Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a forma mais frequente de atividade elétrica na parada cardiorespiratória (PCR) é a fibrilação ventricular (FV) e que a taquicardia ventricular também é comum, porém, frequentemente se degenera para FV, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla AESP, sempre que empregada, refere-se à atividade elétrica sem pulso.
Na FV sem pulso, identificada até o 4º ou 5º minutos de PCR, deve-se aplicar 2 minutos de RCP para depois aplicar a desfibrilação elétrica com choque único de 360 J monofásico ou energia equivalente de choque bifásico (geralmente entre 120 e 200 J).
É característica do delirium, EXCETO
alteração do nível de consciência.
início agudo e flutuação no curso.
desatenção.
pensamento desorganizado ou incoerente.
psicose, geralmente com ideação complexa.
Assinale a opção que apresenta a droga ou produto que deve ser empregado para a prevenção de distúrbio de coagulação em paciente com icterícia obstrutiva.
vitamina K
heparina fracionada
concentrado de plaquetas
concentrado de hemácias
vitamina C
A avaliação do quadro hematológico de crianças portadoras de cardiopatias congênitas é essencial para diagnosticar situações de risco que requer abordagens terapêuticas especiais. A série vermelha necessita de controles regulares por conta de implicações decorrentes de transtornos anêmicos subjacentes que só fazem agravar os efeitos das lesões cardíacas congênitas. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A extração dentária, em pacientes policitêmicos portadores de cardiopatia congênita cianótica, sem sangramentos, dispensa avaliação de distúrbios da coagulação.
A baixa viscosidade do sangue policitêmico em crianças com cardiopatia congênita cianótica aumenta o risco de trombose vascular, principalmente das veias cerebrais.
O aumento da policitemia, frequentemente associada à cefaleia, à fadiga e à dispneia ou, ainda, à combinação dessas condições, é indicação para cirurgia paliativa ou corretiva da cardiopatia congênita em curso.
Nos lactentes portadores de cardiopatias congênitas acianóticas com shunts esquerda-direita, a insuficiência cardíaca instala-se na fase posterior à anemia fisiológica da infância.
A policitemia é situação frequente nos pacientes portadores de cardiopatias acianóticas com shunt direita-esquerda.
A maior distância entre o ligamento amarelo e a dura-máter ocorre na região
sacral.
lombar.
torácica, entre T02 e T06.
torácica, entre T10 e T12.
cervical.
Dentre os fármacos abaixo, o que apresenta menor possibilidade de ação apreciável sobre sintomas ansiosos é:
Em relação à cordocentese, podemos airmar que:
Na terapêutica farmacológica da dependência ao álcool
As urgências urológicas não traumáticas requerem diagnóstico precoce e tratamento individualizado. No que concerne a esse assunto e aos múltiplos aspectos relacionados, julgue os itens subsecutivos.
Movimentos de rotação do corpo, comumente praticados na patinação no gelo, e atividades físicas como natação podem provocar torção do cordão espermático.
Analise as assertivas abaixo, que referem-se à fobia social:
I. A fobia social do tipo generalizado caracteriza-se pelo temor à maioria das situações sociais nas quais o paciente é exposto a pessoas estranhas e ao possível escrutínio de outras pessoas.
II. O temor ou a esquiva afetam o desempenho e as atividades sociais.
III. O paciente não reconhece o excesso de medo.
IV. Os antidepressivos do tipo inibidores da recaptação da serotonina não têm eficácia comprovada para uso clínico nesse transtorno.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...