 25 mEq/L.
Considerando as informações e o quadro clínico descrito, julgue os próximos itens.
São fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome cardiorrenal: a hipertensão arterial, o diabete melito e o uso de anti-inflamatórios não hormonais.
Acerca da anemia aplástica, assinale a opção correta.
Na anemia aplástica muito severa, a celularidade de medula óssea é em torno de 50%.
Na anemia aplástica severa, a terapia imunossupressora é contraindicada.
Ao se fazer uso de hemocomponentes, é suficiente lavá-los.
Pacientes politransfundidos apresentam resultados superiores no transplante de medula óssea em comparação aos pouco transfundidos.
O transplante de medula óssea é o tratamento padrão em quadros de anemia aplástica severa com doador HLA compatível familiar.
No que se refere à embolia pulmonar (EP), julgue os itens a seguir.
O etexilato de dabigatrana é indicado como terapia inicial em pacientes com EP, sendo uma alternativa equivalente em segurança e eficácia ao esquema heparina seguido de warfarina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...